Grande prêmio da Itália na F1 2023

Após uma longa pausa para as férias de verão dos pilotos no meio da temporada, a Fórmula 1 voltou no último final de semana de agosto e tem pela frente o Grande Prêmio da Itália, que acontece no dia 3 de setembro de 2023.

grande premio f1

O GP da Itália é uma das mais antigas corridas do Grande Prêmio da Fórmula 1 que já está na sua 74ª edição. O automobilismo sediou sua primeira disputa em solo italiano no ano de 1921 e, desde 1922, ano em que foi construído o Autódromo de Monza, as disputas nesse esporte acontecem neste mesmo endereço.

Informações básicas sobre o GP de Monza 2023

O GP da Itália será o 14º Grande Prêmio da temporada 2023 da maior categoria do automobilismo mundial. Vale lembrar que dentro da pista tivemos apenas 12 corridas, já que o GP da Emilia Romagna, dentro da própria Itália, foi cancelado em maio por conta das fortes chuvas. Abaixo deixamos uma tabela com as principais informações da corrida.

CorridaGrande Prêmio da Itália, Monza
Data3 de setembro de 2023, às 10h
CampeonatoCampeonato Mundial de Fórmula 1

O circuito de Monza, onde será realizado o GP da Itália, é um dos quatro únicos ainda presentes no calendário desde que a primeira temporada da Fórmula 1 foi disputada, em 1950. O circuito só não foi palco do GP italiano em 1980.

A que horas começa o Grande Prêmio da Itália?

O GP da Itália acontece no próximo domingo, dia 3 de setembro. E o horário de largada será aquele que os torcedores brasileiros já estão acostumados: 10 horas da manhã, de acordo com o horário de Brasília.

Calendário de GP da Itália, Monza

Antes disso, todos os carros da principal categoria do automobilismo mundial já estarão na pista de Monza desde o primeiro dia do mês de setembro, com treinos livres desde a sexta-feira, dia 1 de setembro.

f1 monza italia

O calendário do Grande Prêmio da Itália prevê treinos classificatórios tradicionais, sem a corrida Sprint no sábado. Os horários previstos, de acordo com o horário de Brasília, são os seguintes:

Sexta-feira, 1 de setembro

  • 08h30: 1º Treino livre
  • 12h00: 2º Treino livre

Sábado, 2 de setembro

  • 07h30: 3º Treino livre
  • 11h00: Classificação

Domingo, 3 de setembro

  • 10h00: Corrida

Onde será a corrida do GP da Itália?

Tal como em praticamente todas as disputas envolvendo automobilismo na Itália, desde 1921, a corrida válida pelo Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2023 acontecerá em Monza, no Autódromo Nacional de Monza, na região italiana, que fica ao norte de Milão.

A pista atualmente tem 5.793 km e 11 curvas, o que faz com que esse Grande Prêmio seja disputado em 53 voltas para que a distância mínima de 300 km seja alcançada.

História do GP da Itália, Monza

O GP da Itália, como uma das etapas do Campeonato Mundial de Fórmula 1, foi disputado pela primeira vez em 3 de setembro de 1950, ano em que a história da competição mundial teve início. Porém, o histórico da Itália neste esporte vem desde vários anos antes; mais precisamente, desde o dia 4 de setembro de 1921, em um circuito improvisado em vias públicas da cidade de Montichiari, na província italiana de Brescia.

No ano seguinte, porém, em 1922, foi construído o Autódromo Nacional de Monza e, desde então, as corridas em solo italiano têm acontecido neste endereço, à exceção de 4 corridas: as dos anos de 1937 (que aconteceu em Livorno, no circuito Montenero), 1947 e 1948 (por estragos causados na pista, decorrentes da Segunda Guerra Mundial) e 1980 (que aconteceu no Autódromo Internacional Enzo e Dino Ferrari, para atender às solicitações do público da Romanha). Aquele ano foi de sorte para um brasileiro, Nelson Piquet, que ficou com a vitória.

E por falar em brasileiros, eles sempre tiveram bom desempenho em Monza. Além de Piquet, Emerson Fittipaldi, Ayrton Senna e Rubens Barrichello venceram pelo menos um GP da Itália. Por mais que tenha passado anos na Ferrari, Massa nunca venceu em Monza.

Como acontece o GP da Itália?

Cabe ressaltar que essa é uma das pistas mais rápidas do Campeonato Mundial de Fórmula 1 como o conhecemos hoje. A pista contém um total de 11 curvas e o recorde de tempo para completar uma volta em prova é do piloto brasileiro Rubens Barrichello, no ano de 2004, em uma volta no tempo de 1:21:046.

Maiores campeões do GP da Itália

O GP da Itália tem duas lendas como os seus maiores vencedores, simplesmente os dois maiores campeões da história da Fórmula 1: Michael Schumacher e Lewis Hamilton, dois dos melhores pilotos da F1. Cada um conseguiu subir ao lugar mais alto do pódio por cinco vezes, uma a mais do que Nelson Piquet, que aparece na segunda colocação com 4 vitórias no GP da Itália.

campeoes gp italia

Esse mesmo GP ainda contou com o retorno emocionante de Niki Lauda, 43 dias após um acidente gravíssimo que lhe gerou queimaduras de terceiro grau pelo corpo, em 1976; com o anúncio de aposentadoria de Michael Schumacher, logo após a corrida, em 2006; com a primeira vitória de Sebastian Vettel na Fórmula 1, em 2008; e a última vitória do brasileiro Rubens Barrichello e do Brasil em Fórmula 1, em 2009.

