O ano de 2023 tem sido especial para o tênis brasileiro. Do título de Luísa Stefani e Rafael Matos nas duplas mistas do Australian Open à campanha histórica de Beatriz Haddad Maia em Roland Garros, o esporte voltou a ter destaque na mídia nacional.
E, felizmente, neste alto nível, o esporte tem crescido no Brasil, com uma nova geração fazendo bonito também nos torneios da ITF e da ATP Challenger, torneios que trazem as esperanças do futuro no esporte, como é o caso do paulista Matheus Pucinelli. De modo que não faltam opções para quem gosta de acompanhar o esporte e apostar em tênis.
Onde nasceu e cresceu o tenista Matheus Pucinelli?
Matheus Pucinelli de Almeida vem de Barueri, cidade que faz parte da Grande São Paulo e está apenas 33 km distante da capital do estado. Foi por lá que o jovem teve seus primeiros contatos com o tênis, por conta de um projeto local, apesar de ter nascido em uma cidade próxima: Campinas.
Matheus Pucinelli ainda é bastante jovem, tendo nascido no dia 1 de abril de 2001. Em Barueri, Pucinelli teve contato com o projeto liderado por Chico Costa, ex-capitão brasileiro na Copa Davis.
Matheus, então, tinha 11 anos e chegou a um local cujo lema poderia assustar: “Todos pelo número 1”. A meta era nada menos do que formar o próximo brasileiro a liderar o ranking mundial, seja na ATP ou na WTA, entre as mulheres.
O projeto em questão é o Instituto do Tênis, local onde Matheus foi convidado a morar quando tinha apenas 14 anos. Foi então que passou a ser acompanhado mais de perto por uma equipe especializada, que incluía monitoramento de preparador físico, fisioterapeuta, psicólogo e nutricionista.
Assine nossa newsletter
Receba bônus exclusivos e as últimas notícias sobre os melhores jogos de cassino.
Conquistas e carreira de Matheus Pucinelli
Esse apoio que Matheus teve do Instituto de Tênis fez com que, desde muito jovem, o brasileiro mostrasse todo o seu potencial. Em 2017, com apenas 16 anos, já conseguiu somar o seu primeiro ponto no ranking da ATP.
Todo esse sucesso fez com que ele fosse convidado pela academia americana (IMG) a se mudar para a Flórida, nos Estados Unidos. O convite foi recusado; e foi representando o Instituto do Tênis que Pucinelli teve até aqui o maior voo de sua carreira.
Roland Garros
Em 2019, pouco depois de completar 18 anos, Matheus Pucinelli conseguiu disputar o Grand Slam de Roland Garros, um dos melhores torneios do tênis mundial, sem a necessidade de passar pelo qualifying, tanto nas duplas quanto em simples.
Jogando sozinho, Pucinelli não teve grande sorte e acabou eliminado ainda na segunda rodada, mas entre as duplas com a parceria do argentino Thiago Tirante foi campeão juvenil sem perder sequer um set.
Matheus Pucinelli se coloca como uma esperança do tênis brasileiro, após ter repetido o feito de outro grande astro do esporte nacional no Aberto da França: em 1994 Gustavo Kuerten, o nosso Guga, foi campeão juvenil de duplas em Roland Garros ao lado do equatoriano Nicolás Lapentti.
O restante da história de Guga já sabemos, com nada menos do que três títulos no Grand Slam francês.
Debut no aberto do Chile
A história de Matheus Pucinelli nos torneios da ATP está apenas começando. Afinal, estamos falando de um jovem de apenas 22 anos. Em 2022, o jovem conseguiu a sua primeira vitória em um torneio da ATP, vencendo o dinamarquês Holger Rune, 88º colocado do ranking da ATP, por 2 sets a 0.
Apesar de não ter conseguido o título do torneio, foi um grande primeiro passo para o brasileiro, em um torneio que foi muito proveitoso para o país, com o título da dupla Rafael Matos e Felipe Meligeni nesse ATP 250 de Santiago.
ATP Challenger Tour
Em torneios da série ATP Challenger, Matheus Pucinelli conseguiu o título, também no Chile, no Challenger de Coquimbo, no mês de maio de 2023. Na final, derrotou o brasileiro João Lucas Reis da Silva.
Essa foi apenas a segunda vez que Pucinelli chegou a uma final de torneio Challenger, tendo perdido em setembro de 2022 a grande decisão do Challenger de Braga em Portugal para o norte-americano Nicolas Moreno de Alborán.
Projeção do tenista Matheus Pucinelli
Para quem gosta de apostar em tênis, Matheus Pucinelli é sem sombra de dúvidas um dos principais nomes para ficar atento neste momento.
O atleta segue de perto os passos de outro astro do esporte nacional, como Gustavo Kuerten, e pode em pouco tempo começar a brilhar em torneios maiores, considerando sua pouca idade.
Matheus Pucinell, perguntas frequentes
Em que ano Matheus Pucinelli começou a jogar tênis profissionalmente?
Matheus Pucinelli conquistou o primeiro ponto no ranking da ATP já no ano de 2016, quando tinha apenas 15 anos de idade. Porém, a sua estreia em um torneio de nível ATP Tour foi no ano de 2022, quando fez a sua estreia com vitória no Chile Open, o ATP 250 da capital Santiago.
Quais são as principais conquistas de Matheus Pucinelli no tênis?
O principal título de Matheus Pucinelli no tênis é a conquista nas duplas do Grand Slam de Roland Garros na categoria júnior no ano de 2019. Entre os profissionais, o maior título de Matheus Pucinelli até agora é o ATP Challenger de Coquimbo, no Chile, conquistado em maio de 2023.
Em que torneios importantes de tênis Matheus Pucinelli competiu?
Matheus Pucinelli já participou de todos os torneios Grand Slam na categoria júnior, tendo como melhor campanha em simples a segunda rodada de Wimbledon em 2022. Já entre os adultos o seu maior torneio disputado foi o Chile Open em 2022, o ATP 250 disputado na cidade de Santiago.
Qual é a posição de Matheus Pucinelli no ranking ATP?
Atualmente no mês de setembro de 2023 o brasileiro Matheus Pucinelli ocupa a posição de número 304 no ranking da ATP. O seu ranking mais alto da carreira foi a posição de número 190 conquista há exato um ano, no dia 26 de setembro de 2022.