Como será a Copa do Mundo de 2026 com 48 seleções?

A FIFA, federação responsável pela organização e licenciamento dos principais eventos futebolísticos e equipes do mundo, anunciou que, a partir de 2026, a Copa do Mundo de Futebol passará a ser disputada por 48 seleções. Com isso, algumas alterações como o número de grupos e equipes por grupo foram apresentadas. Além, é claro, do número de partidas também ser maior.

copa mundo fifa 48 selecoes
Neste artigo, falamos sobre aspectos do novo formato da competição, que encerra o ciclo de Copas com 32 seleções participantes. Além disso, aqui na Bodog você encontra artigos sobre outros aspectos do torneio, da edição deste ano no Catar, e dicas para apostar na Copa do Mundo.

Catar 2022: última copa do mundo com 32 seleções

A edição da Copa de 2022, que será a primeira realizada no Oriente Médio, é por sua vez a última aparição do formato com 32 equipes. É o que afirma a FIFA, que propõe também uma nova divisão com mais grupos, contendo menos equipes cada.

A modalidade com 32 equipes aparece pela primeira vez na Copa de 1998, disputada na França, e que, à época, possibilitou maior número de participantes da África, América do Norte e Ásia. Nesse modo, as 32 seleções são divididas em 8 grupos de 4 equipes, em que todos os participantes de um mesmo grupo se enfrentam e os dois melhores se classificam para a fase posterior, de confrontos diretos até a final.

Copa do Mundo 2026: 48 seleções em jogo

Em 2017, a FIFA anunciou a ampliação no número de participantes para a edição da Copa do Mundo que será disputada em 2026. A ampliação era debatida desde o início da década de 2010, e foi defendida por todos os presidentes da instituição nesse período.

apostar fifa copa mundo times

Em votação realizada pelo Conselho da instituição, foi decidido o novo formato para 48 equipes, com um número total de 80 partidas realizadas, 16 a mais que atualmente.

Qual será a modalidade do evento?

A Copa de 2026 terá a divisão das 48 equipes em 16 grupos, que contém 3 equipes cada um. As duas melhores seleções de cada grupo se classificam para a fase final, com jogos únicos de mata-mata, com uma fase a mais que a disputa atual. Assim, haverá uma partida a menos na fase de grupos e a relação de dezessete-avos de final (com 32 equipes, temos oitavas de final).

Porém, isso não altera o número total de 7 partidas que o campeão terá que disputar para levantar o título. O tempo de competição também será o mesmo, de 32 dias.

Por que foi decidido fazer da Copa do Mundo com 48 seleções?

Além da participação de mais equipes, o que dá mais visibilidade e proporciona o desenvolvimento do futebol nesses países. Um maior número de seleções também movimenta um maior fluxo de audiência, publicidade, e ajuda nas relações políticas entre mais nações.

Sedes da Copa do Mundo de 2026

Os jogos da Copa do Mundo de 2026 serão disputados nos 3 países que formam a América do Norte. Em votação realizada também em 2017, México, Estados Unidos e Canadá (em uma chapa única de candidatura) venceram o Marrocos e foram eleitos como sedes da competição.

bandeiras estados unidos mexico canada

Ao total, 16 cidades serão as sedes específicas do evento, e receberão as partidas da Copa de 2026. Dessas, 11 cidades são dos Estados Unidos, 3 do México e 2 do Canadá.

Mais jogos e o adeus do atual formato

Está anunciado e se aproxima o fim do formato com 32 seleções. A competição do Catar promete um alto movimento no mercado financeiro e se mostra como um dos principais acontecimentos para apostas esportivas.

Nos resta torcer e esperar para, logo mais, em 2026, termos mais partidas para ver, se divertir, e também apostar.

Rolar para cima