Finais da NBA: como acompanhar e apostar nas partidas

Após uma longa temporada regular e emocionantes séries de Playoffs, a NBA chega finalmente em sua grande decisão. O campeão da Conferência Leste mede forças com o Campeão da Conferência Oeste em uma série melhor de 7 jogos.

nba finais basquete

De um lado teremos o Miami Heat, que busca voltar ao protagonismo do basquete mundial, enquanto do outro lado teremos o Denver Nuggets, que sonha com o primeiro título de sua história. É a chance perfeita para quem gosta de apostar em basquete tentar faturar com seus palpites no principal jogo da temporada.

Como funciona a NBA?

Para entender as finais da NBA, primeiro precisamos lembrar como funciona a liga. As 30 equipes são divididas em duas conferências, a Conferência Leste e a Conferência Oeste.

A grande final da NBA é disputada por cada uma dessas duas conferências, com as equipes se enfrentando posteriormente em uma série de melhor de 7 jogos. Ou seja, quem vencer quatro partidas primeiro, leva o anel de campeão mais cobiçado do mundo dos esportes.

Como funcionam os playoffs e as finais da NBA?

Assim como nos playoffs da NBA, nas finais da liga, o time que teve melhor campanha na temporada regular tem a vantagem de jogar uma partida a mais dentro de casa, disputando as partidas 1, 2, 5 e 7 em seus domínios.

playoffs finais nba

Já o time que teve a pior campanha, joga em seus domínios as partidas 3, 4 e 6. Ou seja, cada uma das equipes tem garantidas pelo menos duas partidas em casa durante a série final da NBA.

Neste ano, o Denver Nuggets teve a melhor campanha da Conferência Oeste, com 53 vitórias e 29 derrotas. Já a equipe do Miami Heat, teve apenas a oitava melhor campanha da Conferência Leste, com 44 vitórias e 38 derrotas.

Quando começam as finais da NBA 2023?

Como já é costume, as finais da NBA serão disputadas no início do mês de junho, no mesmo esquema de melhor de 7 partidas, que já estamos acostumados a ver nos playoffs da maior liga de basquete do mundo.

É a última chance dos fãs da liga de verem os astros em ação em muito tempo, já que a próxima temporada irá começar apenas no mês de outubro, depois de longas férias. Para o próximo ano, temos mais dúvidas do que respostas, principalmente depois de LeBron James deixar uma dúvida sobre se volta ou não para mais uma temporada.

Calendário das Finais da NBA 2023

Assim como nos playoffs, a NBA define antes mesmo do início da temporada as datas das finais da temporada. Para esse ano, os jogos serão nas seguintes datas:

EventoFechaResultado
Jogo 101 de junhoDenver Nuggets 104 – 93 Miami Heat
Jogo 204 de junhoDenver Nuggets 108 – 111 Miami Heat
Jogo 307 de junhoMiami Heat 94 – 109 Denver Nuggets
Jogo 409 de junhoMiami Heat 95 – 108 Denver Nuggets
Jogo 512 de junhoDenver Nuggets 94 – 89 Miami Heat
Jogo 6 (no fue necesario)15 de junhoNão foi jogado
Jogo 7 (no fue necesario)118 de junhoNão foi jogado
Os Denver Nuggets foram proclamados campeões da NBA após vencer a série por 4-1 contra o Miami Heat.

Quais equipes jogarão as finais da NBA 2023?

Para o ano de 2023, a grande final da NBA será disputada entre o Miami Heat, o campeão da Conferência Leste, contra o Denver Nuggets, o campeão da Conferência Oeste.

As equipes foram as melhores da temporada, mas acabaram frustrando grande parte dos fãs, que gostariam de ver uma final entre as duas equipes de maior rivalidade da NBA: Los Angeles Lakers e Boston Celtics.

Porém, mesmo sem uma final com apelo midiático, os verdadeiros fãs de basquete estão empolgados para ver as duas melhores equipes da temporada frente a frente em busca do título.

