Copa do Mundo Sub-17: o show das seleções de base!

copa do mundo sub17 brasil

Pela primeira vez na história, o Brasil sediará a Copa do Mundo FIFA Masculina Sub-17. O país do futebol ainda não tinha sido anfitrião da competição nesta categoria e a notícia de que seria veio em cima da hora – após desistência do Peru, em fevereiro deste ano. Mas a 18ª edição do campeonato está garantida e vai ocorrer entre 26 de outubro e 17 de novembro, com direito a toda emoção que um evento desse porte pode oferecer, e você acompanha tudo no site do Bodog

Ao todo, serão 24 seleções tentando chegar à final para levantar a taça de campeão do mundo. Os últimos a conseguirem o feito foram os ingleses, que, aliás, por ironia do destino, não conseguiram se classificar para o torneio atual. As equipes participantes foram sorteadas e distribuídas em potes, seguindo como critério o desempenho dos times nas cinco edições anteriores do mundial sub-17. Confira como ficaram os grupos:

Pote 1Pote 2Pote 3Pote 4
BrasilArgentinaItáliaAngola
MéxicoEstados UnidosCamarõesHaiti
NigériaNova ZelândiaAustráliaHungria
FrançaParaguaiChileSenegal
JapãoEquadorCanadáIlhas Salomão
EspanhaCoreia do SulPaíses BaixosTajiquistão

História, números e curiosidades sobre a Copa do Mundo Sub-17

A primeira edição da Copa do Mundo FIFA Sub-17 foi realizada em 1985 – 55 anos após a criação do torneio internacional das seleções principais. O evento ocorreu na China com a seleção de base da Nigéria se sagrando como a primeira campeã da história. Na verdade, a partir daí, os nigerianos já conseguiram mais quatro títulos (1993, 2007, 2013 e 2015), tornando-se os maiores vencedores do campeonato – que ocorre a cada dois anos. O Brasil é tricampeão (1997, 1999 e 2003) e ocupa o segundo lugar no ranking, enquanto Gana (1991 e 1995) e México (2005 e 2011) dividem a terceira posição no pódio.

copa sub17 jogador

Dois jogadores brasileiros já foram escolhidos para ganhar a bola de ouro por suas atuações na competição: o meio-campista William (1985) e o volante Anderson (2005), ambos já aposentados. Na última edição, em 2017, o goleiro Gabriel Brazão foi contemplado com a Luva de Ouro. O Brasil também aparece na lista das maiores goleadas da Copa com o 7 a 0 em cima da Nova Zelândia, em 2007!

Estádios e cidades-sede da Copa de Futebol sub 17 no 2019

Sabendo o quanto os maiores eventos de futebol online acabam concentrando seus esforços em realizar seus jogos em regiões que já possuem certo privilégio esportivo e também para não atrapalhar os campeonatos nacionais vigentes, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Internacional de Futebol (FIFA) decidiram que as partidas ocorreriam em locais fora do eixo Rio-São Paulo.

partidas copa mundo sub17

Dessa forma, o Comitê Organizador Local revelou que as disputas se dariam nas cidades de Cariacica (ES), Gama (DF) e Goiânia (GO). A abertura e o fechamento do torneio serão na sede principal, no Estádio Bezerrão (Gama). Enquanto todos os jogos serão distribuídos também entre o Estádio Kleber Andrade (Cariacica), o Estádio Olímpico e o Estádio da Serrinha (ambos em Goiânia).

Rolar para cima