Tudo sobre a Copa do Mundo Feminina 2023: onde será, calendário e mais

A Copa do Mundo Feminina 2023 ocorre entre os dias 20 de julho e 20 de agosto, com as melhores jogadoras de futebol do mundo inteiro. Ao todo, 32 seleções participam, contando com as anfitriãs Nova Zelândia e Austrália.

copa mundo feminina

O torneio reúne o maior número de seleções para a modalidade feminina até então e, com os avanços do futebol nesta área, apostar na Copa do Mundo de Futebol Feminino pode dar bons lucros para quem aproveita os palpites da Bodog.

Onde será a Copa do Mundo de Futebol Feminino 2023?

A Copa do Mundo de Futebol Feminino será disputada na Austrália e na Nova Zelândia. É a primeira vez que uma Copa do Mundo ocorre no continente da Oceania, e a edição conta com o acréscimo de 8 equipes em relação à versão anterior (disputada entre 24 seleções).

Qual será o calendário da Copa do Mundo Feminina 2023?

A Copa do Mundo Feminina ocorre de 20 de julho a 20 de agosto de 2023. Os jogos da fase de grupos vão até o dia 03 de agosto, data em que se saberá, de forma definitiva, quais equipes passam para a fase de mata-mata e quais devem voltar para casa.

As oitavas-de-final começam a partir do dia 08 de agosto, com confronto entre a 1.ª colocada no grupo A contra a 2.ª do grupo C. As quartas-de-final serão jogadas entre os dias 11 e 12 de agosto, que precedem as semifinais, jogadas nos dias 15 e 16 do mesmo mês.

A grande final ocorrerá no dia 20 de agosto, em Sydney, capital da Austrália. O terceiro lugar é disputado dia 19 de agosto entre as seleções que perderam nas semifinais.

Quais são os grupos da Copa do Mundo Feminina?

As 32 seleções presentes nesta edição estão divididas em 8 grupos, com 4 participantes em cada.

Ao todo, participam 5 seleções da AFC (representante da Ásia e Oceania), mais a Nova Zelândia e a Austrália, como países-sede; 11 seleções da UEFA (Europa); 4 da CAF (África); 4 da CONCACAF (América Central e do Norte); 3 da CONMEBOL (América do Sul); e outras 3, que garantiram vagas nos playoffs.

Qual é a classificação do Mundial Feminino?

Os grupos foram sorteados tendo como cabeças de chave as seleções com as melhores posições no ranking da FIFA. Os grupos estão divididos da seguinte forma:

Grupo AGrupo BGrupo CGrupo DGrupo EGrupo FGrupo GGrupo H
N. ZelândiaAustráliaEspanhaInglaterraEstados UnidosFrançaSuéciaAlemanha
NoruegaIrlandaCosta RicaHaitiVietnãJamaicaÁfrica do SulMarrocos
FilipinasNigériaZâmbiaDinamarcaHolandaBrasilItáliaColômbia
SuíçaCanadáJapãoChinaPortugalPanamáArgentinaCoréia do Sul

Favoritas da Copa do Mundo Feminina 2023

Entre as 32 equipes, algumas se destacam pelo nível técnico, tradição no esporte e momento em que se encontram.

  • Brasil: a seleção brasileira vem com força para a edição de 2023 e traz consigo o título de campeã da última edição da Copa América.
  • Canadá: atual vencedora das Olimpíadas, disputadas em Tóquio em 2020, a seleção canadense vem como forte candidata ao título, com equipe concisa e motivada.
  • Estados Unidos: é a seleção com maior tradição em Copas do Mundo na modalidade feminina, com 4 títulos conquistados. Vem em busca de um pentacampeonato inédito e a soberania do futebol feminino no momento (foi campeã na edição de 2019 do mundial).
estados unidos feminina
  • Suécia: foi vice-campeã nas Olimpíadas de Tóquio e vem motivada para a conquista do primeiro título de expressão.
  • Inglaterra: tem uma das ligas de futebol feminino mais fortes e competitivas do mundo, e busca trazer esse padrão para a sua seleção nacional. É a atual campeã da Eurocopa.
  • Espanha: a seleção conta com a melhor jogadora do momento, Alexia Putellas, fato que pode desequilibrar qualquer partida para o lado espanhol.
  • Alemanha: seleção forte e com tradição no futebol feminino, foi campeã em 2003 e 2007 (em que venceu o Brasil na final) e é atual vice da Euro. Vem em busca do tricampeonato mundial.

