Estratégia básica de blackjack de um baralho: guia para principiantes

Os jogadores principiantes que buscam uma estratégia básica em blackjack de um baralho já estão se tornando jogadores técnicos. Certamente após escutarem algum colega falar, ou então após lerem sobre estratégia em blackjack os jogadores se dão conta da importância da técnica, sobretudo em um jogo de um baralho.

estrategia basica blackjack

O blackjack possui as jogadas já marcadas para as mãos. Um jogador experiente é capaz de prever a jogada de outro jogador pelas cartas que estão na mesa. Pedir, dobrar ou parar são ações feitas não pela emoção, mas por uma análise fria da situação. Vamos explicar as diferenças entre o blackjack de baralho único e o de muitos decks, as principais regras que diferenciam esta modalidade de outras e claro, qual a estratégia básica para se jogar.

O blackjack de um baralho

O principal objetivo do jogo: aproximar-se ou chegar perto do 21, sem ultrapassar. Esse continua sendo o objetivo do blackjack de um baralho, assim como o também é em todos os outros tipos. Entretanto, devido ao menor número de cartas disponíveis para possíveis combinações, o jogo de baralho único tem algumas diferenças, tanto em regras quanto em estratégias.

Qual a diferença de o blackjack de um ou de vários baralhos?

No blackjack de baralho único somente se usa um baralho de 52 cartas. O baralho denominado deck e sua influência no jogo está ao determinar o número das cartas disponíveis para que o jogador possa atingir o seu objetivo: completar 21 pontos. Em determinadas situações um jogo com muitos decks pode ser benéfico ao jogador ao por exemplo, dispor de mais cartas com valores 10.

Entretanto devido a algumas técnicas desenvolvidas por jogadores profissionais, quanto menor o número de cartas na saboneteira, melhor. Desta maneira os cassinos procuraram utilizar até 8 baralhos no distribuidor automático. O número 8 é bastante comum já que após esse número a vantagem da casa praticamente não aumenta com o incremento de baralhos.

Por isso é bastante comum encontrarmos jogos de 6 ou 8 decks e tão pouco comum encontrar uma mesa de single ou double deck. Deixamos uma dica: Bodog oferece mesas de single deck para que você possa praticar a estratégia básica e apostar em blackjack online!

Diferenças em um single deck

Agora vamos conhecer as diferenças entre o blackjack de baralho único e o de muitos decks.

Vantagem da casa

Jogando blackjack de um baralho, você obtém mais probabilidades de conseguir vencer o dealer. A vantagem da casa é de da ordem de 0,15% em um single deck enquanto os jogos de blackjack que usam múltiplos baralhos a vantagem da casa costuma ficar entre 0,46% e 0,65%. Isso significa que a vantagem da casa em um single deck é de 4 a 6 menores do que em jogos com múltiplos baralhos.

Pagamentos

Devido a menor vantagem da casa alguns jogos de blackjack online buscam tirar a diferença de outra forma. Enquanto num jogo de múltiplos baralhos usualmente se paga a razão de 3 para 2, isso é de 1,5x o valor apostado, em blackjack esse valor costuma ser menor. Paga-se 6:5 em um blackjack de um baralho, o que dá a quantia de 1,2x o valor apostado.

Seguro

O seguro em um blackjack de um baralho é usualmente um pouco maior estando em 5,9% ao passo que a vantagem da casa no seguro no blackjack de muitos baralhos é de 5,8%.

Dobrando

Como veremos, em geral se dobra em mais oportunidades em um single deck do que em outras modalidades com mais baralhos. Isso se deve a menor probabilidade do jogador encontrar uma carta com o valor 10 e com isso ultrapassar os 21 pontos.

Jogando blackjack de um baralho

Jogadores que buscam mesas de um baralho estão atrás de oportunidades para conseguirem vencer a casa. De fato, jogadores técnicos sabem que num jogo de blackjack single deck cada carta revelada tem muita importância em relação às que estão ocultas na saboneteira.

diferencas single deck

Sendo esta característica uma vantagem para o jogador, ele deve estar muito atento às cartas que estão na mesa.

As estratégias de blackjack de um só baralho são um pouco mais agressivas do que em outras modalidades. Assim, por exemplo, se você tem um par de 3, você pode dividir e dobrar caso o dealer tenha qualquer carta que vá do 2 ao 6. A rendição, apesar de pouco usada, deve ser sempre considerada no caso do dealer ter as probabilidades maiores que as suas.

