Corinthians x Cruzeiro na série A do Brasileirão 2023

Após longos meses de Campeonatos Estaduais, a bola começa a rolar neste fim de semana para a Série A do Brasileirão, em uma das edições mais aguardadas dos últimos tempos do Campeonato Brasileiro. Essa será a primeira edição depois de 4 anos em que todos os chamados “12 grandes clubes” do futebol brasileiro estarão na Série A.

corinthians cruzeiro brasileirao

O grupo é composto pelos quatro grandes clubes de São Paulo e do Rio de Janeiro, além das duplas Cruzeiro e Atlético de Minas Gerais e Grêmio e Internacional do Rio Grande do Sul. Isso será possível graças ao retorno do Cruzeiro à elite do futebol nacional, com o clube agora sob nova direção tentando reencontrar o caminho das vitórias e sonhar com títulos. Porém, logo de cara o time terá um grande desafio: enfrentar o Corinthians em Itaquera. Se você curte  apostar no brasileirão, leia mais.

Corinthians e Cruzeiro: detalhes do confronto

O confronto entre Corinthians e Cruzeiro será realizado na Neo Química Arena em Itaquera no próximo domingo, dia 16 de abril.

O jogo será válido pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro e traz as duas equipes longe de uma grande sequência de jogos, já que nenhum dos dois chegou até a final do seu respectivo Campeonato Estadual.

O Corinthians entra em campo um pouco mais cansado, já que além de ter enfrentado o Remo fora de casa no meio da semana pela Copa do Brasil, também foi até o Uruguai na última semana encarar o Liverpool em sua estreia na Copa Libertadores.

Já o Cruzeiro depois da eliminação no Campeonato Mineiro teve como jogo oficial apenas a estreia na Copa do Brasil no meio de semana, fora de casa no Estádio dos Aflitos contra o Náutico.

Histórico de Corinthians x Cruzeiro

Corinthians e Cruzeiro se enfrentaram pela primeira vez na história em 1967 pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Robertão, que passou a ser considerado nos últimos anos como equivalente ao Campeonato Brasileiro.

brasileirao corinthians cruzeiro

E nesse primeiro encontro, realizado no Estádio do Pacaembu em São Paulo, o Corinthians venceu por 4×2 com dois gols de Dino Sani e um de Tales e Rivellino. Natal e Piazza descontaram para o Cruzeiro.

A última vez que as duas equipes se enfrentaram foi no Campeonato Brasileiro de 2019 e o Cruzeiro, mesmo tendo sido rebaixado naquele ano, venceu por 2×1 jogando na Neo Química Arena.

No total as duas equipes já se enfrentaram 83 vezes, com 33 vitórias para o Corinthians, 20 empates e 30 vitórias do Cruzeiro.

Quando o recorte é feito apenas com o Corinthians como mandante, temos 43 partidas, com 20 vitórias dos donos da casa, 12 empates e 11 vitórias dos mineiros.

Nos últimos 5 encontros, incluindo as finais da Copa do Brasil de 2018, o Cruzeiro não soube o que é perder: 4 vitórias e apenas 1 empate.

Em decisões o placar está empatado: o Cruzeiro venceu o Corinthians na final da Copa do Brasil de 2018, uma vingança pela final do Campeonato Brasileiro de 1998 quando os corintianos levaram a melhor na série final de 3 partidas.

Estratégias de apostas na primeira rodada da Série A

A estratégia para apostar em futebol na primeira rodada da Série A é cautela. A grande maioria das equipes não chegou até a final dos seus respectivos Campeonatos Estaduais e chegam como verdadeiras incógnitas, assim como times favoritos chegam em crise.

É o caso, por exemplo, do Flamengo que acumulou o quarto título perdido em menos de quatro meses e demitiu o português Vitor Pereira do comando da equipe.

Times como Santos, São Paulo e Corinthians, por exemplo, passaram por mais de um mês de inatividade e chegam como interrogações. As primeiras rodadas podem trazer zebras e resultados inesperados.

Análise das equipes de Corinthians x Cruzeiro

Corinthians e Cruzeiro não estão entre os maiores favoritos ao título do Campeonato Brasileiro, mas podem surpreender nessa temporada por motivos diferentes.

O Corinthians tem uma equipe jovem, incluindo o seu treinador. As ideias modernas de Fernando Lazaro podem dar certo, mas o time também sofre com lesões de algumas de suas principais estrelas.

Já o Cruzeiro chega como dúvida depois de passear na Série B do ano passado e conquistar o título: agora sob o comando do português Pepa o time está pronto para voltar a brilhar em um nível mais alto do futebol?

Como chega o Corinthians para o Brasileirão 2023?

O Corinthians fez um Campeonato Paulista repleto de altos e baixos, sob o comando do treinador novato Fernando Lázaro. O time foi bem nos clássicos, empatando com Palmeiras e Santos e vencendo o São Paulo.

fernando lazaro corinthians

Mas a queda inesperada nas quartas de final contra o Ituano ligou um alerta e colocou um alvo nas costas do treinador, ainda mais por conta do fantasma de Tite no mercado sem emprego.

O Corinthians ainda traz como problema a lesão de Renato Augusto, um dos pilares do time. O meia tem uma lesão no menisco e pode ficar até dois meses afastado do time, sem necessariamente ter uma peça de reposição no elenco.

Como chega o Cruzeiro após voltar da Série B?

O Cruzeiro vive um verdadeiro sobe e desce nos últimos anos, principalmente por conta de administrações desastrosas que lesaram os cofres do clube nos últimos anos.

Dessa forma, o clube que na última década foi bicampeão do Brasileirão e da Copa do Brasil, foi rebaixado para a Série B em 2019 e flertou seriamente com a Série C antes de iniciar uma recuperação.

O time fez grande Série B sob o comando do uruguaio Paulo Pezzolano no último ano, mas o desempenho ruim no Campeonato Mineiro de 2023 derrubou o uruguaio. E para o seu lugar chegou o português Pepa.

cruzeiro pepa treinador

O time chega como incógnita para esse ano, e luta com todas as forças para se manter na Série A e continuar a sua recuperação, agora com Ronaldo como novo dono da SAF da Raposa.

Conclusão

A primeira rodada já mostra como o nível do Brasileirão em 2023 será elevado. Logo de cara teremos o confronto entre dois dos maiores vencedores do Campeonato Brasileiro e grandes campeões da Copa do Brasil.

Serão 38 rodadas emocionantes e esse é apenas o primeiro capítulo de um livro que promete emoções da primeira até a última página.

Rolar para cima