Jogadoras mais destacáveis desta Copa de Futebol Feminino

  • Marie-Antoinette Katoto: a francesa de 23 anos ficou de fora da seleção em 2019, mas traz ótimo desempenho nas atuações da Liga Francesa (onde joga pelo PSG) e é a artilheira da seleção nas eliminatórias (com 10 gols em 8 jogos).
  • Lea Schüller: a alemã é uma das grandes promessas e destaques atuais de seu país. Apesar de não ter tido o desempenho esperado em 2019, ela vem com força em busca do tricampeonato alemão.
  • Alexia Putellas: a espanhola é considerada uma das melhores jogadoras da atualidade e faz parte de uma seleção com incrível poder de ataque.
alexia putellas futebol

É forte candidata a ser um dos destaques e peça icônica nessa edição do mundial.

Conheça a história da Copa do Mundo Feminino

A Copa do Mundo de Futebol Feminino é o torneio que reúne seleções associadas à FIFA de todo mundo, em confrontos com as melhores jogadoras do momento. Sua história se inicia em 1991, ano em que ocorre a primeira edição do torneio, na China.

Porém, antes mesmo da autorização e reconhecimento da FIFA, havia a Copa do Mundo de Futebol Feminino, organizada por outras entidades, que teve sua primeira edição datada na década de 1970.

Desde o reconhecimento e organização da FIFA, o futebol se consolida com a criação de organizações e competições oficiais, tanto na federação internacional, como nas confederações regionais e nacionais, como a liga de Futebol Feminino no Brasil, organizada pela CBF; para além do suporte para torneios internacionais como a Copa do Mundo.

Campeãs da Copa do Mundo Feminina na história

Apenas 4 equipes foram campeãs da Copa do Mundo Feminina em toda a história. Os Estados Unidos têm 4 títulos (1991, 1999, 2015, 2019), a Alemanha tem 2 (2003 e 2007), a Noruega tem 1 título (1995) e o Japão também tem 1 título (2011).

Melhores goleiras da história da Copa do Mundo Feminina

  • Hope Solo: ex-goleira da seleção dos Estados Unidos, foi eleita a melhor da posição no mundial de 2015, em que o país se sagrou campeão, e em 2011, quando os Estados Unidos ficaram com o vice, após disputa de pênaltis com o Japão. Assim, tem 2 prêmios luva de ouro, concedidos às melhores goleiras desde 2015.
hope solo goleira
  • Sari van Veenendaal: venceu a última edição da luva de ouro. Mesmo com a derrota da Holanda na final para os Estados Unidos, foi eleita e melhor goleira da competição, com atuações marcantes que possibilitaram a ida da equipe à final.

Brasil na Copa do Mundo Feminina: quando joga?

A seleção brasileira tem 3 confrontos com datas definidas na competição:

  • 1.º confronto: Brasil x Panamá, dia 24/07/2023, às 8h (Brasília), no Estádio Adelaide Oval (AUS).
  • 2.º confronto: França x Brasil, dia 29/07/2023, às 7h (Brasília), no Estádio Suncorp Stadium (AUS).
  • 3.º confronto: Brasil x Jamaica, dia 02/08/2023, às 7h (Brasília), no Estádio AAMI Park (AUS).

Tamanha é a presença da seleção em mundiais, que a CBF oficializou a candidatura do Brasil como país sede para a próxima edição desta Copa, que ocorrerá em 2027.

Não perca a Copa do Mundo Feminina 2023

Com partidas emocionantes e muita competitividade, a Copa do Mundo Feminina de 2023 gera a expectativa de um grande evento, que reúne as melhores jogadoras do momento. Veja as partidas com emoção e arrisque-se para obter bons lucros ao apostar em futebol durante todo o Mundial.

Rolar para cima