Palpites para o GP do Brasil de Fórmula 1

O mês de novembro chegou e, com ele, vem a expectativa por um dos principais eventos esportivos realizados na cidade de São Paulo a cada ano: O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. Em 2023, a prova acontece entre os dias 3 e 5 de novembro, no tradicional autódromo José Carlos Pace, em Interlagos.

gp brasil f1

Apesar de ainda chamarmos de Grande Prêmio do Brasil, esta será a terceira vez que a corrida acontece com o seu novo nome: o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1. Este GP trará mais uma chance para apostar na Fórmula 1 ainda nesta temporada.

Quando e onde acontece o GP de São Paulo da F1 2023?

O GP de São Paulo é a 20ª etapa do Mundial de Fórmula 1 2023. Esta é a terceira e última corrida em uma sequência de três finais de semana consecutivos de emoção no Campeonato Mundial. Para que você não perca nada, deixamos na tabela abaixo os detalhes da corrida:

CorridaGrande Prêmio de São Paulo
DataDomingo, 05 de novembro, às 14h
LocalAutódromo de Interlagos, São Paulo
Número de voltas71
TransmissãoBand, Band Sports, F1 TV Pro

Palpites para melhores apostas no GP Brasil de F1

Max Verstappen é o principal nome da categoria nos últimos anos, a Red Bull tem o melhor carro e esse combinado novamente aparece como o principal favorito para uma vitória no GP do Brasil.

PILOTOODDS
🏁 Max Verstappe1.25
🏁 Lewis Hamilton9.00
🏁 Lando Norris15.00
🏁 Sergio Perez17.00
🏁 George Russell19.00
🏁 Charles Leclerc29.00

Porém, o Grande Prêmio de São Paulo sempre tende a ser um dos mais imprevisíveis de toda a temporada. Basta pensar na corrida do último ano, que foi palco da primeira e única vitória de George Russel na temporada.

A Mercedes venceu o GP de São Paulo nos dois últimos anos e pode novamente surpreender dentro da pista em Interlagos. É uma estratégia interessante para quem está tentando entender como apostar na Fórmula 1, aproveitar as odds altas e fugir do óbvio.

Vencedores do GP Brasil da Fórmula 1

O maior vencedor do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 é o francês Alain Prost. O Professor, como é conhecido até hoje. Venceu seis vezes em terras brasileiras (1982, 84, 85, 87, 88 e 90). Curiosamente, cinco das conquistas foram no Rio de Janeiro e apenas uma no autódromo de Interlagos.

Entre os brasileiros, ninguém venceu mais de duas edições da prova. Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Ayrton Senna, Felipe Massa e José Carlos Pace foram os pilotos que levaram a bandeira nacional ao alto do pódio no Grande Prêmio do Brasil.

Os pilotos brasileiros no GP do Brasil

O Brasil, por mais um ano, não terá nenhum representante no GP de São Paulo, assim como não teve nas últimas temporadas da Fórmula 1. Portanto, nos resta apenas lembrar dos grandes momentos do país no esporte e dos grandes nomes que já tivemos nas pistas.

Ayrton Senna

Um dos maiores pilotos de todos os tempos, Ayrton Senna ainda é o ídolo de grande parte dos amantes desse esporte, incluindo o maior campeão de todos, Lewis Hamilton.

ayrton senna f1

Antes de sua morte precoce na pista, em 1994, Senna venceu o GP do Brasil em duas oportunidades, em 1991 e 1993.

Nelson Piquet

Tricampeão Mundial e um dos maiores nomes da história da Fórmula 1, Nelson Piquet venceu o GP do Brasil em duas oportunidades nos anos 80, em 1983 e 1986.

nelson piquet f1

Na época, a corrida do Brasil era disputada no Rio de Janeiro, no circuito de Jacarepaguá.

Emerson Fittipaldi

Emerson Fittipaldi, o avô de Pietro Fittipaldi, foi bicampeão do mundo na década de 70 e o principal responsável pela popularização da Fórmula 1 no Brasil.

emerson fittipaldi f1

Emerson venceu o GP do Brasil em duas oportunidades, em 1973 e 1974, ambas em Interlagos.

