Gana, com um elenco em transição, procurará surpreender no Grupo H

A seleção de Gana disputará sua quarta Copa do Mundo em Catar 2022. As “Estrelas Negras” retornam a uma Copa do Mundo depois de ficarem de fora de Rússia 2018, e o fazem com uma seleção nacional que está em transição e não é uma das seleções ganenses mais fortes.

Gana é treinada pelo belga Franky Vercauteren, que assumiu o cargo em 2022 com o único objetivo de comandar os africanos na Copa do Mundo do Catar 2022.

BODOG BLOG FOTOS Ghana jugadores PORT

Embora Gana tenha tido historicamente alguns jogadores extraordinários, é verdade que desta vez apresenta uma equipe em transição. De qualquer forma, destacam-se jogadores como Thomas Partey, Daniel Amartey, Alexander Djiku, Jordan Ayew e Felix Afena-Gyan.

POSIÇÃO NO RANKING FIFA: 60. Gana: 1389,68 PONTOS

Na Copa do Mundo, Gana compartilhará o Grupo H com Portugal, Uruguai e Coreia do Sul. É um grupo muito difícil e equilibrado, onde os ganenses não começam como favoritos para passar de fase.

Estes são os resultados mais recentes de Gana em Copas do Mundo:

Copas do MundoResultados
França 1998Não se classificou.
Coreia & Japão 2002Não se classificou.
Alemanha 2006Eliminada nas oitavas de final, após perder de 3 a 0 para o Brasil.
África do Sul Eliminada nas quartas de final, após perder nos pênaltis em uma partida épica com o Uruguai que acabou em 1 a 1.
Brasil 2014Eliminada na primeira fase.
Rússia 2018
Não se classificou.

Nas eliminatórias africanas, as “Estrelas Negras” chegaram à fase final com muita dificuldade, após acumular 13 pontos de quatro vitórias, um empate e uma derrota. Pela diferença de gols, eles terminaram à frente da África do Sul.

Enfrentaram depois a poderosa Nigéria, de quem venceram graças ao gol de visitante, após empatar em 0 a 0 e 1 a 1.
Você acha que Gana voltará a passar de fase em Catar 2022?

Franky Vercauteren, um jogador histórico para preparar Gana para Catar 2022

Franky Vercauteren assumiu o cargo de técnico de Gana em abril de 2022. Seu objetivo será preparar a seleção africana da melhor forma para Catar 2022, após a partida abrupta de Milovan Rajevac devido ao péssimo desempenho da equipe na Copa da África 2022.

Vercauteren pode mudar o sistema tático dos ganenses devido ao fato de que ele historicamente adotou esquemas com três jogadores no fundo, tais como 3-4-3 ou 3-5-2.

BODOG BLOG FOTOS Ghana Tecnico PORT

O belga terá que analisar se isto é o melhor para a seleção africana ou se deve manter a linha de quatro no fundo. Os técnicos normalmente trabalham as linhas três quando se sentem confortáveis com seu elenco e em pleno conhecimento dos jogadores.

Neste sentido, as próximas partidas de Gana serão decisivas para analisar a estratégia da Vercauteren.

O estilo de Vercauteren é direto, com uma rápida transição defesa-ataque, pressão por zonas e uma mentalidade de controle de bola. Em outras palavras, seu estilo de jogo é direto, mas não de contra-ataque.

POSSÍVEL ESCALAÇÃO INICIAL

Formación Ghana

A posse de bola está principalmente na zona defensiva e no meio de campo, para acelerar logo na zona ofensiva.

Resta saber se o tempo de trabalho que tem Vercauteren antes da Copa do Mundo será suficiente para derrotar seleções da categoria de Portugal e Uruguai, em um grupo extremamente difícil para as “Estrelas Negras”.

Estatísticas de Gana em Copas do Mundo

Catar 2022 será a quarta Copa do Mundo para os ganenses, que têm bons números em suas participações em copas do mundo. Disputaram três copas do mundo e passaram de fase em duas delas, chegando inclusive até as quartas de final, sua melhor marca, em África do Sul 2010.

Tem uma porcentagem de vitórias de 33,3%, marcaram 13 gols e sofreram 16. Têm uma média de 1,08 gols marcados por jogo.

Seu maior artilheiro é Asamoah Gyan, que marcou 6 gols em 3 copas do mundo. Ele é seguido por Andre Ayew e Sulley Muntari, cada um com dois gols. Não parece que o recorde de Gyan será quebrado tão cedo.

Quantos gols você acha que os ganenses marcarão em Catar 2022? Quem você acha que será seu maior artilheiro?

Participação do Gana em Copas do Mundo​

PJPGPEPPGFGC
124351316

Thomas Partey, equilíbrio e força para liderar Gana desde o meio de campo

Thomas Partey, de 28 anos e jogador do Arsenal da Inglaterra, disputará sua primeira Copa do Mundo em Catar 2022, o que servirá para mostrar sua evolução como meio-campista.

BODOG BLOG FOTOS Ghana estrella PORT

Partey é um jogador muito físico, capaz de cobrir grandes áreas do campo de jogo e com excelente controle da bola, especialmente no chute de longa distância.

thomas parley
  • Thomas Partey.
  • Número #5
  • Edad: 28 anos
  • Meio-campista
  • Time atual: Arsenal
  • Altura: 185 cm
  • Peso: 77 Kg
  • Perna boa: direita

Embora sua posição seja a de um meio-campista com funções defensivas, ele tem a capacidade de ser um jogador com muita chegada na área rival quando consegue se soltar. Ele tem um bom alcance e pode jogar como um meio-campista de interior, se necessário.

PJGFA
000

Ele é um jogador versátil que Gana sem dúvida precisará, por causa de sua capacidade de proporcionar equilíbrio no meio de campo de suas equipes. Ele será um peça-chave.

Você acha que o meio-campista do Arsenal, Thomas Partey, liderará Gana para além da fase de grupos em Catar 2022?

Rolar para cima