Não é à toa que o Campeonato Brasileiro (também conhecido como Brasileirão) é considerado como umas das principais e mais difíceis ligas nacionais de futebol do mundo. Ao longo de mais de 50 anos, o torneio foi se modificando e aperfeiçoando até chegar ao formato que conhecemos hoje. Tudo busca estimular a competição e privilegiar as equipes mais bem preparadas.
Brasileirão 2020: a história do Campeonato Brasileiro
Temas
Os primeiros campeonatos nacionais
Os primeiros registros de organização de um torneio de futebol a nível nacional datam de 1922. Naquela época, o futebol profissional brasileiro ainda era um pouco precário. Sem muitas regulamentações e beirando ao amadorismo. Como estas primeiras competições foram organizadas entre os próprios clubes, naturalmente havia os mesmos problemas de administração, o que gerava dificuldades de manutenção e constância.
A partir de 1959, os torneios nacionais passaram a ser organizados pelas federações estaduais de futebol. Este novo fato, trouxe mais credibilidade e relevância à competição. Estimulando os clubes a se prepararem melhor e cobiçarem o título. Entretanto, o campeonato ainda carecia de certa estabilidade, pois o regulamento mudava constantemente e de forma drástica, causando atritos e rachas entre clubes e federações.
Devido a estes problemas, nos anos de 1960, era comum haver dois torneios nacionais de futebol que rivalizavam. Por exemplo, nos anos de 1967 e 1968, houveram dois campeonatos brasileiros: Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa (também chamado à época de Robertão).
A criação do Campeonato Brasileiro de Futebol
Em consequência destas instabilidades e confusões entre clubes e federações, no ano de 1971, a CBD (antiga CBF) decidiu passar a ser a única e principal organizadora do torneio nacional de futebol. A competição, então, foi batizada oficialmente como Campeonato Brasileiro de Futebol. Que atribuiria o título de Campeão Brasileiro à equipe vencedora. Carinhosamente, passou a ser popularmente chamado de Brasileirão.
O primeiro formato de disputa do Brasileirão foi um misto de pontos corridos e mata-mata. Na primeira fase, todos os times se enfrentavam, e os primeiros clubes da tabela se classificavam à segunda fase, que era disputada em mata-mata até a grande final (o número de equipes participantes variava de um ano a outro).
A última grande modificação do Campeonato Brasileiro
Em 2003, o Campeonato Brasileiro sofreu sua última e mais recente grande modificação. À semelhança das ligas nacionais europeias, o Brasileirão passou a ser disputado totalmente em pontos corridos. Em turno e returno, o que alargou o calendário da competição e melhorou ainda mais a qualidade do certame.
Viu como é interessante a história do Brasileirão? E mais interessante ainda são os jogos do Brasileirão 2020. Venha conhecer a Bodog, faça o seu cadastro gratuitamente e comece a apostar. São dezenas de partidas todas as semanas para você dar o seu palpite e ganhar dinheiro sem sair de casa. Aposte!
Perguntas frequentes
Qual time é o atual campeão Brasileiro?
O atual campeão Brasileiro é a equipe carioca do Flamengo, que venceu a temporada de 2020.
Quem é o líder do Brasileirão 2021?
Ainda não existe uma liderança tão definida, mas entre e faça sua consulta em nosso site.