Como jogar gamão?

Confira neste artigo como jogar gamão, um jogo de mesa que emociona jogadores de todo o mundo. Graças às regras simples e ao seu dinamismo, este jogo de tabuleiro é um dos passatempos mais populares de todos os tempos.


jugadores gamão backgammon

O gamão é considerado uma das atividades lúdicas mais antigas já registradas e da qual se obtém um claro benefício prático. Embora neste jogo a sorte seja muito importante, a estratégia também conta muito.

O que é o gamão?

O gamão é um jogo de mesa com 15 peças brancas e 15 pretas, dois copos para lançar dados e cinco dados. Antes de começar a jogar, verifique se as peças dos jogadores formam um reflexo no tabuleiro. É preciso ter a mesma quantidade de peças tanto do lado de um jogador quanto do outro.

O jogo básico do gamão normalmente tem dois oponentes e se baseia no movimento das peças pelo tabuleiro e em direções opostas sobre os triângulos, dependendo dos resultados e a estratégia dos dados. Os dados determinam o número de casas a serem avançadas. Vence quem for o primeiro a retirar suas peças do tabuleiro.

Regras do gamão

O gamão é um jogo de mesa com regras muito simples.

Preparação do jogo

Para começar, as peças de cada jogador devem ser colocadas no lugar:

  • cinco peças no triângulo 24,
  • duas peças no triângulo 13,
  • três peças no triângulo 8 e
  • três peças no triângulo 6.

O jogador pode retirar suas peças fazendo o percurso no sentido horário e o oponente no sentido oposto.

Objetivo do gamão e dinâmica do jogo

O objetivo do jogo, como mencionamos anteriormente, é que o jogador retire todas as suas peças do tabuleiro, movendo-as para o lado oposto ao de seu adversário. Para saber qual jogador inicia o jogo, cada um lança um de seus dois dados. O jogador que tirar o valor mais alto inicia o jogo.

dados backgammon gamão

Em cada jogada feita por cada jogador, dois dados são lançados que, como mencionamos, determinam os movimentos das peças. A menos que nos dois dados seja obtida a mesma pontuação, só é possível mover duas peças por jogada. Se a mesma pontuação for obtida em ambos os dados, as peças podem ser movidas o dobro de vezes.

Captura de peças

Se um jogador tiver apenas uma peça restante e o adversário mover uma de suas peças para essa casa, ele pode capturar a peça do adversário e colocá-la na barra do tabuleiro, ficando fora do jogo. O oponente não poder continuar o jogo até que tenha recuperado a peça capturada.

Como ganhar no gamão?

  • A forma mais simples de ganhar no gamão é quando você consegue retirar todas as suas peças antes do seu oponente, ganhando, assim, um ponto.
  • Outra forma é quando você consegue retirar todas as suas peças do tabuleiro e seu oponente não consegue retirar nenhuma, ganhando, assim, dois pontos.
  • E a terceira forma de ganhar é quando você consegue retirar todas as suas peças e seu oponente tem uma ou mais em seu quadrante.

Tabuleiro do gamão

Existe uma hipótese bastante provável sobre a origem do nome em inglês deste jogo de tabuleiro e origina-se do fato de que os tabuleiros de gamão são normalmente colocados na parte de trás dos tabuleiros de xadrez. Por este motivo, pensa-se que o significado do termo “backgammon” origine-se desse fato, porque é o jogo que se desenrola na parte de trás do tabuleiro.

tabuleiro backgammon

O gamão é jogado em um tabuleiro retangular separado por um espaço chamado “barra” e consiste em 24 triângulos alongados e numerados. Esses triângulos alternados de cores claras e escuras são agrupados em quatro quadrantes de seis triângulos cada. Os primeiros seis picos ou triângulos formam um quadrante interno ou tabuleiro interno. Os seguintes triângulos, do 7 ao 12, são os que formam o quadrante externo.

Observações finais

Esperamos você tenha absorvido ao máximo todas as informações que disponibilizamos para aprender a jogar este famoso e antigo passatempo. Como você percebeu, as regras do gamão são tão fáceis que, depois de aprendê-las, você não vai mais conseguir parar de jogar.

Rolar para cima