As festas juninas chegaram a Bodog: que são e quais os jogos típicos?

O clima esfriou, então, pode ter certeza, que as famosas e queridas festas juninas estão batendo na porta. Pode ser de São João, São Pedro ou Santo Antônio, conhecida como as Festas dos Santos Populares, que estas festividades típicas das igrejas católicas, históricas e culturais ganham o coração do povo, não importa a idade. E, pode ter certeza, aproxima até o parente mais distante, pois, junto com futebol e carnaval do Brasil, as festas juninas são das tradições queridinhas do Brasil.

festa junina brasil

De primeiro a trinta de junho, você já pode separar o seu vestido mais rodado, encontrar o pé de calça mais charmoso e se aventurar em meio a tantas brincadeiras, músicas e guloseimas. E a Bodog também entra nesse clima de festa e comemoração, então vamos lá, saber um pouco mais sobre essas festas e quais as brincadeiras típicas: jogos e festividade é com a gente mesmo!

Origem da Festa Junina no Brasil

Encontra-se vestígios e documentos das festas juninas no país desde meados do século XVI. Contam-se  que as festividades marcavam a passagem entre a primavera e o verão, conhecido como o solstício de verão, no continente europeu. Tinham como objetivo espantar espíritos ruins que pudessem amaldiçoar as colheitas.  Logo, com grande influência do cristinianismo, as festividades passaram a ter cunho cristão, a compor o calendário das igrejas católicas e também a ter divindades destacadas como Santo Antônio, São Pedro e São João.

Assim como tantas outras doutrinas e costumes, as festas juninas foram trazidas ao Brasil pelos portugueses, durante a colonização. Desde então, esta festividade tem grande aceitação e apesar de ter feito história no Nordeste, como em Campina Grande, cidade que sedia um dos maiores eventos de São João do Mundo, tomou o coração de todo o país, virou um marco popular.

Com o passar do tempo e com o impacto do regionalismo, as festas juninas tornaram-se multiculturais e contam com a presença de outros elementos, sejam eles musicais ou folclóricos. Os instrumentos também não ficaram de fora e as cantigas juninas dialogam com o cavaquinho, sanfona, reco-reco e triângulo.

Características das festas juninas

Devido a regionalização, cada parte do Brasil cultua e vivência as festas juninas de forma distinta. Mas, não há como negar que algumas características são bem marcantes e são passadas de geração em geração.

danca festa junina

Impossível não falar dessas festividades sem mencionar as danças típicas, como as quadrilhas, bastante comum no ensino fundamental; comidas munidas de bastante milho e amendoim, como a canjica, pamonha e pé de moleque; outra muito comum, que sempre arranca muita gargalhada e traz um gostinho de infância é se vestir de caipira.

A decoração também não fica de fora, pois, vamos combinar, é a alma da festa, sempre muito colorida e para cima. Característico, as fogueiras vem para acalentar os corpos e corações.

Comida típicas das festas juninas

Do doce ao salgado, as comidas são muitas e agradam todo o tipo de público. Ir em uma festa junina e não sair de buxo cheio, como dizem, é perder uma das maiores experiências culinárias.

comida tipica junina

Bolo de fubá, bolo de amendoim, bolo de milho verde, maçã do amor, quindim, cocada, pamonha, amendoim, milho, cachorro quente, boa de fubá e o tradicional quentão, são deliciosas aventuras gastronômicas que só uma festa junina pode proporcionar.

Danças típicas das festas juninas

“Olha cobra! É mentira!”, “Olha a chuva! Já passou!”, só de ouvir ambas as frases os pés e os ombros já começam a se mexer no ritmo da quadrilha. Sem dúvidas, essa dança é uma das mais conhecidas e popular tradicionalmente. Mas, enganam-se aqueles que acham que para por aqui. Quando o assunto é dança junina, há uma diversidade que só. Tem arrasta pé, gênero musical lá do nordeste, baião, representando o sertão, o forró, marcado pelo som da zabumba, a dança de fitas, com o toque mágico do folclore e vanerão, típica do Rio Grande so Sul.

Balões e fogueira na festa junina

Nas festas juninas tudo tem um significado, devido a sua conexão com a religião e o multiculturalismo. As fogueiras, por exemplo, vão ser diferentes para cada tipo de santo. A de Santo Antônio é quadrada, a de São João redonda e a de São Pedro triangular. Já os balões, foram criados para lembrar as pessoas do início da festa.

