Croácia e Espanha podem se encontrar em Catar 2022 em um duelo emocionante

Um dos duelos interessantes das oitavas de final da Copa do Mundo do Catar 2022 poderia ser a partida entre Croácia e Espanha, duas seleções europeias com nível para chegar longe nessa copa.
Croacia Espana Copa del Mundo 2022

A Croácia chega como vice-campeã da Copa do Mundo de Rússia 2018, enquanto a Espanha decepcionou nessa última edição, onde foi eliminada nas oitavas de final pelo anfitrião.

Dados do possível confronto entre Croácia e Espanha em Catar 2022

Croácia x Espanha pode ser uma daquelas partidas inesquecíveis na história da Copa do Mundo do Catar 2022 e alguns dados históricos devem ser levados em consideração ao agendar esse possível confronto.

Data e horário6 de dezembro, às 12:00
EstádioQatar Foundation Education City
Grupo y FaseOitavas de final

É tempo de vingança para a Fúria e tempo de ratificação para os balcânicos.

Que dia e onde será o jogo entre Croácia e Espanha?

Croácia e Espanha jogariam na quinta-feira, 6 de dezembro, no Estádio Qatar Foundation, também conhecido como Education City, localizado na cidade de Al-Rayyan. O estádio tem capacidade para 40 mil torcedores.

Que horas será o jogo de Croácia x Espanha?

A partida começará às 18:00, horário local, ou seja, às 12:00 no Brasil.

Fase da partida entre Croácia e Espanha

Croácia e Espanha podem se encontrar nas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar 2022.

Confrontos anteriores entre Croácia e Espanha

Se esse emocionante confronto das oitavas de final entre Croácia e Espanha acontecer, será o primeiro na história das copas do mundo.

No entanto, as duas seleções já disputaram as oitavas de final da Eurocopa 2020. Em um jogo muito disputado na Dinamarca, a Espanha venceu por 5 a 3 na prorrogação, após a Croácia ter conseguido empatar em 3 a 3 aos 90 minutos, depois de estar perdendo por 3 a 1.

historial croacia espana mundiales fifa

Disputaram já um total de 9 jogos, a Espanha venceu 5, empataram uma vez e a Croácia venceu 3 vezes. A maior goleada foi registrada na Liga das Nações da UEFA de 2018/19, onde os ibéricos venceram por 6 a 0, com gols de Saúl, Marco Asensio, Kalinic (contra), Rodrigo, Sergio Ramos e Isco.  

Como chega a Croácia para enfrentar a Espanha?

Os croatas estão no Grupo F, junto com Bélgica, Canadá e Marrocos. Para chegar à Copa do Mundo do Catar 2022, a Croácia teve que sofrer até a última rodada das Eliminatórias da UEFA. Os balcânicos derrotaram a Rússia por 1 a 0 e conseguiram a passagem direta.

Tal como a Bélgica, disputa a Liga das Nações da UEFA e soma 7 pontos no grupo liderado pela Dinamarca (9). Sua vitória mais importante do ano foi contra a França, em Paris, por 1 a 0.

jugador croacia luka modric

Nesta temporada, a seleção vermelha e branca disputou dois amistosos no Catar: empatou em 1 a 1 com a Eslovênia e venceu a Bulgária por 2 a 1.

Análise da Croácia em outras copas do mundo

A Croácia disputará apenas sua sexta Copa do Mundo em Catar 2022, mas já teve performances incríveis em sua curta carreira. Em sua primeira Copa do Mundo, em França 1998, a seleção croata fez sua estreia conquistando um merecido terceiro lugar ao derrotar a Holanda por 3 a 2.

Participações em Copas do Mundo6
Vitórias em Copas do Mundo0 (2° lugar em Rússia 2018)

Em Rússia 2018 também fez história ao chegar à final, onde acabou perdendo para a implacável seleção francesa por 4 a 2. Curiosamente, nas duas vezes em que a Croácia disputou as semifinais, a França acabou levantando a taça.

Possibilidade de estrutura e estilos de jogo da equipe

A Croácia é uma equipe organizada taticamente, que sabe estreitar os espaços do rival e que tem um jogador de grande destaque, o meia Luka Modric.

O talento do Real Madrid é o líder de uma equipe que pode jogar com uma formação de 4-2-3-1 ou de 4-3-3. O treinador é Zlatko Dalic, o mesmo que liderou uma equipe sem tantas estrelas até a final de Rússia 2018.

defensor vida domagoj croacia

Tem dois zagueiros confiáveis como Sime Vrsaljko e Domagoj Vida, um meio-campista versátil como Mateo Kovacic, que terá que substituir Ivan Rakitic, e o sacrificado Ivan Perisic, outro dos jogadores mais conhecidos da equipe balcânica.

Prêmios conquistados pela seleção croata

Embora a Croácia seja uma seleção nova, por ser um país separado da antiga Iugoslávia, têm obtido um bom desempenho nas competições de futebol. Foi vice-campeã mundial em Rússia 2018 e terceira em França 1998.

Além disso, chegou às quartas de finais duas vezes na Eurocopa de Inglaterra 1996 e Áustria-Suíça 2008.

