Facebook
Instagram
Youtube
Spotify
Bodog

O que são os e-games?

Você já ouviu falar de esportes eletrônicos? E sobre jogos de computador online? Ou talvez tenha ouvido alguém comentar sobre “eSports”? Nos últimos anos, os e-games, e-sports ou esportes eletrônicos se tornaram um tema recorrente nos meios de comunicação. O crescimento dos jogos online e das instituições profissionais dedicadas a estes é cada vez maior na América Latina e no mundo.

E-Games no 2020

Os e-games são esportes?

Os e-games, esportes eletrônicos ou e-sports (também eSports) são competições ou torneios de videogames competitivos onde vários jogadores se enfrentam em tempo real para alcançar um objetivo. A ideia de esporte eletrônico tem como base o mesmo conceito que transforma uma atividade ou jogo físico num esporte. Um grupo de jogadores que sob determinadas regras e/ou situações competem entre si com a finalidade de cumprir uma meta. A principal diferença, obviamente, é que no caso dos e-games a ação é realizada por meio de suporte tecnológico e virtual.

e sports

Sua popularidade aumentou bastante nos últimos anos graças às plataformas de streaming e à proliferação de jogadores profissionais. Devido a várias empresas e aos meios de comunicação digitais, conseguem viver exclusivamente do jogo.

Um jogador profissional de e-games é alguém que treina diariamente e assinou um contrato com alguma equipe específica para jogar e competir em determinados torneios. Cada categoria de eSport tem suas próprias competições que são realizadas em épocas específicas do ano, por isso. É essencial que cada jogador mantenha suas habilidades ativas.

Quais são os e-games mais famosos?

Embora existam muitos videogames no mundo, na verdade nem todos “podem” ser considerados e-games ou eSports. O principal motivo é que, em geral, os jogos onde não há enfrentamento entre dois jogadores ou equipes. Não são classificados como uma competição. Por isso, muitas pessoas não os consideram esportes eletrônicos.

e sports 2

Então, os gêneros mais comuns de videogames associados aos eSports são de estratégia em tempo real, tiros em primeira pessoa (first person shooter) e arena de batalha multiplayer online (MOBA, por suas siglas em inglês). Além dos jogos mais famosos, que vamos destacar depois. Há outros como Smite e Hearthstone. Que têm seus próprios campeonatos mundiais. Esses torneios são realizados em locais físicos, como um estádio, diante de uma plateia e oferecem um prêmio em dinheiro para os vencedores.

League of Legends – LoL

Um dos maiores e-games do mundo é o “League of Legends”. Pertence ao gênero mencionado anteriormente como MOBA. Começou a fazer parte do cenário competitivo em 2011, quando foi realizado seu primeiro campeonato mundial.

Desde então, adicionou ao seu repertório uma grande quantidade de torneios de diferentes níveis no mundo inteiro. Algumas dessas competições são: o Campeonato Mundial, o Mid-Season Invitational (MSI), as Séries de Campeonatos Regionais do League of Legends e o League of Legends International Wild Card.

CS:GO

“Counter-Strike: Global Offrensive” é um videogame de tiros em primeira pessoa, desenvolvido pela Valve Corporation em colaboração com a Hidden Path Entertainment. É o quarto jogo de uma saga e foi lançado em 2012.

Uma presença bastante importante atualmente no mundo dos e-games. Tem uma legião de seguidores e é um dos jogos mais assistidos nas plataformas de streaming mais importantes. Também tem uma série de jogadores profissionais que participam de algumas das equipes mais importantes do mundo como Team Liquid, Vitality e G2 eSports.

Dota 2

Dota 2, ou originalmente “Defense of the Ancients 2”, é um videogame da categoria MOBA, lançado no dia 9 de Julho de 2013 e desenvolvido pela Valve Corporation.

Anualmente, a Valve realiza um torneio internacional com a participação das 12 equipes mais importantes da temporada anual. Lembre-se que o treinamento e-sports é uma das chaves para o sucesso.

O prêmio do vencedor é proveniente da arrecadação da comunidade durante a temporada. Já alcançou somas superiores a 30 milhões de dólares, tornando-se a maior premiação de e-games da história.