Brincadeiras de festa junina

Além de muita música boa e comidas deliciosas, as festas de São João, São Pedro e Santo Antônio, contam também com a presença de brincadeiras típicas, que deixam qualquer arraiá animado. E não é só a garotada que pode se divertir não, viu? Os adultos podem e devem fazer parte da algazarra. Brincadeiras como a cadeia, quase como uma pega-pega junina, onde os festeiros que são pegos de surpresa durante a festa são abrigados ao correio elegante, para os eternos apaixonados, trazem muita alegria aos envolvidos. Mas, não são os únicos.

Roupas de festa junina

A vestimenta tradicional para os homens é composta pela famosa camisa xadrez, calça jeans com retalhos coloridos, chapéu de palha e para finalizar, uma botina nos pés. Já para as mulheres, os vestidos de chita são o principal componente do look caipira.

roupa vestimenta junina

Eles precisam ser bem coloridos, com fitas e/ou estampas, flores e um belo chapéu, neste, pode ser que já contenha as tradicionais trancinhas.

Os jogos mais famosos das festas juninas

Um dos grandes diferenciais da festa junina, sem dúvidas, são os jogos. Eles fazem parte da história dos arraiais e sempre trazem muita coisa boa para se contar. Do adulto à criança, estão na memória afetiva de todos. E aqui é que a gente quer convidar todo mundo a jogar e se divertir muito nessas festas juninas! Vamos conhecer alguns jogos típicos para realizar com amigos, e outros que pode até aproveitar na nossa casa de apostas.

Bingo Junino

Não muito diferente do bingo tradicional, o junino sempre está presente em festas juninas e quermesses. Os números são cantados e a pessoa que completar a tabela, é ganhado e como prêmio ganha algum mimo. Inclusive, dos mais diversos setores, desde comida a elementos artesanais. Ideal para todas as idades.Têm Bingo na Bodog para aproveitar nessas festas juninas, a qualquer hora e em qualquer lugar!

video bingo junino

E se nunca tiver jogado na versão online, aproveite para conhecer quais são os melhores jogos de video-bingos dos brasileiros!

Pescaria

Essa é tradicional e faz juz aos camponeses que praticam a  pesca em busca do próprio sustento. Nos arraiás, é comum que todo um cenário fictício seja montado para que a brincadeira seja ainda mais imersiva.

pescaria festa junina

Os peixinhos, normalmente, são de madeira ou papelão, com uma argola em cima, para que seja possível realizar a pesca. Além disso, cada peixinho contém uma prenda. Ou seja, caso você consiga pescá-lo, leva consigo um mimo.

Corrida de Saco

Muito comum em gincana e filmes de aventuras com crianças e faz a alegria da garotada nos arraiás. A corrida de saco nada mais é do que uma corrida entre os participantes, mas com uma diferença: cada participante precisa disputar a brincadeira dentro de um saco. E claro, o desafio é que a prova seja comprida sem que o participante caia.

Argolas

É um jogo de mira e precisão, e é necessário que você acerte os objetos no chão ou em algum suporte, fazendo com que as argolas fiquem presas a eles. Pode ser utilizado garrafas com água e/ ou com bolinhas de gude. Ganhe aquele, com uma distância considerável dos objetos, acerte mais argolas.

Tiro ao Alvo

É preciso atenção e boa mira. A ideia é que o jogador possa acertar algum objeto ou ponto específico já demarcado. E, assim, como a maioria das brincadeiras juninas, caso saia vencedor há um prêmio no final.

tiro ao alvo

Não é tão diferente de apostar em dardos! Afinal, o clima é de competição e entretenimento!

Maiores festas juninas do Brasil

Como dito anteriormente, as festas juninas no Brasil são diversas e o fator para isso ocorrer é o regionalismo e como a cultura se faz presente dentro de cada canto do Brasil. As festividades têm enredos únicos, ainda que alguns sejam similares, e constroem a identidade de cada região. As festas juninas como uma potente cultura popular também se enquadram neste cenário e trazem uma brasilidade ímpar. Se enganam aqueles que acreditam ser uma festa igual em todo lugar. Abaixo você conhece as principais festas juninas espalhadas pelo país.

