Estrelas do poker: agora é que são elas!

Esporte predominantemente masculino, as mulheres têm despontado no mundo do poker ganhando prêmios em diversas modalidades do jogo, ao vivo e online. Veja como isso começou e as estrelas brasileiras do poker profissional.

jogar poker online

Nomes como André Akkari, Alexandre Gomes e Thiago Decano são as estrelas do poker brasileiro que você já sabe. Mas já há muitos anos que mulheres vêm participando dos torneios e pódios de diversas categorias no Brasil e no mundo, passando pelas portas abertas por nomes como o da lendária Barbara Enright.

Barbara Enright

Conhecida por sua ousadia no esporte da mente, Barbara começou com as cartas aos quatro anos de idade, mas apenas na década de 1970 que decidiu se aventurar pelos torneios profissionais.

A americana fez jus ao nome e foi a primeira jogadora mulher a ingressar no Hall da Fama do Poker em 2007. Nesse momento, ela já acumulava três braceletes da WSOP, e seguiu ganhando outros prêmios. Seu legado foi um grande impulsor para a entrada das mulheres no mundo do poker profissional e aqui no Brasil tarefa similar foi realizada por Vivian Saliba.

jogador ganha poker online

Vivian Saliba

Uma das embaixadoras do poker no país, Vivian aprendeu a jogar com 12 anos, em uma viagem em família, mas só aos 17 que resolveu levar a sério o esporte. Chegou a iniciar a graduação em Direito, mas optou pelo poker como carreira profissional.

A brasileira é especialista no jogo ao vivo e possui premiações nas mais diversas modalidades: em 2015 ganhou o Campeonato Paulista de Poker na modalidade Omaha; no ano seguinte, venceu uma etapa do mesmo campeonato na variante Texas Hold’em; em junho de 2019, foi a quarta colocada no torneio Crazy Eights, brilhando como a única brasileira entre os 45 primeiros colocados e embolsando 300.000 dólares.

Desde 2018, Saliba se consolida entre as melhores jogadoras da América Latina. Em 2019, sua posição no ranking era atrás apenas de sua compatriota Dayane Kotoviezy e da argentina Maria Lampropulos.

Dayane Kotoviezy

Outra grande estrela brasileira, a curitibana Dayane Kotoviezy, ou simplesmente “Day”, se destaca no poker ao vivo e no online. Assim como muitas jogadoras e jogadores, ela começou a jogar poker com a família, por lazer. Foi depois de se mudar para São Paulo e de ser demitida de seu trabalho como gerente de marketing em uma rede de farmácias, no início de 2017, que decidiu se dedicar completamente ao poker.

jogada poker rei alto

Day faz parte da equipe do Party Poker e em sua breve carreira já ganhou mais de 300.000 dólares. Para nossa alegria, ela se imagina jogando poker até o fim de sua vida, o que significa que certamente ainda veremos muitas jogadas dessa extraordinária jogadora.

Milena Magrini

Por fim, mas não menos importante, outra jogadora brasileira que tem se destacado no mundo do poker é Milena Magrini. Em 2019, ela alcançou o pódio do Main Event do Aconcagua Million Madrid. Seu terceiro lugar lhe deu o prêmio de 135.000 euros, o maior prêmio de uma brasileira na história do poker. Além dos números, a competição foi um teste de resiliência e inteligência para a jogadora que em diversos momentos da competição ficou em short stack.

Mas e como será o futuro do poker?

É difícil saber se o futuro do poker será ou não feminino. Day Kotoviezy já disse em entrevista ano passado que não acredita que vá aumentar muito a quantidade de mulheres no poker no futuro, pois mesmo com a expansão do jogo no país, o percentual de mulheres não se alterou nos últimos anos.

Apesar disso, certamente elas concordariam que, como grandes jogadoras de poker que são, servem de inspiração para outras mulheres ingressarem nesse esporte da mente. E você? Se inspirou e quer conhecer mais sobre o mundo do poker? Entre agora mesmo ao site do Bodog, registre-se de forma gratuita e se torne a próxima estrela do poker!

Rolar para cima