Fluminense: história de um dos maiores clubes do Brasil

Fundado em 21 de julho de 1902, o Fluminense está entre os doze maiores clubes brasileiros. É valorizado por sua história, sua torcida e pelos títulos conquistados até o momento.

brasao fluminense

Com 120 anos de existência, o Flu, Fluzão ou Tricolor, como também é conhecido, será apresentado neste post, escrito para que você já comece a se preparar para as apostas da próxima temporada, seja nos campeonatos estadual e nacional ou na Copa Libertadores 2023.

História do Fluminense

O Fluminense Football Club é um dos quatro grandes clubes cariocas, ao lado de Vasco, Flamengo e Botafogo. Fundado por um brasileiro de origem britânica, chamado Oscar Cox, tem como sede, desde seu início, o bairro das Laranjeiras na cidade do Rio de Janeiro.

Embora tenha como foco principal a prática de futebol, é um clube poliesportivo que ostenta as cores encarnada, branca e verde, que o fazem ser conhecido como o Tricolor Carioca. Tem dois mascotes conhecidos, sendo um deles o Cartola e o outro, o Guerreiro.

Qual é a origem do Fluminense?

O Fluminense tem sua origem na elite carioca e sempre se destacou por ter entre os seus torcedores pessoas influentes, como famosos, presidentes, artistas e integrantes da cúpula do futebol. Por essa razão, inclusive, um de seus mascotes é o Cartola.

Qual é o significado do Fluminense?

O nome do clube foi inspirado na palavra Flūmen, do latim, que significa “rio”. Também por isso, esse é o gentílico dado às pessoas que nascem no Estado do Rio de Janeiro, desde a Constituição de 1891.

Títulos do clube Fluminense

O Tricolor Carioca é o clube do Brasil que mais participou de campeonatos regionais; neste próximo ano fará sua 119ª participação.

maracana fluminense

Entre seus principais títulos, do total de 60, tem 32 Campeonatos Cariocas; 1 Copa Rio Internacional (1952); 4 Campeonatos Brasileiros (1970, 1984, 2010 e 2012); e 1 Copa do Brasil (2007).

Estatísticas esportivas Fluminense

O Flu terminou o último Campeonato Brasileiro entre os seis primeiros e conseguiu vaga direta para a Copa Libertadores da América de 2023. Assim como se mostrou competitivo no Brasileirão do último ano, espera-se que também esteja no próximo, já que tem em sua equipe o maior artilheiro do campeonato nacional de 2022.

Germán Cano conseguiu alcançar a marca de 26 gols, pelo Tricolor, em um total de 34 partidas. Com seu contrato renovado para a próxima temporada, deverá ser um dos grandes nomes dos campeonatos que estarão em disputa ao longo de 2023.

cano artilhero

O Fluminense tem bastante potencial para ser uma das equipes a se observar na hora de apostar na Liga Brasileira. Além de ser uma das equipe que costuma ficar no G4 do campeonato ou bem próximo dele, conta com um jogador destacável quando o assunto é número de gols.

Os melhores momentos do Fluminense

Um dos melhores momentos do Fluminense, por incrível que possa parecer, deu-se no Campeonato Carioca de 1995, ano em que o time se sagrou campeão desse campeonato. Nesse episódio, acontece o famigerado gol de barriga de Renato Portaluppi, aos 42 do segundo tempo.

O Maracanã estava lotado e todos acreditavam que o campeão seria o Flamengo de Romário. O guerreiro Fluminense, conseguiu ganhar a partida por 3 a 2 e terminou se consagrando o campeão daquele título carioca.

Apesar de não ter ganho o título da Libertadores ainda, o Flu chegou muito perto em 2008, um dos seus vice-campeonatos da Copa, oportunidade em que fez a melhor campanha da fase de grupos e eliminou grandes equipes, como São Paulo e o temido Boca Juniors. Acabou perdendo a final para a equipe da LDU; o que não reduz o show dado por sua torcida naquela oportunidade, no Maracanã.

As conquistas dos Brasileiros de 2010, sob o comando de Muricy Ramalho, e 2012, sob o comando de Abel Braga também são momentos destacáveis. Antes de 2010, o último Brasileirão do Flu tinha sido em 1984.

fred e luizhenrique

Além disso, havia lutado bravamente para não cair para a série B em 2009. De modo que esse título veio para lavar a alma dos tricolores e, de quebra, abriu caminhos para o título seguinte, após ficarem em terceiro lugar no campeonato de 2011.

Conclusão

Nós da Bodog esperamos que você tenha gostado deste post. Ele foi pensado para trazer ao nosso público o conhecimento histórico sobre um dos grupos com mais história no Campeonato Carioca e na série A do Brasileirão.

Rolar para cima