Conheça os principais fundamentos do futsal

O futsal está entre os esportes mais praticados no mundo. Ainda que as grandes equipes e torneios do mundo profissional do futsal não gozem do mesmo prestígio do futebol de campo, muitas pessoas praticam o futsal desde pequenas.

futsal pelota

Se você não é uma destas pessoas, mas gostaria de conhecer um pouco mais sobre este esporte, você está no lugar certo. Neste artigo, conheça os principais fundamentos do Futebol de Salão.

Saiba as regras básicas do futsal

Mas se você já é um fanático por este emocionante esporte, então queremos te convidar para conhecer a Bodog, uma das maiores plataformas de apostas esportivas da internet. Na Bodog, você vai encontrar os principais torneios de futsal do mundo e de muitos outros esportes para fazer sua aposta vencedora. Acesse agora e faça o seu cadastro totalmente grátis!

O que é o futsal?

O futsal é uma variante do futebol de campo tradicional, que se diferencia por ser disputado em uma quadra de cimento (em salão, daí o nome ‘Futebol de Salão’, que evoluiu para futsal) com dimensões bastante menores ao campo.

futbol sala

Este esporte nasceu na década de 1930 no Brasil e rapidamente caiu nas graças da população devido a sua praticidade.

Regras básicas

As regras básicas do futsal são exatamente as mesmas do futebol de campo. É proibido tocar a bola com as mãos, exceto o goleiro quando está dentro de sua área. O objetivo do jogo é marcar gols sobre o adversário. Naturalmente, o time vencedor é aquele que tiver feito mais gols.

O jogo

Uma partida de Futebol de Salão é disputada por duas equipes com cinco jogadores (um goleiro e quatro atletas na linha). O jogo é dividido em dois tempos de 20 minutos e, cada vez que a bola sai da quadra, o relógio é pausado, reiniciando ao se colocar a bola em jogo novamente.

A quadra

A quadra é muito menor que um campo de futebol tradicional. Assemelha-se a uma quadra de basquete. 

Futsal

As dimensões são 38 metros de comprimento por 18 de largura. Há duas áreas semicirculares nos lados opostos da largura com raio de 6 metros. Assim como no campo, a quadra de futsal também está divida ao meio longitudinalmente.

Regras específicas do Futsal

Também há importantes diferenças no futsal em relação ao futebol de campo. No futebol sala, não há limite de substituições e um jogador pode entrar e sair quantas vezes forem necessárias. Há um limite de faltas que um time pode cometer. Quando se ultrapassa esse limite, todas as faltas serão cobradas a partir da marca de 10 metros, sem a interferência do adversário.

É um esporte muito dinâmico e divertido. Se você ainda nunca assistiu uma partida de futsal, agora você já está totalmente apto para isso. 

E, claro, se for acompanhar um jogo, dê uma passadinha no site da Bodog e arrisque o seu palpite. Para apostar, é muito simples, basta cadastrar-se no site. Aposte! Quem sabe hoje é seu dia de sorte.

Rolar para cima