Miami Heats vs Denver Nugets

No emocionante confronto da NBA entre o Miami Heats e o Denver Nuggets, cada equipe apresentou uma formação forte e competitiva. Os jogadores de ambas as equipes demonstraram suas habilidades e destreza na quadra, lutando pela supremacia em uma das partidas mais esperadas da temporada. Aqui está a lista de jogadores que participaram da partida:

Miami HeatsDenver Nuggets
1. Kyle Lowry1. Nikola Jokić
2. Duncan Robinson2. Aaron Gordon
3. Jimmy Butler3. Will Barton
4. P.J. Tucker4. Will Barton
5. Bam Adebayo5. Monte Morris
6. Markieff Morris6. Jeff Green
7. Dewayne Dedmon7. JaMychal Green
8. Gabe Vincent8. Zeke Nnaji
9. Max Strus9. Bones Hyland
10. Victor Oladipo10. Vlatko Čančar
11. Udonis Haslem11. Austin Rivers
12. KZ Okpala12. Facundo Campazzo
13. Omer Yurtseven13. Markus Howard
14. Caleb Martin14. Bol Bol
15. Tyler Herro15. PJ Dozier

O resultado das finais da NBA de 2023 entre Denver Nuggets e Miami Heats

Em uma reviravolta, o Denver Nuggets levou a vitória no Jogo 5 das Finais da NBA, vencendo o Miami Heats por 94-89. Nikola Jokic, o MVP das Finais, foi o grande destaque da partida com 28 pontos, 16 rebotes e 4 assistências. Apesar da forte competição e do esforço do Miami Heats, o Denver Nuggets provou ser superior nesta ocasião. Esta partida será lembrada pela intensidade e alto nível de habilidade demonstrado por ambas as equipes.

Como o Denver Nuggets chega para a grande final?

O time do Denver Nuggets chega para essa final da NBA provando que já está pronto para tentar conquistar o primeiro título de sua história. O time tem em Nikola Jokic o seu principal astro.

heat celtics nba

O sérvio foi o MVP, ou favorito da NBA, nas duas últimas temporadas e neste ano ajudou o time a conquistar a melhor campanha da Conferência Oeste, além de ajudar a varrer os Lakers de LeBron James, com um humilhante 4-0 nas finais da Conferência Oeste.

A fase do Miami Heat até a final da NBA

O Miami Heat não chegou a varrer o Boston Celtics nas finais bastante equilibradas da Conferência Leste, mas não deixou de ser uma campanha histórica da equipe até chegar à final da NBA.

O time precisou passar pelo play-in para chegar até os Playoffs e, logo na primeira rodada, já deixou pelo caminho o todo-poderoso Milwaukee Bucks, de Giannis Antetokounmpo, um dos melhores jogadores de basquete.

Apesar da campanha irregular, o time chega em grande momento para essa final e tentará repetir o sucesso que teve na época em que tinha LeBron James como principal nome e conquistar o quarto título de sua história.

Qual das equipes finalistas mais ganhou a NBA?

O Denver Nuggets nunca foi campeão da NBA. Além disso, está disputando em 2023 a sua primeira final de liga da história. Isso significa que a franquia também nunca havia conquistado o título da Conferência Oeste, porém já foram campeões de sua divisão por 10 vezes na NBA.

miami heat nba

Já o Miami Heat tem ao todo 3 títulos da NBA em sua história, com o último título tendo sido conquistado em 2013, quando ainda contava com o trio Dwyane Wade, Chris Bosh e LeBron James. O time chegou à grande final em 2020, mas acabou sendo derrotado pelo Los Angeles Lakers.

Ball Arena: a casa do Denver Nuggets

Anteriormente chamando de Pepsi Center, a Ball Arena é a casa do Denver Nuggets na NBA e do Colorado Avalanche na NHL, a liga norte-americana de hockey no gelo, além do Colorado Mammoth, da liga americana de lacrosse.

Para jogos de basquete, a Arena tem capacidade atualmente para 19.520 pessoas e foi inaugurada em 1999, com um show da cantora canadense Celine Dion.

Como é a Kaseya Center, a casa do Miami Heat?

Assim como a casa do Denver Nuggets, a casa do Miami Heat também mudou de nome recentemente. Já foi American Airlines Arena e FTX Arena, antes de assumir em 2023 o nome de Kaseya Center.

A Arena também foi inaugurada em 1999, e também com o show de uma estrela da música, Gloria Estefan. Tem capacidade atualmente para 19.600 espectadores.

Onde assistir às finais da NBA ao vivo?

