Acompanhe o GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1

O circuito de Silverstone é um dos mais tradicionais da história da categoria, pois neste circuito foi disputada a primeira corrida oficial de Fórmula 1, em 1950. Desde então, a pista nunca esteve fora do calendário do campeonato.

gp gra bretanha

E é neste templo sagrado do automobilismo mundial que será disputada no dia 9 de julho a 11ª etapa do Mundial de Fórmula 1 de 2023. É mais uma chance de apostar na principal categoria do automobilismo mundial, que neste ano vê um domínio de Verstappen e da RBR.

História e origens do Grande Prêmio da Grã-Bretanha

A primeira edição do Grande Prêmio da Grã-Bretanha aconteceu em 1926, muitos anos antes da criação da Fórmula 1. A corrida foi disputada pela segunda vez no ano seguinte, mas depois passou por uma longa pausa, principalmente por conta da Segunda Guerra Mundial.

A corrida voltou a ser disputada apenas em 1948, já tendo Silverstone como sua casa. Em 1950 com a criação da Fórmula 1 o GP da Grã-Bretanha passou a fazer parte do calendário da categoria, sendo inclusive a primeira corrida da história.

E mostrando que é um palco que dá sorte ao vencedor, a corrida teve como primeiro ganhador o italiano Giuseppe Farina, que seria mais tarde também o primeiro campeão da história da Fórmula 1.

Durante todos esses anos a corrida já foi disputada também em Aintree e Brands Hatch, mas sempre teve em Silverstone o seu principal palco.

Todos os detalhes da 11ª corrida de F1 na Grã-Bretanha

Em 2023 novamente o Circuito de Silverstone será o palco do GP da Grã-Bretanha. O contrato do circuito com a categoria vai até 2027, o que garante que até lá teremos anualmente a realização da prova.

A corrida terá o formato tradicional de um fim de semana de Fórmula 1, com treino classificatório no sábado e a corrida longa no domingo. Em 2021, Silverstone foi palco de um fim de semana especial também com corrida curta, a Sprint Race, algo que não acontecerá este ano.

Para quem quiser apostar na Fórmula 1, a largada está prevista para o domingo, 9 de julho, às 11 horas da manhã, e terá transmissão ao vivo para todo o Brasil novamente pela Band.

Como é o circuito de Fórmula 1 da Silverstone?

A pista de Silverstone tem como grande curiosidade o fato de ter sido construída no mesmo local onde existiram durante a Segunda Guerra Mundial pistas de decolagem e aterrissagem de aviões.

formula 1 silverstone

O circuito foi inaugurado em 1948, aproveitando grande parte dessas pistas de aviões, mas passou por diversas mudanças até chegar ao traçado que vemos atualmente na Fórmula 1.

Atualmente, Silverstone é um circuito bastante rápido e desafiador, com uma extensão de 5,14 quilômetros. Com isso, o GP da Inglaterra é disputado em 60 voltas, em um total de pouco mais de 308 quilômetros.

A corrida é disputada no sentido horário e a pista conta com 18 curvas, 10 para a direita e 8 para a esquerda.

Estatísticas do GP da Inglaterra: os maiores ganhadores

Correr em casa realmente faz uma grande diferença quando pensamos no Grande Prêmio da Inglaterra. Afinal, quando pensamos nas 72 vezes em que a corrida foi disputada, em 28 delas foi um britânico que ficou com a vitória.

Para termos uma ideia do que significam esses números, basta pensar que o segundo colocado nessa lista é a Alemanha, com apenas 7 vitórias em toda a história.

O maior campeão é Lewis Hamilton, que venceu em casa 7 vezes. Hamilton, mesmo antes de se aposentar, já é nome confirmado na mesma lista onde estão os melhores corredores da Fórmula 1.

É seguido pelo também britânico Jim Clark, com 5 vitórias, mesmo número do francês Alain Prost. Outro britânico, Nigel Mansell, fecha a lista.

O Brasil aparece na lista com quatro vitórias, de três pilotos diferentes. Ayrton Senna e Rubens Barrichello venceram uma vez, enquanto Emerson Fittipaldi tem duas vitórias.

Quem venceu em Silverstone na temporada de 2022 da Fórmula 1?