Outra questão é jamais fazer o seguro. Ainda que ele garanta parte do seu dinheiro de volta, a taxa de pagamento é menor fazendo aumentar ainda mais a vantagem da casa. No 21 de um baralho o seguro faz a vantagem da casa ser ainda maior do que nas outras modalidades do jogo.

As melhores jogadas em blackjack de um baralho

Jogando com amigos, praticando contra outros jogadores, os neófitos no velho 21 vão se percebendo, através de risos no canto da boca aparecendo disfarçadamente no rosto de jogadores mais antigos ao verem novatos jogando, que existe algo no ar. As jogadas dos experientes podem ser “advinhadas” porque são a jogada técnica correta. Vamos aprender a técnica básica para jogar como um apostador experiente.

Quando pedir?

Pedir é a jogada principal de um apostador seja qual for o número de baralhos. Em um jogo de apenas um baralho o apostador deve pedir em todos os pares (cartas com o mesmo valor), exceto nos pares de 8, 9, 10 e ases.

Em mãos moles (no qual o Ás pode assumir 1 ou 11) o jogador também deve sempre pedir, exceto para As e 8, Ás e 9, e também Ás e 10. Em mãos duras o jogador em geral também deve pedir, exceto se ele já tiver mais que 16 pontos.

Quando dobrar?

Dobrar é muito comum em um blackjack de um baralho e deve ser feito em muitas situações. Seja com mãos duras ou leves, a situação ideal para dobrar é quando o dealer tem 4 a 6 pontos. Exceto quando o jogador tem mãos entre 5 e 7, no qual deve pedir ou quando tem mais de 16 pontos, devendo então parar.

Quando parar?

Em uma mão dura o jogador deve parar ao atingir mais de 16 pontos (de 17 a 21), já nas mãos suaves ele deve parar em Ás e 9, e também em Ás e 10. Na mão mole de 18 pontos (Ás e 7), se o dealer tiver alguma carta entre 3 e 6, o jogador deve parar em 2, 7 ou 8.

E os pares?

A divisão dos pares é uma parte bastante técnica que, se bem empregada, pode ser lucrativa para o jogador. É importante saber quando dobrar, dividir ou mesmo seguir com o jogo.

Como essa parte costuma causar bastante confusão, nos debruçaremos em todos os casos.

  • 2 e 2: dividir se o dealer tiver entre 3 e 7, do contrário pedir;
  • 3 e 3: dividir se o dealer tiver entre 4 e 7, do contrário pedir;
  • 4 e 4: dividir se o dealer tiver entre 4 e 6, do contrário pedir;
  • 5 e 5: dobre se o dealer tiver entre 2 e 10, peça se ele tiver Ás ou 10;
  • 6 e 6: dividir se o dealer tiver entre 2 e 7, do contrário pedir;
  • 7 e 7: dividir se o dealer tiver entre 2 e 7. Parar em 10 e pedir em 8, 9 e Ás.
  • 8 e 8: dividir sempre;
  • 9 e 9: dividir se o dealer tiver 2 a 9, com exceção do 7; se não parar;
  • 10 e 10: parar sempre;
  • Ás e Ás: dividir sempre.

Método gráfico: tabelas de mãos de blackjack

Se parece um pouco complicado lembrar quando parar, render, dobrar ou dividir temos uma boa notícia. Existem tabelas nos quais se compara a mão do jogador com a mão do dealer e tem-se decisão a ser tomada.

tabelas maos blackjack

Assim, se para você o importante é jogar sem querer investir muito tempo em memorizar decisões, as tabelas de mãos de blackjack podem ser um excelente aliado no jogo.

Seguindo a estratégia

O que achou deste guia para a estratégia básica em blackjack de um baralho? Você sabia das diferenças entre um single deck e as outras modalidades jogadas com mais baralhos? Você já tinha em mente as estratégias de quando pedir ou parar, quando dobrar ou dividir?

Se são muitas regras e você prefere seguir uma tabela de estratégia de single deck, ótimo. Se você não quer consultar a tabela e já prefere ter a decisão na mente, bom também. O importante é que você siga estudando e melhorando sua estratégia em blackjack. Seguramente conseguirá atingir seus objetivos. Boa sorte!

Rolar para cima