Rubens Barrichello

Rubinho alcançou manter uma das mais longevas carreiras na categoria, correndo entre os anos de 1993 e 2011.

rubens barrichello f1

Infelizmente, Rubens Barrichello nunca conseguiu uma vitória no GP do Brasil.

Felipe Massa

Último grande nome da história recente do Brasil na Fórmula 1, Felipe Massa quase conquistou o título em 2008, terminando com o vice-campeonato.

felipe massa f1

Venceu a corrida em Interlagos por duas vezes, em 2008 e em 2006.

Tradições e Curiosidades do GP do Brasil

O GP do Brasil é tradicionalmente disputado no Autódromo de Interlagos. Mais recentemente, a partir de 2020, passou a se chamar GP de São Paulo. Porém, nem sempre foi assim.

Em 1978 e entre os anos de 1981 e 1989, a prova foi disputada no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. A pista carioca não existe mais, já que foi demolida para dar lugar ao Parque Olímpico da Rio 2016.

Ironicamente, o maior vencedor da história do GP do Brasil é Alain Prost, o maior rival de toda a carreira de Ayrton Senna e um dos pilotos menos queridos pelo público brasileiro, por esse motivo.

O Autódromo de Interlagos é um dos poucos que ainda mantém o sentido anti-horário, no calendário da Fórmula 1, o que faz com que os pilotos precisem ter um pouco mais de esforço do que o tradicional.

Grandes momentos no GP do Brasil

Desde 2004, o GP do Brasil ocorre na reta final do calendário da Fórmula 1. Com isso, o Autódromo de Interlagos viveu alguns momentos emocionantes e viu a coroação de alguns campeões mundiais. Em 2005 e 2006, o espanhol Fernando Alonso, da Renault, foi coroado campeão em terras paulistas. Já em 2007, foi a vez de Kimi Raikkonen, da Ferrari.

Em 2008, um dos grandes momentos da história do GP do Brasil (e também da Fórmula 1) foi o título do inglês Lewis Hamilton. Na ocasião, o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, aproximava-se da vitória e estava com a mão no título. Hamilton, no entanto, conseguiu ultrapassar o alemão Timo Glock nos últimos metros.

gp brasil 2008

Hamilton fechou a prova na quinta posição e conquistou seu primeiro título. Alegria para o inglês da McLaren. E tristeza para a torcida brasileira, que chegou a celebrar o título por alguns instantes sob a chuva que caía em São Paulo.

Porém, até o momento, nenhum GP do Brasil foi mais icônico do que a edição de 1993, na segunda vitória de Ayrton Senna em casa, quando a torcida invadiu a pista para comemorar a vitória junto com o eterno tricampeão do mundo.

O piloto segurou a pressão das Williams de Alain Prost e Riccardo Patrese e conquistou aquela que seria a sua última vitória em solo brasileiro. Depois da corrida, invasão da pista, Senna parou o carro na reta oposta e foi carregado nos ombros da multidão que celebrava. Inesquecível!

Grand Prix do Brasil 2023

O Grande Prêmio do Brasil 2023 não irá definir o campeão da categoria, posto que o título já foi conquistado por Max Verstappen, mas ajudará a definir o restante da classificação, tanto do Mundial de pilotos quanto do Mundial de Construtores.

Vale lembrar que a corrida do Brasil, além do Grande Prêmio tradicional, terá neste ano mais uma edição da Sprint Race, melhor corrida do sábado, que também conta pontos para o campeonato.

O vencedor da Sprint no sábado ganha 8 pontos, o segundo colocado recebe 7 e assim por diante, até a oitava colocação, que recebe apenas 1 ponto.

Conclusão

O GP de São Paulo da Fórmula 1 é um dos mais tradicionais do calendário, uma das únicas corridas que ainda nos dá a boa sensação da antiga Fórmula 1.

Serão 71 voltas de muitas emoções no Autódromo de Interlagos, além de uma emocionante corrida Sprint no sábado que ajudará a definir os rumos do campeonato e as últimas vagas disponíveis no grid para a temporada de 2024. Não deixe de lançar seus palpites e aproveitar as melhores odds na Bodog.

Rolar para cima