Espanha e Bélgica podem se encontrar na Copa do Mundo do Catar 2022

Um dos grandes confrontos que podem acontecer nas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar 2022 é Espanha x Bélgica. Duas seleções de alto nível que tentarão conquistar o título.

Espana Belgica Copa del Mundo 2022

Aqui vamos contar tudo sobre esse possível confronto, que já está na boca de todos os apaixonados por futebol. Para que o jogo aconteça, a Espanha deve vencer seu grupo e a Bélgica deve se classificar em segundo lugar no seu, embora isso também possa acontecer em situações inversas. Impossível não se empolgar com esse possível confronto para quem quer apostar na Copa do Mundo de 2022.

Dados do possível confronto entre Espanha e Bélgica em Catar 2022

Ambas as seleções têm um grande rival dentro de seus grupos. Enquanto os espanhóis devem enfrentar a Alemanha, os belgas têm uma finalista da última edição em seu grupo, a Croácia.

Data e horário5 de dezembro, às 11:00
EstádioAl Janoub
FaseOitavas de final
Dia e local do jogo de Espanha x Bélgica

O confronto entre Espanha e Bélgica aconteceria no dia 5 de dezembro, no Estádio Al Janoub. Este local tem capacidade para 40.000 espectadores e está localizado na cidade de Al Wakrah.

A que horas seria o jogo de Espanha x Bélgica?

A partida entre Espanha e Bélgica seria às 12:00. Este confronto entre o primeiro do Grupo E e o segundo do Grupo F seria o primeiro do dia.

Fase

O jogo aconteceria nas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar 2022. Seria o quinto jogo desta fase do torneio.

Histórico de confrontos entre Espanha e Bélgica

Essas seleções se enfrentaram 23 vezes, e La Roja tem predominância sobre os Diabos Vermelhos. A Espanha venceu doze jogos, a Bélgica cinco e os outros seis terminaram empatados.

Em copas do mundo, eles se encontraram em duas edições: México 1986 e Itália 1990. O primeiro jogo teve como palco as quartas de final, onde empataram em 1 a 1 e a Bélgica avançou para a próxima chave ao vencer nos pênaltis por 6 a 5. O encontro em Itália 1990 foi na fase de grupos e acabou com vitória da Espanha por 2 a 1.

O último encontro entre as duas equipes foi em setembro de 2016 em um amistoso. A partida resultou na vitória da Espanha por 2 a 0, com dois gols de David Villa.

Como chegaria a Espanha ao jogo contra a Bélgica?

A Espanha chega a Catar 2022 depois de ficar com a primeira posição do Grupo B nas Eliminatórias da UEFA. Este grupo foi integrado também por Suécia, Grécia, Geórgia e Kosovo. Dos oito jogos disputados, venceu seis, empatou um e perdeu um.

Além disso, a equipe liderada por Luis Enrique também teve um grande início na Liga das Nações, onde é o líder do seu grupo. A seleção espanhola está na lista de candidatos ao título, mas deve começar pelo seu grupo, onde tem a seleção alemã como uma de suas rivais.

Análise da Espanha em outras participações mundialistas

A seleção da Espanha participou em quinze edições da Copa do Mundo. Em Catar 2022 disputará sua 16a Copa do Mundo, que será a 12a consecutiva. Desde a Copa do Mundo da Argentina 1978, La Roja participa ininterruptamente do maior torneio de seleções.

historial espanha fifa mundial

Se fizermos um balanço histórico da Espanha em copas do mundo, podemos afirmar que, embora seja uma seleção que já foi campeã em uma ocasião, não é uma das que conta com as melhores apresentações. Já decepcionou em várias edições da Copa do Mundo.

Em cinco edições foi eliminada na primeira fase, em outras três chegou apenas às oitavas de final, quatro às quartas de final, uma à segunda fase e apenas duas vezes ficou entre as quatro melhores equipes. A primeira vez conquistando o quarto lugar em Brasil 1950 e a última quando conquistou a Copa do Mundo de África do Sul 2010.

Na Copa do Mundo conquistada, a seleção espanhola venceu a Holanda na final por 1 a 0, resultado de um gol marcado por Andrés Iniesta. Essa seleção foi liderada por Vicente del Bosque.

Copas do Mundo disputadas15
Copas do Mundo conquistadas1
Previsão da estrutura e formação de jogo

A seleção da Espanha tem um estilo de jogo que é marca registrada desta equipe há muitos anos. Um jogo ofensivo, com muita posse de bola e a busca permanente da superioridade numérica para derrotar seus rivais.

Luis Enrique fez uma grande reestruturação no grupo da seleção nacional, dando lugar a jovens jogadores com muita projeção. As primeiras convocações despertaram muitas críticas na Espanha, mas com o passar dos jogos, a proposta do treinador foi sendo valorizada.

Jogadores com muita projeção, como o zagueiro Eric García, os meio-campistas Gavi ou Pedri, ou o atacante Ferran Torres, tornaram-se peças importantes na seleção espanhola. Por sua vez, a equipe também tem sua parcela de experiência com jogadores como Sergio Busquets, Jordi Alba e César Azpilicueta.

jordi alba jugador espana

A possível escalação da Espanha para as partidas cruciais da Copa do Mundo é a seguinte: Unai Simón; César Azpilicueta, Aymeric Laporte, Eric García, Jordi Alba; Gavi, Sergio Busquets, Pedri; Pablo Sarabia, Álvaro Morata, Ferran Torres.

