Facebook
Instagram
Youtube
Spotify
Bodog

A Copa do Mundo de Rugby Union 2019

02 jogo de rugby

Ainda que o rugby não seja muito difundido no Brasil, em diversos outros países a sua história é bem diferente. Tanto é que, a cada quatro anos, acontece a Copa do Mundo de Rugby Union – que está rolando agora, no Japão – e, comparado a grandes eventos esportivos, este se configura como o terceiro mais acompanhado do planeta, perdendo apenas para a Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas! Ficou curioso pra saber um pouco mais sobre o assunto? Então, continue lendo este artigo e comece a acompanhar mais de perto este esporte que já faz a cabeça de milhões de torcedores.

História e popularização do rugby

A lenda que gira em torno do rugby (ou rúgbi, em português) é de que, na verdade, ele tenha surgido de um “erro”. Um aluno de uma escola da Inglaterra teria, no meio de uma partida de futebol, pego a bola com as mãos e corrido até a linha de fundo do time adversário. O ano era 1823, o estudante em questão era William Webb Ellis e o colégio chamava-se Rugby, na cidade de mesmo nome. É por isso que, ainda hoje é conhecido como Rugby Football e, por um bom tempo, foi organizado pela mesma fundação; até que, em 1871, foi reconhecido como um esporte à parte e teve suas próprias regras e particularidades oficializadas, regido, então, pela recém-criada Rugby Football Union.

03 jogadores bola rugby

Escócia e Inglaterra foram os primeiros países a realizarem uma partida internacional, com a Escócia saindo vencedora. No entanto, foi só mais de 20 anos depois que a prática tomou proporções maiores e rompeu barreiras geográficas para conquistar o mundo, com a criação do que, mais tarde, viria a se chamar Rugby Football League. Foram décadas e décadas elaborando esquemas de campeonatos e ajustando regras para que se chegasse ao rugby do jeito que conhecemos hoje.

A Copa do Mundo, de fato, surgiu no século XIX e só conseguiu deslanchar na década de 1980, na Austrália, com 16 equipes participantes e a Nova Zelândia sagrando-se campeã da primeira edição (1987).

Principais times e números do torneio

Embora o troféu William Webb Ellis (lembram deste nome?) seja bastante disputado, poucas equipes o conquistaram. Das 20 seleções que participam do torneio, apenas os All Blacks (tricampeões), os Wallabies, os Springboks (ambos bicampeões) e a Seleção Inglesa de Rugby Union (campeã) conseguiram levantar a taça.

01 Copa do mundo Rugby

A Nova Zelândia é autoridade no assunto, colecionando recordes para além do tricampeonato da disputa mais importante do esporte. A seleção registra a maior quantidade de pontos no torneio (1711) e tem o maior número de Tries (232) e conversões (173). A equipe inglesa também tem sua relevância nas estatísticas, obtendo o maior número de penalidades (113) e de Drop Goals (19) na história da Copa do Mundo de Rugby Union.

A edição deste ano – que acontece até 2 de novembro – começou com grandes emoções e “zebras” que já estão dando o que falar entre os milhões de fãs ao redor do mundo. Quer acompanhar o torneio de maneira ainda mais eletrizante? Acesse o site do Bodog e descubra como!