Facebook
Instagram
Youtube
Spotify
Bodog

A Fórmula 1 chega a São Paulo! É hora do GP do Brasil

O GP do Brasil chega e traz muitas surpresas. O mês de novembro chegou e, com ele, vem a expectativa por um dos principais eventos esportivos realizados na cidade de São Paulo a cada ano: O Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1.  Em 2019, a prova acontece no dia 17 de novembro no tradicional autódromo José Carlos Pace, em Interlagos.

Vettel GP Formula 1 Brasil 2019

O circuito, localizado na zona sul de São Paulo, recebe pela 37ª vez a principal categoria do automobilismo mundial. Sendo o trigésimo ano ininterrupto. Em 1972, a Fórmula 1 fez uma prova não oficial ainda no traçado antigo de Interlagos. No final dos anos 1980. O autódromo foi remodelado e voltou a sediar a prova depois de um hiato de quase uma década com o GP em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

Vencedores

O maior vencedor do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 é o francês Allain Prost. O Professor, como é conhecido até hoje. Venceu seis vezes em terras brasileiras (1982, 84, 85, 87, 88 e 90). Curiosamente, cinco das conquistas foram no Rio de Janeiro e apenas uma no autódromo de Interlagos.

podio GP Brasil 2018 Formula 1

Entre os Brasileiros, ninguém venceu mais de duas edições da prova. Emerson Fittipaldi, o avô de Pietro Fittipaldi, (1973 e 1974), Nelson Piquet (1983 e 1986), Ayrton Senna (1991 e 1993) e Felipe Massa (2006 e 2008) e José Carlos Pace (1975) foram os pilotos que levaram a bandeira do Brasil ao alto do pódio no Grande Prêmio do Brasil.

Grandes momentos

Desde 2004, o GP do Brasil ocorre na reta final do calendário da Fórmula 1. Com isso, o Autódromo de Interlagos viveu alguns momentos emocionantes e viu a coroação de vários alguns campeões mundiais. Em 2005 e 2006, o espanhol Fernando Alonso, da Renault, foi coroado campeão em terras paulistas. Já em 2007, foi a vez de Kimi Raikkonen, da Ferrari.
Hamilton GP Formula 1 Brasil 2019

Em 2008, um dos grandes momentos da história do GP do Brasil (e também da Fórmula 1) foi o título do inglês Lewis Hamilton. Na ocasião, o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, conseguiu a vitória e estava com a mão no título. Hamilton, no entanto, conseguiu ultrapassar o alemão Timo Glock nos últimos metros. Fechou a prova na quinta posição e conquistou seu primeiro título. Alegria para o inglês da McLaren. E tristeza para a torcida brasileira, que chegou a celebrar o título por alguns instantes sob a chuva que caía em São Paulo.

E foi sob chuva aquele que para muitos foi o grande momento da história do GP do Brasil em Interlagos. Em 1993, Ayrton Senna tinha um carro inferior na McLaren. No entanto, sob chuva intermitente durante a prova. O piloto segurou a pressão das Williams de Alain Prost e Ricardo Patrese e conquistou aquela que seria a sua última vitória em solo brasileiro. Depois da corrida, invasão da pista, Senna parou o carro na reta oposta e foi carregado nos ombros da multidão que celebrava. Inesquecível!

Você pode acompanhar o Grande Prêmio do Brasil e todas as outras provas do calendário da Fórmula 1 com muito mais emoção no Bodog.