Acidentes do GP da Itália

Os acidentes mais marcantes do GP Itália, infelizmente coincidem com episódios que ocasionaram mortes, tal como nos anos de 1961, 1970, 1978 e 2000.

  • Em 1961, na sétima etapa do Campeonato daquele ano, aconteceu o acidente que vitimou o piloto alemão Wolfgang von Trips e de 14 torcedores que estavam nas proximidades de onde o acidente aconteceu. Wolfgang havia sido o maior piloto alemão até o surgimento de Schumacher e justo no ano de sua morte, tinha chances concretas de conquistar o Campeonato Mundial.
  • Em 1970, aconteceu o acidente que vitimou o único piloto da história que tem o título póstumo de campeão da Fórmula 1. O alemão, radicado na Áustria, Karl Jochen Rindt sofreu um grave acidente na curva conhecida como Parabólica e faleceu no caminho ao hospital.
  • Em 1978, o piloto Ronnie Peterson se envolveu num acidente com vários carros, logo após a largada. O acidente ocasionou muitas fraturas em suas pernas; em consequência do fato de um dos ossos terem chegado à corrente sanguínea do piloto, este acabou falecendo em decorrência de uma embolia.
  • Já em 2000, um acidente na pista ocasionou a morte de um fiscal de pista no GP da Itália. Paolo Gislimberti foi atingido pela roda do carro de Frentzen, que havia se envolvido num acidente logo na primeira volta da corrida.

Com ajuda de tecnologias tanto nos carros como nas pistas, por sorte os acidentes fatais têm sido cada vez mais evitáveis, mas esses são episódios inesquecíveis, especialmente para os fãs do esporte.

Como funciona a classificação para o GP da Itália?

A Fórmula 1 inaugurou em 2021 o formato de classificação com a corrida Sprint, quando é realizada no sábado uma corrida mais curta, com apenas 100 km de percurso total. As posições de chegada dessa corrida são também as posições de largada na corrida de domingo.

gp italia monza

O GP da Itália foi um dos escolhidos para receber essa corrida Sprint em 2021, mas não está prevista no calendário a sua realização em 2023, assim como já aconteceu em 2022.

Dessa forma, a classificação irá ocorrer da maneira tradicional, com o treino classificatório dividido em Q1, Q2 e Q3.

Quais são as equipes e pilotos do GP da Itália 2023?

Não teremos grandes novidades na lista de pilotos e equipes que irão largar no GP da Itália em 2023. A grande ausência ficará por conta de Daniel Ricciardo, que está de volta à categoria, mas se contundiu em uma batida nos treinos livres para o GP da Holanda.

Com isso, será substituído na Alpha Tauri pelo novato Liam Lawson, que fará a segunda corrida de sua carreira. No geral, teremos:

EquipePilotos
Alfa Romeo24 – Gaunyu Zhou 77 – Valtteri Bottas
Alpha Tauri15 – Liam Lawson 22 – Yuki Tsunoda
Alpine10 – Pierre Gasly 31 – Esteban Ocon
Aston Martin14 – Fernando Alonso 18 – Lance Stroll
Ferrari16 – Charles Leclerc 55 – Carlos Sainz
Haas20 – Kevin Magnussen 27 – Nico Hülkenberg
McLaren4 – Lando Norris 81 – Oscar Piastri
Mercedes44 – Lewis Hamilton 63 – George Russell
Red Bull1 – Max Verstappen 11 – Sergio Pérez
Williams2 – Logan Sargeant 23 – Alexander Albon

Pilotos favoritos e como apostar em Fórmula 1

Para o GP da Itália, em condições normais de temperatura e pressão, a Red Bull novamente é favorita para mais uma vitória, com Max Verstappen sendo candidato a vencer a décima corrida consecutiva e escrever o seu nome na história.

max verstappen gp

Porém, antes de apostar no GP da Itália, seja no vencedor ou em quem irá largar na primeira colocação, é bom lembrar que o circuito de Monza tem trazido algumas surpresas nos últimos anos.

É o caso da vitória de Pierre Gasly em 2020, algo completamente inesperado pelos fãs na ocasião, ou de Daniel Ricciardo pela McLaren em 2021, até agora a última vitória do australiano na categoria.

Max Verstappen larga como o grande favorito para a vitória, e quem quiser apostar na equipe vencedora ainda tem Sergio Perez em grande fase na Red Bull. Mas outras odds para zebras também estarão muito atrativas.

Conclusão

Esse é um dos mais clássicos e importantes prêmios do Campeonato Mundial de Fórmula 1, ou seja, existem bastantes dados e informações a serem analisadas, que servem como material de apoio para conhecer as características da pista e apostar com menos riscos.

Além disso, é uma das pistas mais rápidas do Campeonato, o que favorece nos cálculos para apostar na Fórmula 1, uma vez que se tenha dados sobre as equipes e os principais pilotos, que têm brigado pelo título do campeonato.

Rolar para cima