A temporada regular e os playoffs da NBA foram transmitidos por uma série de canais, incluindo o Amazon Prime Video, ESPN, TNT e SporTV, além da Twitch, do streamer gaulês. Porém, por força de contrato, nenhuma dessas emissoras poderá transmitir as finais da NBA.

A série final será transmitida com exclusividade pela ESPN e por seu streaming Star+, por conta do contrato da emissora da Disney com a liga. Além disso, os jogos serão transmitidos em TV aberta para o Brasil, pela Band.

História da NBA

A história de como nasceu a NBA começa em 1946 com a BAA, a Basketball Association of America. O nome atual foi assumido em 1949, quando a liga se fundiu com a NBL, a National Basketball League.

A liga nasceu como uma alternativa para os donos de arenas, que durante as férias das equipes de hockey da NHL, ficavam com essas arenas sem público e, consequentemente, sem faturamento.

Hoje, a NBA pode ser considerada a mais importante liga de basquete do mundo e conta com 30 equipes, sendo que 29 delas têm base nos Estados Unidos e uma, o Toronto Raptors, no Canadá.

Equipes que mais venceram a NBA na história

A temporada 2022-23 da NBA é a de número 77 da liga norte-americana de basquete. E durante esse período, 20 franquias já conquistaram o título por pelo menos uma vez.

Essa lista pode aumentar nessa temporada, já que o Denver Nuggets é uma das franquias que nunca conquistaram o título de campeões da NBA.

nuggets lakers nba

A lista de maiores campeões da NBA traz o Los Angeles Lakers e o Boston Celtics empatados na primeira colocação, com 17 títulos cada.

Os dois possuem uma grande vantagem sobre os rivais já que o terceiro colocado da lista, o Golden State Warriors, aparece bem atrás com apenas 7 títulos.

Brasileiros na NBA: quantos já jogaram as finais?

A lista com os brasileiros na NBA que já disputaram uma final não é muito grande, com o país tendo três representantes na série de jogos mais importante do basquete mundial.

O primeiro deles é Tiago Splitter, que foi campeão com o San Antonio Spurs em 2014. Já Leandrinho Barbosa foi o segundo campeão, sendo parte do elenco do Golden State Warriors no ano seguinte, 2015.

O terceiro brasileiro a disputar uma final foi Anderson Varejão, que fazia parte do elenco do Golden State Warriors, quando este perdeu para o Cleveland Cavaliers nas finais da NBA da temporada de 2016.

Temporadas com mais brasileiros

A temporada da NBA que contou com mais brasileiros foi a de 2015-16, quando nada menos do que 9 brasileiros disputaram a liga: Marcelinho Huertas, Cristiano Felício, Nenê Hilário, Leandrinho Barbosa, Anderson Varejão, Tiago Splitter, Lucas Bebê, Bruno Caboclo e Raulzinho.

Ao todo, 18 brasileiros já jogaram pelo menos uma partida na NBA, enquanto outros quatro chegaram a ser draftados, mas nunca jogaram. Oscar Schmidt está nessa segunda lista.

Dicas para apostar nas finais da NBA

Apostar na NBA é muito emocionante, e nas finais não promete ser diferente. Para apostar nessa série final, existem algumas alternativas:

  • Apostar jogo a jogo: É possível fazer apostas na final da NBA, em cada uma das partidas. Nesse caso não importa quem irá vencer a série em si, mas sim quem será o vencedor de cada uma das partidas.
  • Apostar no campeão da NBA: É possível fazer uma aposta antes mesmo da série começar, tentando prever quem será o campeão da NBA. Não importa o vencedor de cada jogo em si, mas sim quem vencerá a série decisiva.
  • Apostas em Handicap: O Handicap é uma opção de apostas, em que uma vantagem ou desvantagem é dada a uma das equipes, e o resultado final só é definido depois de aplicar essa vantagem.
  • Apostar em total de pontos: Para quem não deseja tentar prever quem será o vencedor, há também a chance de apostar no mercado do total de pontos da partida, somadas as pontuações das duas equipes.

Conclusão

As finais da NBA prometem grandes emoções, e Denver Nuggets e Miami Heat já estão prontos para uma série de tirar o fôlego. Podem acontecer até 7 partidas, que irão coroar a melhor equipe da temporada e que poderão trazer muitos lucros para quem tiver bem informado e apostar na NBA aqui na Bodog.

Rolar para cima