Ainda que o rugby não seja muito difundido no Brasil. Em diversos outros países a sua história é bem diferente. Tanto é que, a cada quatro anos, acontece a Copa do Mundo de Rugby Union – que está rolando agora, no Japão –.
E, comparado a grandes eventos esportivos. Este se configura como o terceiro mais acompanhado do planeta. Perdendo apenas para a Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas!
Contenido
Mundial do Rubgy
Ficou curioso pra saber um pouco mais sobre o assunto? Então, continue lendo este artigo e comece a acompanhar mais de perto este esporte que já faz a cabeça de milhões de torcedores. A análise esportiva é a chave para vencer.
História e popularização do rugby
A lenda que gira em torno do rugby (ou rúgbi, em português) é de que, na verdade, ele tenha surgido de um “erro”. Um aluno de uma escola da Inglaterra teria. No meio de uma partida de futebol, pego a bola com as mãos e corrido até a linha de fundo do time adversário.
O ano era 1823, o estudante em questão era William Webb Ellis e o colégio chamava-se Rugby, na cidade de mesmo nome. É por isso que, ainda hoje é conhecido como Rugby Football. E, por um bom tempo, foi organizado pela mesma fundação. Até que, em 1871, foi reconhecido como um esporte à parte e teve suas próprias regras e particularidades oficializadas, regido. Então, pela recém-criada Rugby Football Union.
Escócia e Inglaterra no Rugby
Escócia e Inglaterra foram os primeiros países a realizarem uma partida internacional. Com a Escócia saindo vencedora. No entanto, foi só mais de 20 anos depois que a prática tomou proporções maiores.
E rompeu barreiras geográficas para conquistar o mundo. Com a criação do que, mais tarde, viria a se chamar Rugby Football League. Foram décadas e décadas elaborando esquemas de campeonatos e ajustando regras para que se chegasse ao rugby do jeito que conhecemos hoje.
A Copa do Mundo, de fato, surgiu no século XIX e só conseguiu deslanchar na década de 1980, na Austrália. Com 16 equipes participantes e a Nova Zelândia sagrando-se campeã da primeira edição (1987).
Principais times e números do torneio
Embora o troféu William Webb Ellis (lembram deste nome?) seja bastante disputado, poucas equipes o conquistaram. Das 20 seleções que participam do torneio. Apenas os All Blacks (tricampeões), os Wallabies, os Springboks (ambos bicampeões). E a Seleção Inglesa de Rugby Union (campeã) conseguiram levantar a taça.
A Nova Zelândia é autoridade no assunto, colecionando recordes para além do tricampeonato da disputa mais importante do esporte. A seleção registra a maior quantidade de pontos no torneio (1711) e tem o maior número de Tries (232) e conversões (173).
Apuesta y gana con juegos de Rubgy
A equipe inglesa também tem sua relevância nas estatísticas, obtendo o maior número de penalidades (113) e de Drop Goals (19) na história da Copa do Mundo de Rugby Union.
A edição deste ano – que acontece até 2 de novembro – começou com grandes emoções e “zebras” que já estão dando o que falar entre os milhões de fãs ao redor do mundo. Quer acompanhar o torneio de maneira ainda mais eletrizante? Acesse o site do Bodog e descubra como!