Bumba Meu-Boi de São Luiz

Essa festa tradicional acontece desde o século XVIII, durante os meses de junho e julho, e aproxima maranheses e as demais população brasileira em único propósito: celebrar o Bumba Meu-Boi, tão importante para São Luiz, já que na época o boi tinha grande importância simbólica e economia. Com o título de Patrimônio Cultural do Brasil e Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, a festa reforça a cultura local com muita música, vestimentas, danças e comidas típicas.

bumba meu boi

A origem da festa se deu no período colonial, quando pessoas escravizadas trabalhavam em criação de gado. Em uma lenda, conta-se que um homem escravizado matou o boi  de estimação de seu senhor para dar de alimento a uma mulher grávida. Ao descobrir a morte do animal, o senhor faz com que o homem traga o boi de volta. O boi é ressuscitado e a festa celebra o milagre, conectando a cultura africana, europeia e indígena.

São João de Caruaru

Considerada a maior festa junina do mundo e maior festa regional à céu aberto, em Caruaru no Pernambuco, a festividade de São João de Caruaru teve o seu início em meados de 1854, quando a cidade ainda era nomeada como vila. E, apesar de ser muito animado, a festa ocorria de forma mais intimista, com um perfil familiar e era celebrado, principalmente, nas áreas rurais. Já na área urbana, o mais comum eram os poucos enfeites nas ruas e celebrações pequenas na noite do dia 24 de junho.

Não há uma data específica para a comemoração, mas, por via de regras, acontecem sempre na primeira semana de junho, até o final do mês. De modo geral, as festas acontecem de quinta a domingo, com muita comida, dança e o tradicional forró. Além disso, você pode aproveitar o melhor da festa com muitos shows, que também acontecem no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga.

São João de Campina Grande

Em Campina Grande as festas juninas, têm o mesmo peso que o carnaval. A festa é tão grande que apenas um 1 de festejo não é suficiente, por isso, os amantes e adeptos à festa podem curtir durante 30 dias seguidos. O São João, na Paraíba, é considerado um dos maiores São João do Mundo. Sua primeira edição aconteceu em 1983, no Parque do Povo, onde até hoje ocorrem as festividades. Dizem que há um clima mágico por lá nesta época do ano e faz juz ao amor que os nordestinos têm pela data.

sao joao juninas

Lojas enfeitadas, forró sempre no rádio, comida típica, diversas e para todos os gostos, e claro, todos muito empolgados. O Parque do Povo conta com uma estrutura de arrepiar e com um palco 360º para possibilitar as melhores experiências na hora dos shows. Nomes como Elba Ramalho, Cavaleiros do Forró, Batista Lima e Três do Nordeste já passaram pelo evento e deixaram um gostinho de quero mais em quem fica.

Mossoró Cidade Junina

Para quem gosta de festas juninas, comidas típicas, música boa, como o forró e atividades culturais, Mossoró promete e entrega muita alegria nesta época do ano. A festividade é localizada no Rio Grande do Norte, e assim como as festas anteriores está na disputa pelo título de maior arraiá do mundo. Como patrimônio cultural dos mossoroenses, o evento sempre traz uma diversidade de atrações que acontecem durante todo o mês de junho. Grandes musicais regionais, quadrilhas, artesanatos e muita comida, o nordeste sabe fazer um ótimo arraiá.

São João de Irecê

Com barracas feitas com palha de coco e sisal, as primeiras edições do São João em Irecê deram vida ao Arraiá de Caraíbas. Hoje, já na Praça Clériston Andrade, é um dos eventos juninos mais tradicionais do interior do Estado. Com muita comida, fogueira, pescaria, quadrilhas e sanfona, o São João de Irecê marca não só o local, mas o coração de muita gente, principalmente, aqueles que amam a festa junina, sua cultura e o acolhimento que a época proporciona.

Festas Juninas: como se preparar?

Junho tá batendo na porta e com ele as festas juninas chegam para tirar todo mundo do tédio e, consequentemente, as dúvidas começam a chegar. Mas, calma, todos em algum momento já participaram de algum festejo e sabem como funciona.

brasil festa junina

Para alguns, inclusive, está no sangue, para outros, nem tanto, mas aposto que geral tem camiseta xadrez no armário, chapéu de palha do fundo do baú e o vestido mais colorido para usar.

Então, como de praxe, tire as roupas caipiras do armário, chamem os amigos e as amigas, familiares e o mozão, escolha a festa que mais te representa, pois vimos que há uma diversidade delas e vão curtir tudo o que os arraiás tem para oferecer. E, lembre-se, sair da dieta em época de festejo está liberado, viu? Eita, coisa boa sô!

Rolar para cima