Entenda o Flush, uma mão forte do poker

Jogar poker não é simplesmente aplicar as regras e conhecer todas as sequências de cartas. Jogar poker online é conhecer a força de cada mão, a probabilidade de cada momento, quando e como apostar e, claro, saber analisar seus adversários. Por isso, se torna tão importante conhecer as características de um Flush, por exemplo.
flush poker

Pensando nisso, queremos te convidar a entender o que é um Flush. Neste artigo, vamos caracterizar esta mão e mostrar quais são suas chances reais de vitória. Siga conosco!

Que é um Flush?

Antes de mais nada, se você é um iniciante, vale a pena relembrar a composição desta mão. O Flush é a quarta mão mais forte do poker, segundo a lista de classificação de mãos. Ela é composta por cinco cartas do mesmo naipe, mas com valores diferentes. Então, por exemplo, podemos ter K-J-7-6-2 de copas, isto é um Flush.

Além disso, em baralho tradicional de 52 cartas, usado tanto no estilo Texas Hold’Em como no Omaha, existem 5108 combinações de Flush com 1277 valores diferentes. Então, como fazemos para classificar um flush? É o que veremos a seguir.

Como classificar um Flush?

Como existem mais de cinco combinações de Flush, há uma boa probabilidade de que, em uma rodada de poker, haja empate de mãos entre jogadores. Nesta situação, o que acontece? Para desempatar uma mão de Flush, usa-se o sistema de classificação, que leva em consideração a carta mais alta da mão.

Um detalhe importante: no Flush, os naipes não têm valores diferentes, por isso não servem como critério de desempate. A mão mais forte de Flush é a que contém um Ás (chamado de Ás Maior). Se houver empate nesta carta também, analisa-se qual a segunda mais forte e assim sucessivamente.

probabilidade flush poker

Vamos a um exemplo prático. Imaginemos estes dois Flushes:

1) A-J-10-9-6 de paus

2) A-Q-9-3-2 de espadas

Qual destes Flush é o mais forte? Segundo a regra de classificação, o Ás é a carta mais forte, porém as duas mãos têm um Ás. Sendo assim, temos de ver qual a segunda carta mais forte de cada mão: na mão 1, temos um valete (J) e, na mão 2, há uma dama (Q). Como a dama é mais forte que o valete, portanto, a mão 2 é a mais forte.

Qual a probabilidade de formar um Flush?

A probabilidade de se formar um Flush depende de qual momento estamos do street (cartas distribuídas em determinado momento). Vejamos caso a caso:

  • Pré-flop: há uma probabilidade de 0,1965% de Flush;
  • Flop: se você tiver duas cartas de mesmo naipe nas mãos, há uma chance de 0,84%;
  • Turn: aqui a chance aumenta para 19,15% caso você tenha duas cartas de mesmo naipe nas mãos;

River: a probabilidade de Flush é 19,56%, também no caso de você ter duas cartas naipes iguais.

naipes iguais flush poker

É com base nestas probabilidades que você precisa avaliar suas chances de vitória e, sobretudo, como irá fazer sua aposta. Para melhorar sua estratégia de jogo e conhecer outras, você pode consultar os melhores livros de poker. Não resta dúvida de que, para ser um grande jogador, é preciso estudar muito. E você pode começar por aqui!

Rolar para cima