Como funciona o desempate no poker?

O poker é um jogo de cartas com regras claras, simples e definidas. Basicamente, podemos resumir a regra geral do poker desta forma: vence o jogador que fizer a combinação de cartas de maior força. Portanto, existe uma lista de mãos de poker, como uma tabela do poker, onde se sabe quais são os conjuntos de cartas mais fortes.

desempate poker 1

Mas se há um empate de mãos entre dois ou mais jogadores, o que acontece? Sim, isso pode acontecer e há regras para definir o desempate. Se você quer saber mais sobre este assunto, você está no lugar certo. Aqui, nós da Bodog preparamos este artigo para explicar detalhadamente como é realizado o desempate no jogo de poker. Então, siga com a gente!

Mãos de poker

Para compreender bem como é feito o desempate, precisamos ter claro as combinações de mãos de poker. Por isso, vamos colocar aqui, brevemente, a lista desde a mão mais forte até a mais fraca:

  1. Royal Straight Flush: mão mais forte. Composta por Ás (A), Rei (K), Dama (Q), Valete (J) e Dez (T) do mesmo naipe.
  2. Straight Flush: cinco cartas em sequência do mesmo naipe;
  3. Quadra: quatro cartas de mesmo valor, mas de naipes diferentes;
  4. Full House: três cartas de mesmo valor e a duas cartas de mesmo valor, todas de naipes distintos;
  5. Flush: cinco cartas de diferentes valores, mas com naipes iguais;
  6. Sequência:  sequência de cinco cartas de naipes diferentes;
  7. Trinca: três cartas de mesmo valor e naipes distintos;
  8. Dois pares: duas duplas de cartas de valor igual e diferentes naipes;
  9. Par: apenas uma parte de cartes de mesmo valor e naipes diferentes;
  10. Carta mais alta: carta com maior valor.

Valores de cartas

Como você viu no ponto anterior, a mão mais fraca do poker é aquela que não apresenta nenhuma sequência, nem cartas de mesmo naipe ou mesmo valor. Nestes casos, avalia-se apenas qual é a carta mais forte. Ou seja, isso significa que existe na regra do poker uma lista com a sequência de cartas mais importantes, e esta hierarquia de cartas é determinante no momento de desempate. Por isso, vamos te mostrar da mais forte à mais fraca:

  1. Ás (A)
  2. Rei (K)
  3. Dama (Q)
  4. Valete (J)
  5. Dez (T)
  6. Nove
  7. Oito
  8. Sete
  9. Seis
  10. Cinco
  11. Quatro
  12. Três
  13. Dois

Realizando o desempate

Agora que você já sabe as combinações de mãos e a sequência de força das cartas, podemos falar de como é realizado o desempate propriamente dito. Antes, porém, vale ressaltar uma questão: no poker, os naipes não possuem valores diferentes, portanto não servem como critério de desempate. O único critério de desempate válido é o valor individual das cartas.

Quando falamos em empate no poker, nos referimos a dois ou mais jogadores que possuem a mesma mão, isto é, uma Full House, uma quadra, uma trinca, etc. Quando isso acontece, o dealer da mesa (pessoa responsável por distribuir as cartas e controlar o jogo) avaliará qual dos jogadores com a mesma mão tem a carta mais alta.

Vamos ver um exemplo: dois jogadores, A e B, têm um Straight Flush. A mão do jogador A começa com uma Dama (Q) e a mão do jogador B com um 10 (T). Neste caso, o jogador A é o vencedor, porque sua sequência começa com uma Dama, que é mais forte que um 10. Portanto, a regra nos diz que, para as mãos de sequência (Straight Flush e Straight), o desempate é feito da primeira carta mais forte.

No caso de mãos com cartas de mesmo valor (Quadra, Full House, Trinca, Dois pares e Par), desempata-se avaliando quem tem o conjunto de maior valor. Por exemplo, uma Quadra de 10 (T) vale mais que uma quadra de 9, assim sucessivamente. No caso específico do Full House, primeiro se avalia a trinca e, caso se mantenha o empate, observa-se a dupla.

Conclusão

Como dissemos no início deste artigo, as regras do poker são relativamente fáceis. Podemos ter uma ideia disso, observando como acontece o desempate de mãos. O grande charme do poker, porém, está na sua dinâmica, nas estratégias. Por isso, jogar poker online é cada vez mais comum.

Rolar para cima