Se orgulha de contar com um jogador que ganhou a Bola de Ouro em 2018. Foi Luka Modric, também escolhido como um dos melhores da Copa do Mundo. Seu artilheiro histórico é Davor Suker, herói naquela Copa do Mundo de França 1998.

Como estaria a Espanha para enfrentar a Croácia?

A Espanha participa da primeira fase da Copa do Mundo do Catar 2022 no Grupo E, juntamente com Costa Rica, Alemanha e Japão. 

Os espanhóis alcançaram a vaga para a Copa depois de terminar em primeiro lugar em seu grupo nas Eliminatórias Europeias. A equipe vermelha somou 19 pontos e terminou acima da Suécia (15) com 6 vitórias, um empate e 1 derrota.

Na temporada prévia a Catar 2022, a seleção espanhola ainda não foi derrotada, contando os amistosos e os jogos da Liga das Nações. Os destaques incluem uma vitória por 5 a 0 sobre a Islândia em março e uma vitória por 1 a 0 sobre a Suíça em junho. 

Análise da Espanha em outras participações

A Espanha participou de 16 Copas do Mundo e conquistou apenas um título. Foi em África do Sul 2010, onde derrotou a Holanda por 1 a 0 na final, com gol de Andrés Iniesta.

No total, a Fúria Roja disputou 63 partidas com 30 vitórias, 15 empates e 18 derrotas em copas do mundo. Seu pior desempenho foi na Copa do Mundo de Brasil 2014, onde terminou na 23ª posição, eliminada logo na Primeira Fase.

Participações em Copas do Mundo16
Vitórias em Copas do Mundo1 (África do Sul 2010)

Curiosamente, em Brasil 1950, a Espanha teve seu segundo melhor desempenho numa Copa do Mundo. Alcançou o terceiro lugar na competição, que dividiu com a Suécia. 

Possível escalação e tática de jogo da equipe espanhola

A equipe comandada por Luis Enrique costuma jogar com um 4-3-3 bem definido e prioriza a posse de bola. A Espanha gosta de dominar a partida e pressionar seus adversários, ampliando o campo usando seus laterais.

A Espanha tem jogadores com experiência nas principais ligas europeias, como o capitão Sergio Busquets (Barcelona), os laterais Jordi Alba e Dani Carvajal, o meia Koke do Atlético de Madrid e atacantes como Álvaro Morata, Pablo Sarabia e Dani Olmo.

Outra peça-chave para os espanhóis é o jovem atacante Ferrán Torres, de 22 anos. Ele é um dos candidatos a ser titular do tridente ofensivo e pode ser uma opção junto com Gerard Moreno, Marco Asensio ou Mikel Oyarzábal. 

marco asencio jugador espana

Esta seria a escalação da Espanha na Copa do Mundo do Catar 2022: Unai Simon; Dani Carvajal, Eric García, Aymeric Laporte, Jordi Alba; Koke, Sergio Busquets, Gavi; Pablo Sarabia, Álvaro Morata e Dani Olmo.

Copas conquistadas pela seleção da Espanha

A Espanha teve grandes conquistas ao longo da história. Foi campeã do mundo em África do Sul 2010 e venceu três vezes a Eurocopa (1964, 2008 e 2012). Além disso, a Fúria foi vice-campeã da Liga das Nações (2021) e da Copa das Confederações (2013). Também conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos da Antuérpia 1920.

Quanto aos jogadores históricos da seleção espanhola, não podemos nos esquecer de David Villa, o artilheiro com 59 gols, e Sergio Ramos, o jogador com mais jogos pela seleção (180).

Apenas dois espanhóis ganharam a Bola de Ouro. O naturalizado Alfredo Di Stéfano (nascido na Argentina) conquistou o prêmio duas vezes e Luis Suárez foi reconhecido em 1960. Outros que chegaram perto foram Emilio Butragueño, Raúl González, Fernando Torres, Xavi Hernández e Andrés Iniesta.

Previsões para o possível confronto entre Croácia e Espanha

Pela história, a Espanha aparece como favorita para vencer o duelo contra a Croácia. No entanto, os croatas são duas vezes vice-campeões do mundo e têm Luka Modric como destaque, o que equilibra as coisas.

A Espanha tem o desafio de impor sua nova geração de jogadores, que disputarão sua primeira Copa do Mundo. A pressão poderia jogar contra a Espanha.

Outros confrontos importantes da Copa do Mundo de 2022

Essa Copa do Mundo oferece outras possibilidades para desfrutar nas oitavas de final. Dois gigantes sul-americanos, o campeão mundial e o Portugal de Cristiano Ronaldo poderiam protagonizar mais confrontos marcantes.

Possível confronto das oitavas de final: Brasil x Portugal

Brasil Portugal Copa del Mundo 2022

O Brasil de Neymar e o Portugal de Cristiano Ronaldo poderiam se encontrar nas oitavas de final. A hipotética partida seria jogada no Estádio Al-Janoub do Catar.

Possível confronto das oitavas de final: França x Argentina

Francia Argentina Copa del Mundo 2022

Outra revanche do que ocorreu em Rússia 2018 pode se repetir em Catar 2022. França x Argentina no Estádio Al-Thumama poderia ser disputado no domingo, 4 de dezembro, às 12:00.

Rolar para cima