Fichas de poker: como distribuí-las

Pessoas pouco acostumadas, quando pensam em jogos de poker, tem comumente a imagem cinematográfica de uma partida: uma mesa redonda composta por elegantes apostadores, taças com drinks coloridos, o crupiê com seu colete negro e, claro, as estrelas da noite: as montanhas de fichas coloridas! Verdadeiras torres, imensos arranha-céus, pilhas e mais pilhas de fichas coloridas.

fichas poker

Essas protagonistas da partida são jogadas e arrastadas da mão para a mesa, da mesa para a mão e vão ao longo das rodadas sendo trocadas de mãos para no fim concentrarem-se todas com o campeão da noite. Mas como fazer para preparar e distribuir as fichas? Qual o volume, em que valores, quantas fichas? Muitas são as dúvidas. Tentaremos neste post explicar um pouco sobre como funciona a divisão e fornecimento das fichas.

A divisão de fichas de modo geral

De modo geral os jogadores recebem um número específico de fichas de poker que estabelecem um determinado valor. Esse monte total de fichas (chamado de chip stack) inclui fichas de muitos valores iniciando por valores mais baixos como 1, 2 e 5, tendo valores intermediários como 10, 20 e 50 e valores altos como 100, 200 e 500. Em geral será dado mais fichas com valores pequenos e intermediários, e apenas uma ou duas fichas com valores altos.

As fichas pequenas servem para as rodadas iniciais com pingos pequenos e as mais altas servirão para as últimas rodadas onde os blinds serão de maior valor.

Fichas de poker em campeonatos profissionais

Existem espalhadas ao longo do ano muitas competições oficiais de poker. O World Series of Poker (WSOP) oferece campeonatos com diversos valores de buy-in desde 50 dólares, até outros onde o pingo é de até 10 mil dólares (é quase uma cascata, não um pingo!). Apesar dos valores de buy-in serem altos, esses eventos oferecem uma premiação que pode chegar a um milhão de dólares para o vencedor.

Mas nem só de campeonatos caros vive o mundo do poker: Bodog oferece torneios livres de poker com pagamentos em dinheiro. Ainda que seja a sua primeira vez jogando de verdade, vale a pena experimentar os campeonatos de Bodog visitando nossa página web.

Nos torneios profissionais a quantidade de fichas é determinada pelo número de jogadores, pelos valores dos blinds iniciais e também pelo número de rodadas esperadas. Os jogos com menos rodadas costumam ser evitados por jogadores com maior nível técnico.

Fichas de poker em um jogo entre amigos

Quando se vai receber amigos e se começa a preparar a mesa de poker é importante saber a quantidade de jogadores convidados para se dimensionar o volume necessário de fichas.

jogadores poker

Para um jogo caseiro com até 10 jogadores se recomenda ter um ficheiro com 500 fichas de poker. Se for uma reunião íntima com até 6 jogadores pode-se usar um ficheiro mais simples de 300 fichas.

Se você pensa em investir em um conjunto de fichas de poker, vale a pena adquirir um conjunto mais robusto com pelo mais de 500 fichas. Ainda que possa parecer um exagero a primeiro momento, você verá que ter mais fichas torna o jogo com mais opções em termos de rodada.

Além disso, os jogadores são convidados a fazer re-compras durante o jogo e numa partida disputada as recompras costumam ser robustas, fazendo-se necessário um maior número de fichas.

Se para você um ficheiro, ainda que de 100 fichas é cara, uma boa maneira de improvisar um maleiro de poker é usando uma grande quantidade de moedas antigas e que já não tem valor monetário.

A influência do número de fichas nos jogos

O número de fichas está diretamente ligado ao tipo de jogo pretendido. Em jogos com menor quantidade de fichas disponíveis o anfitrião ou o dealer terá que planejar uma sequência de rodadas mais enxutas em que os valores vão aumentando mais rapidamente.

Uma das estratégias de poker para jogadores habilidosos é buscar jogos em que haja uma grande quantidade de fichas e de partidas. Em jogos com muitas fichas, os jogadores podem passar mais rodadas jogando e podendo lidar melhor com uma estratégia bem definida. Partidas curtas podem favorecer jogadores menos habilidosos dando mais possibilidade ao fator sorte.

Uma grande torre de fichas

Já sabe como preparar e organizar a distribuição de fichas? Permanece fiel a sua estratégia que seguramente sua pilha de fichas só tende a aumentar. Boa sorte!

Rolar para cima