A formação de 4-3-3 é a favorita do treinador espanhol. Espera-se que em todos os jogos ele use este esquema base.

Prêmios conquistados pela seleção espanhola

A seleção da Espanha venceu a Copa do Mundo na edição de África do Sul 2010. A equipe tinha jogadores como Iker Casiilas, Carles Puyol, Andrés Iniesta, Xavi Hernández, David Villa e Fernando Torres.

A nível individual, destaca-se o desempenho de David Villa naquele torneio. O atacante espanhol foi um dos artilheiros do campeonato e foi reconhecido com a Bola de Bronze.

Como chegaria a Bélgica ao jogo contra a Espanha?

A seleção belga chega a Catar 2022 como uma das principais favoritas ao título. Com uma geração de futebolistas formidáveis, os belgas têm sido protagonistas nas últimas edições da Copa do Mundo, e neste torneio vão querer dar tudo de si.

A Bélgica se classificou para a Copa do Mundo de forma direta, depois de vencer invicto o Grupo E das Eliminatórias da UEFA. Num grupo que dividiu com País de Gales, República Checa, Estónia e Bielorrússia, a Bélgica registrou seis vitórias e dois empates.

Para avançar para as oitavas de final, eles devem primeiro fazer um bom trabalho no Grupo F, que dividem com Canadá, Marrocos e Croácia. Os croatas parecem ser os rivais diretos para brigar pelo primeiro lugar do grupo.

Análise da Bélgica em outras copas do mundo

A Bélgica participou de treze edições da Copa do Mundo, portanto, em Catar 2022, terá sua décima quarta presença. Esta é uma seleção que esteve presente na primeira Copa do Mundo, realizada no Uruguai, em 1930.

As melhores participações da seleção belga na Copa do Mundo foram em Rússia 2018, onde conquistou o terceiro lugar, e em México 1986, quando terminou em quarto lugar. Muitos dos jogadores que participaram em 2018 estarão defendendo seu país novamente em 2022.

belgica futbol historial fifa

Em Rússia 2018, que foi a melhor participação belga em copas do mundo, a equipe chegou às semifinais com uma sequência de cinco vitórias consecutivas, mas foi derrotada por 1 a 0 pela França, que mais tarde conquistaria o título.

Copas do Mundo disputadas13
Copas do Mundo conquistadas0
Possível estrutura do jogo

Atualmente, a Bélgica tem a melhor geração de futebolistas de toda a sua história. E esta será a última chance que eles têm de fazer história vencendo a Copa do Mundo.

Ricardo Martínez é o treinador desta equipe desde 2016 e conhece muito bem os seus jogadores, assim como eles já conhecem a sua ideia. O treinador costuma jogar com um esquema de 3-4-3, onde os alas tendem a ter características ofensivas. Há muito jogo pelas alas e transições rápidas da defesa para o ataque.

Quanto às principais figuras da equipe, não podemos deixar de citar o goleiro Thibaut Courtois, os meias Kevin De Bruyne e Eden Hazard, e o atacante Romelu Lukaku. Todos eles são jogadores históricos com um longo percurso em sua seleção.

Uma das promessas do futebol belga é o meia Charles De Ketelaere. Um jovem muito talentoso, que costuma atuar como meio-campista e que foi recentemente contratado pelo Milan da Itália. Este jogador deverá marcar presença em Catar 2022 e poderá trazer a sua qualidade à equipe.

kevin debruyne delantero belgica

Uma possível escalação da seleção da Bélgica é a seguinte: Courtois; Vertonghen, Anderweirdel, Dendoncer; Carrasco, Witsel, Tielemans, Castagne; Hazard, Lukaku, DeBruyne.

Prêmios conquistados pela seleção da Bélgica

A seleção belga nunca ganhou uma Copa do Mundo ou uma Eurocopa. O único título que esta equipe tem foi conquistado nos Jogos Olímpicos de 1920. Catar 2022 será uma oportunidade única para os belgas se fortalecerem e conquistarem seu primeiro grande título.

Previsões do possível confronto entre Espanha e Bélgica

Se este confronto acontecer, espera-se que seja um jogo equilibrado, onde a Espanha seja a que tenha mais posse de bola e a Bélgica queira jogar com ataques rápidos e com mais espaços. Devido à habilidade de seus homens de ataque, certamente a Bélgica terá um pequeno favoritismo para esta possível partida de oitavas de final. Lukaku, Hazard e De Bruyne compõem uma das melhores ofensivas do campeonato.

Outros confrontos importantes da Copa do Mundo de 2022

Alguns dos duelos imperdíveis da fase de grupos de Catar 2022 acontecerão no Grupo E e no Grupo F. No Grupo E, em 27 de novembro, Alemanha e Espanha se enfrentarão, enquanto no Grupo F, Croácia e Bélgica jogarão no dia 1º de dezembro.

Possível partida das oitavas de final: Dinamarca x México


Dinamarca Mexico Copa del Mundo 2022 1

Dinamarca x México – Estádio Al-Thumama é um possível confronto que pode ocorrer nas oitavas de final, se a Dinamarca vencer seu grupo e o México ficar em segundo lugar no seu. O jogo seria em 4 de dezembro, às 12:00.

Possível jogo da oitavas de final: Portugal x Suíça

Portugal Suiza Copa del Mundo 2022

Portugal x Suíça – Estádio de Lusail é outro possível confronto das oitavas de final, se os portugueses vencerem seu grupo e os suíços terminarem em segundo no deles. A partida será disputada no dia 5 de dezembro, às 16:00.

Rolar para cima