Facebook
Instagram
Youtube
Bodog

Estádio 974 um estádio como nenhum outro no mundo para a Copa do Catar 2022 2022

O Estádio 974 tem características muito inovadoras não somente para os estádios da Copa do Mundo do Catar 2022, que será disputada entre o dia 20 de novembro e 18 de dezembro, mas sim para o mundo todo.

Landing Estadios STADIUM 974 FOTO 1

O que mais chama a atenção é que ele foi construído com contêineres. Sim, contêineres. Mas essa não é a única característica que faz com que seja incrível, já que sua sustentabilidade e seu legado são essenciais e diferenciais. Por quê? Porque ele foi projetado para ser totalmente desmontado assim que o torneio terminar.

Estádio 974: o primeiro estádio construído para ser desmontado

O estádio 974 localiza-se em Doha, capital do Catar, cidade da região leste do país com mais de 1,7 milhão de habitantes. O estádio foi inaugurado em 30 de novembro de 2021 e conta com uma capacidade para 40 mil espectadores para receber sete jogos da Copa do Mundo 2022: seis da fase de grupos e um das oitavas de final. Até o momento, não se sabe o valor investido na obra. O estádio foi desenhado por Fenwick Iribarren Architects e tem a particularidade de ter sido construído com o objetivo de ser desmontado assim que a Copa 2022 terminar. Ele está localizado sobre um promontório artificial de 450 mil metros quadrados de frente para o mar.

Localização

Landing Estadios STADIUM 974 ESTADIO

 O projeto arquitetônico é modular e foi construído com 974 contêineres marítimos para homenagear a história da indústria e o rico legado marítimo do país. O nome também faz referência ao prefixo internacional do Catar, que é +974. Além disso, o estádio é muito chamativo, já que cada contêiner tem uma cor diferente. Alguns contêineres serão usados para serviços do estádio, como banheiros.

O resultado final foi uma construção rápida e rentável que conta com uma elegante forma quadrada e curva, que garante um ambiente seguro para torcedores e jogadores.

Estádio 974: sustentável de todos os pontos de vista

O conceito de sustentabilidade pode ser encontrado no mesmíssimo centro do Estádio 974. A construção de assentos desmontáveis e de contêineres reduz os dejetos gerados durante a produção dos componentes do estádio e no local durante a construção.

Além do mais, o impacto financeiro foi menor, já que foram utilizados menos materiais de construção. Por isso, a obra se transformou em uma referência para desenvolvedores que buscam soluções inovadoras e impactantes.

Landing Estadios STADIUM 974 FOTO 2

Assim que a Copa do Mundo 2022 acabar, muitas das partes do estádio, como os assentos, os contêineres e o teto, serão reutilizadas em diferentes lugares. O local dará espaço a um projeto de desenvolvimento que terá uma zona de recreação com restaurantes, lojas, entre outros serviços.

Os jogos que serão disputados no Estádio 974

A sede receberá sete jogos da Copa do Mundo, incluindo um das oitavas de final, e terá a honra de receber grandes seleções, como Brasil, Argentina e França.

Um dos duelos mais importante será entre França e Dinamarca no dia 26 de novembro. Os franceses querem ganhar novamente o título, e os dinamarqueses buscam ser a revelação.

Outro jogo interessante será entre Brasil e Suíça no dia 28 de novembro. A muito bem preparada seleção brasileira quer se reencontrar com sua essência vencedora de Copas do Mundo e voltar para as posições de privilégio, enquanto os suíços lutarão pelo segundo lugar do grupo.

Por último, o duelo entre Polônia e Argentina no dia de 30 de novembro também é muito esperado. Os argentinos buscarão a vitória na mão de Messi, enquanto que os poloneses querem reviver os velhos tempos.

Confira o calendário de jogos que serão realizados no Estádio 974

DataPartidaFase
22 de novembroMéxico x PolôniaGrupo D
24 de novembroPortugal x GanaGrupo H
26 de novembroFrança x DinamarcaGrupo C
28 de novembroBrasil x SuíçaGrupo H
30 de novembroPolônia x ArgentinaGrupo D
2 de dezembroSérvia x SuíçaGrupo H
5 de dezembro1° Grupo G x 2° Grupo HOitavas de final

Quem não gostaria de assistir a um jogo de futebol em um estádio tão peculiar? A arquitetura, a beleza única e o formato exclusivo desse estádio são um convite para conhecê-lo e fazer parte de sua história, especialmente porque o tempo de vida dele será muito curto.

E você? Gostaria de visitar o Estádio 974?