Biografia e carreira do tenista brasileiro Eduardo Ribeiro

O último fim de semana do mês de agosto foi de festa para o tenista brasileiro Eduardo Ribeiro. O gaúcho conseguiu levantar duas taças, o de campeão do torneio individual e do torneio em duplas do Brasil Tennis Cup.

eduardo ribeiro tenis

É apenas mais um capítulo na carreira deste promissor atleta brasileiro, que foi o tenista que mais subiu e ganhou posições no ranking da ATP no ano de 2022. Se você costuma apostar em tênis, fique de olho nele.

Onde nasceu e quem é Eduardo Ribeiro?

Eduardo Ribeiro é gaúcho, nascido no município de Santa Cruz do Sul, a 155 km de distância da capital, Porto Alegre. Porém, atualmente, o tenista é radicado no estado de Santa Catarina, também na região sul do país.

O tenista nasceu no dia 17 de março de 1998 e ocupa a posição de número 351 do ranking da ATP, que pode mudar depois do US Open, quando os pontos do Brasil Tennis Cup serão contabilizados. Pela conquista, ele receberá 15 pontos no ranking da ATP.

Conquistas e carreira de Eduardo Ribeiro

O título no torneio paulista foi o quarto na carreira de Eduardo Ribeiro, o primeiro em 2023, quando ele resolveu focar os seus esforços em torneios de nível maior dentro do circuito da ATP.

tenista eduardo ribeiro

Para essa temporada, Eduardo Ribeiro montou seu calendário fazendo uma mescla de torneios de diversos níveis, como os das séries ATP Challenger, ATP 250 e, até mesmo, do Rio Open, maior torneio de tênis da América do Sul que faz parte da série ATP 500.

Isso tem rendido bons frutos para o gaúcho, que no primeiro semestre de 2023 chegou duas vezes nas semifinais de torneios ATP Challenger, os seus melhores resultados em torneios desse nível.

Torneio Brasil Tennis Classic

O quarto título da carreira de Eduardo Ribeiro aconteceu no mês de agosto de 2023 e marcou uma grande coincidência: aconteceu pouco mais de um ano depois do primeiro título de sua carreira.

Em agosto de 2022, ainda com 24 anos, Eduardo Ribeiro foi o grande campeão da etapa de Recife do Brasil Tennis Classic, torneio também organizado pela ITF em solo nacional. São torneios que servem como preparação para os melhores torneios do tênis mundial.

Na grande decisão, Ribeiro, que chegou como grande surpresa do evento, venceu o recifense João Lucas Reis na grande final por 2 sets a 1. O segundo título da carreira veio pouco tempo depois, também em agosto de 2022 na etapa de Brasília do Brasil Tennis Classic.

Nessa oportunidade, Eduardo derrotou o argentino Lorenzo Gagliardi na grande decisão por 2 sets a 0. O terceiro título veio ainda em 2022, no ITF Men M25 de Lajeado.

ENGIE Open

Antes do título do Brasil Tennis Cup, Eduardo Ribeiro já tinha mostrado bons resultados em 2023. Só estava mesmo faltando terminar um torneio no lugar mais alto do pódio.

Um exemplo disso foi a Engie Cup, disputada em Florianópolis. É um torneio organizado pela ATP pela série Challenger que dava 75 pontos ao campeão. Na ocasião, Ribeiro chegou até a semifinal, jogando diante de sua torcida.

Eduardo Ribeiro: futuro do tenista

O futuro de Eduardo Ribeiro já está traçado para o restante da temporada. O gaúcho dá uma pausa nos torneios e vai para Florianópolis, onde mora, passar uma temporada de treinamento com seu técnico, Marlon Oliveira.

tenis eduardo ribeiro

Essa breve temporada de treinos tem como objetivo se preparar para a reta final da temporada, quando Eduardo volta às quadras  no ATP Challenger de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, no mês de setembro.

Os planos do brasileiro, para a alegria de que gosta de tênis, ainda incluem a disputa de outros diversos torneios pela América do Sul, em um intervalo de dois meses, incluindo os ATP Challengers de Campinas e Curitiba aqui no Brasil.

Não perca as oportunidades do Tênis!

Enquanto Eduardo Ribeiro não aparece nas quadras, não esqueça de observar as demais promessas atuais do tênis brasileiro. Estamos falando de nomes como o de Rafael Matos e Bia Haddad, nomes mais do que certeiros para quem está prestes a mirar na qualidade dos tenistas brasileiros para apostar no US Open.

Rolar para cima