A Espanha buscará sua segunda estrela em Catar 2022

A seleção da Espanha disputará sua 16ª Copa do Mundo em Catar 2022 e o fará com uma equipe em processo de renovação, que buscará conquistar o segundo título na história da “Furia Roja”.

Bodog Seleção Bodog Mundial do Qatar España

O trabalho do técnico Luis Enrique, convocando um grande número de jovens em seu processo de renovação, deu um novo ar à equipe europeia. A Espanha consolidou um sistema de jogo com as seguintes características:

  • versátil
  • rápido
  • de posse de bola
  • com velocidade nas transições defesa-ataque
POSIÇÃO NO RANKING FIFA: ESPANHA #7:1704.75 PONTOS

Em Catar 2022, os espanhóis estarão no Grupo E, junto com Costa Rica, Alemanha e Japão. A priori, tudo parece indicar que irão competir pelo primeiro lugar com os alemães.

Com jogadores do calibre de Koke, Sergio Busquets, Jordi Alba, Gavi, Pedri, Carlos Soler e Aymeric Laporte, os espanhóis têm algo com o que sonhar, embora tenham que combinar bem a experiência com a juventude de seu elenco. Sem dúvida, eles se unirão ao e a seleção de Brasil, Bélgica, Argentina, Inglaterra e França como um dos favoritos.

Estas foram as participações mais recentes da Espanha:

Copas do MundoResultados
Coreia & Japão 2002:Eliminada nas quartas de final, após perder para a Coreia do Sul nos pênaltis.
Alemanha 2006:Eliminada nas oitavas de final, perdendo de 3 a 1 para a França.
África do Sul 2010: Campeã após derrotar a Holanda por 1 a 0 na final.
Brasil 2014:Eliminada na primeira fase.
Rússia 2018:Eliminada nas oitavas de final, após perder nos pênaltis para a Rússia.

A Espanha tem uma estrela, que conseguiu na Copa do Mundo da África do Sul 2010, e não fica de fora de uma Copa do Mundo desde Alemanha 1974. No entanto, depois de serem campeões, não conseguiram mais passar das oitavas de final, com escândalo incluído em Rússia 2018, quando o técnico Julen Lopetegui foi demitido em plena Copa do Mundo.

Até onde pensa que a Espanha irá?

A equipa nacional espanhola vai para tudo, mas apenas uma equipa pode chegar à taça.
APOSTA AGORA

Você acha que a Espanha voltará a brilhar em Catar 2022 como o fez em África do Sul 2010 e conseguirá conquistar a Copa do Mundo novamente?

Luis Enrique, um técnico estudioso e focado na renovação

Luis Enrique é conhecido no mundo do futebol por estudar cada lance do jogo, cada espaço que sua equipe ocupa em campo. Suas equipes adquirem uma vantagem necessária contra seus adversários por causa da capacidade do treinador de analisá-los.

A Espanha é camaleônica. Adapta as características de seu estilo dependendo do adversário que enfrenta. Pode jogar com dois laterais dentro para prender os centrais adversários e colocar um homem extra no meio de campo, ou pode abrir os laterais para ampliar o campo de jogo.

Bodog Seleção Bodog Mundial do Qatar España Treinador

O que é claro é que o bom funcionamento da equipe depende da boa performance do meio de campo. Normalmente, o meio de campo da Espanha alterna entre:

  • Sergio Busquets
  • Rodri
  • Carlos Soler
  • Gavi
  • Koke
  • Marcos Llorente
  • Pedri
4-3-33-4-34-1-4-1

Com uma base de 4-3-3, Luis Enrique opta por uma equipe rápida e flexível, que seja capaz de mudar sua estrutura quando as circunstâncias assim o exigirem. Estes são seus esquemas táticos preferidos:

POSSÍVEL ESCALAÇÃO INICIAL

espanha

Unai Simón; César Azpilicueta, Aymeric Laporte, Pau Torres, Jordi Alba; Gavi, Sergio Busquets, Koke; Pablo Sarabia, Raúl de Tomás, Dani Olmo.

O futebol da Espanha é ofensivo, de jogo posicional, mas com a capacidade de verticalizar e transicionar rapidamente. Um dos aspectos positivos de Luis Enrique é que ele entende os jogadores que tem e é por isso que ele realiza uma abordagem mais vertical do que posicional.

Bodog Seleção Bodog Mundial do Qatar España Fã

O que a Espanha nunca abandona, entretanto, é a saída limpa com a bola. Se estiver sob alta pressão, seus zagueiros centrais se posicionam com amplitude dentro da grande área para conseguir o controle da bola que lhe permita criar espaço e avançar nas linhas.

Considerando o esquema de jogo da Espanha, você acha que a “Furia Roja” poderá repetir seu sucesso e conquistar a Copa do Mundo novamente?

Estatísticas da Espanha em Copas do Mundo

O mundial do futbol Catar 2022 será a 16ª participação da seleção espanhola em uma Copa do Mundo. Vencedora em uma ocasião (2010), busca repetir a glória.

PJGEPGFGC
633015189972

A porcentagem de vitórias dos espanhóis é de 47,6%. Em suas participações em copas do mundo, marcaram 99 gols e sofreram 72. Têm uma média de 1,57 gols marcados por jogo.

Seu maior artilheiro é David Villa, que marcou nove gols em três copas do mundo. O pódio é completado pelos históricos Emilio Butragueño, Fernando Hierro, Raúl e Fernando Morientes, com 5 gols cada.

Para entender a árdua tarefa que Luis Enrique tem pela frente, basta observar que dos jogadores ativos que o técnico convocou, apenas Iago Aspas marcou um gol em uma Copa do Mundo.

Quantos gols você acha que a Espanha vai marcar em Catar 2022?

Sergio Busquets, o equilíbrio que a Espanha precisará para ter sucesso

É difícil escolher um jogador da Espanha como figura-chave, devido à juventude da equipe. Em termos de experiência e antiguidade, Busquets se destaca como o jogador-chave da “Furia Roja”. Vejamos alguns de seus números.

Bodog Seleção Bodog Mundial do Qatar España Busquets

A seleção espanhola tem uma média de 70,1% de posse de bola em suas oito partidas nas eliminatórias, com 91,5% de precisão nos passes.

Dos meio-campistas mencionados anteriormente, aquele com mais tempo de jogo é Sergio Busquets, com 445 minutos disputados em seis jogos. Aos 33 anos, o jogador do Barcelona será a peça que dará ordem ao meio de campo da seleção espanhola.

busquets espana
  • Sergio Busquets.
  • Número #5
  • Edad: 33 anos
  • Meio-campista
  • Time atual: Barcelona
  • Altura: 189 cm
  • Peso: 76 Kg
  • Perna boa: direita

A precisão de passes de Busquets é de 93,3%, totalizando 383 de 413 passes tentados nas Eliminatórias. Embora sua produção no ataque seja nula, o experiente meio-campista traz ordem a um meio-campo cheio de jovens.

Participação em Copas do Mundo

PJGA
1300

Além disso, nas eliminatórias ele cometeu apenas cinco faltas e recebeu um cartão amarelo. Ele também recuperou 26 bolas e venceu 9 duelos. Se a Espanha quiser repetir o sucesso de África do Sul 2010, grande parte do jogo terá que passar por Busquets.

Rolar para cima