Facebook
Instagram
Youtube
Spotify
Bodog

Copa do Mundo Sub-17: o show das seleções de base!

copa do mundo sub17 brasil

Pela primeira vez na história, o Brasil sediará a Copa do Mundo FIFA Masculina Sub-17. O país do futebol ainda não tinha sido anfitrião da competição nesta categoria e a notícia de que seria veio em cima da hora – após desistência do Peru, em fevereiro deste ano. Mas a 18ª edição do campeonato está garantida e vai ocorrer entre 26 de outubro e 17 de novembro, com direito a toda emoção que um evento desse porte pode oferecer, e você acompanha tudo no site do Bodog

Ao todo, serão 24 seleções tentando chegar à final para levantar a taça de campeão do mundo. Os últimos a conseguirem o feito foram os ingleses, que, aliás, por ironia do destino, não conseguiram se classificar para o torneio atual. As equipes participantes foram sorteadas e distribuídas em potes, seguindo como critério o desempenho dos times nas cinco edições anteriores do mundial sub-17. Confira como ficaram os grupos:

Pote 1 Pote 2 Pote 3 Pote 4
Brasil Argentina Itália Angola
México Estados Unidos Camarões Haiti
Nigéria Nova Zelândia Austrália Hungria
França Paraguai Chile Senegal
Japão Equador Canadá Ilhas Salomão
Espanha Coreia do Sul Países Baixos Tajiquistão

História, números e curiosidades sobre a Copa do Mundo Sub-17

A primeira edição da Copa do Mundo FIFA Sub-17 foi realizada em 1985 – 55 anos após a criação do torneio internacional das seleções principais. O evento ocorreu na China com a seleção de base da Nigéria se sagrando como a primeira campeã da história. Na verdade, a partir daí, os nigerianos já conseguiram mais quatro títulos (1993, 2007, 2013 e 2015), tornando-se os maiores vencedores do campeonato – que ocorre a cada dois anos. O Brasil é tricampeão (1997, 1999 e 2003) e ocupa o segundo lugar no ranking, enquanto Gana (1991 e 1995) e México (2005 e 2011) dividem a terceira posição no pódio.

copa sub17 jogador

Dois jogadores brasileiros já foram escolhidos para ganhar a bola de ouro por suas atuações na competição: o meio-campista William (1985) e o volante Anderson (2005), ambos já aposentados. Na última edição, em 2017, o goleiro Gabriel Brazão foi contemplado com a Luva de Ouro. O Brasil também aparece na lista das maiores goleadas da Copa com o 7 a 0 em cima da Nova Zelândia, em 2007!

Estádios e cidades-sede da Copa de Futebol sub 17 no 2019

Sabendo o quanto os maiores eventos de futebol online acabam concentrando seus esforços em realizar seus jogos em regiões que já possuem certo privilégio esportivo e também para não atrapalhar os campeonatos nacionais vigentes, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Internacional de Futebol (FIFA) decidiram que as partidas ocorreriam em locais fora do eixo Rio-São Paulo.

partidas copa mundo sub17

Dessa forma, o Comitê Organizador Local revelou que as disputas se dariam nas cidades de Cariacica (ES), Gama (DF) e Goiânia (GO). A abertura e o fechamento do torneio serão na sede principal, no Estádio Bezerrão (Gama). Enquanto todos os jogos serão distribuídos também entre o Estádio Kleber Andrade (Cariacica), o Estádio Olímpico e o Estádio da Serrinha (ambos em Goiânia).