A corrida em 2022 foi bastante confusa, mas terminou em festa para o espanhol Carlos Sainz da Ferrari, que teve um final de semana perfeito e no sábado conquistou a primeira Pole Position de sua carreira, conquistando a primeira vitória no domingo.

Porém, antes disso ficou marcada por um grave acidente envolvendo diversos pilotos, entre eles Alexander Albon da Williams e Guanyu Zhou da Alfa Romeo.

O Grande Prêmio chegou a ser interrompido por uma hora antes de ser retomado para a vitória de Sainz. Sérgio Perez e Lewis Hamilton completaram o pódio.

Prognósticos para o GP da Grã-Bretanha: os favoritos

A temporada de 2023 tem mostrado um grande domínio da Red Bull Racing e, principalmente, de Max Verstappen. Para termos uma ideia, durante as primeiras 9 corridas da temporada, até o GP do Canadá, nenhuma outra equipe havia conquistado vitórias.

max verstappen formula

Porém, o que temos visto nos últimos anos anima as demais equipes, já que quase nunca o favorito tem ficado com a vitória na Inglaterra.

Em 2020, por exemplo, a Mercedes havia vencido todas as corridas até o final de semana do Grande Prêmio dos 70 anos da Fórmula 1, em Silverstone, quando Verstappen ficou com a vitória.

Em 2021 a Red Bull dominava, mas quem ficou com a vitória foi a Mercedes de Hamilton, mesmo caso de 2022 quando a equipe austríaca era dominante, até a vitória da Ferrari de Sainz.

Max Verstappen: o líder de 2023 e bicampeão de F1

Porém, com toda a configuração da categoria até aqui, é impossível não pensar que Max Verstappen e a Red Bull continuam como favoritos para ficar com a vitória em Silverstone também nessa temporada.

O holandês tem apenas uma vitória nesse circuito, justamente em 2020, quando Silverstone foi palco de duas corridas por conta da pandemia.

Mesmo assim, abre o fim de semana como amplo favorito para vencer e ficar ainda mais perto do tricampeonato consecutivo.

Lewis Hamilton quer vencer em casa

A Mercedes passou anos dominando a Fórmula 1, mas desde a mudança de regulamento está longe dos líderes e de ter o melhor carro.

lewis hamilton formula

Problemas? Sim, mas nada que impeça o heptacampeão do mundo Lewis Hamilton de sonhar com mais uma vitória no quintal de casa. Difícil? Sim. Impossível? Hamilton desconhece essa palavra.

Sergio “Checo” Perez busca revanche em Silverstone

Se Max Verstappen não está com 100% de aproveitamento nesta temporada, é por conta de um nome: Sergio Pérez.

Checo está longe de estar confortável com o posto de apenas segundo piloto da Red Bull e é o segundo maior favorito para a vitória em Silverstone, sonhando com os pontos e a chance de lutar pelo título da temporada.

Dicas para apostar no Campeonato de F1

O Mundial de Fórmula 1 em 2023 traz a Red Bull como grande favorita em todas as corridas da temporada. Portanto, é quase impossível não apostar na equipe austríaca como a campeã no Mundial de Construtores.

red bull formula

Para o Mundial de Pilotos, Max Verstappen também parece uma escolha óbvia, então as emoções ficam para as escolhas corrida a corrida.

A Red Bull não costuma ter grande sorte em Silverstone, então estamos diante da chance perfeita de apostar em uma zebra?

Qual é o próximo destino do Campeonato Mundial de F1?

Após o GP da Grã-Bretanha a Fórmula 1 dá uma pausa e volta no fim de semana do dia 23 de julho, para o GP da Hungria. Uma semana depois teremos o GP da Bélgica, o último antes da pausa para as férias de verão dos pilotos.

Conclusão

Um dos principais palcos do automobilismo mundial já está preparado para receber a principal categoria do automobilismo mundial. E deve ser o exemplo perfeito de como apostar na F1 atualmente. A Red Bull abre o fim de semana como a grande favorita, principalmente pela presença e pela fase de Max Verstappen, mas tudo poderá acontecer nas 60 voltas previstas para o circuito inglês.

Rolar para cima