Quais são as principais competições de ciclismo?

Uma boa bicicleta, preparo físico, dedicação e tempo para treino: estas são apenas algumas das qualidades imprescindíveis para quem disputa ou gostaria de disputar as inúmeras provas de ciclismo existentes.

tour france ciclismo

Mas, vamos combinar, estes atributos exigem disciplina máxima, e isso não é para qualquer um. Neste artigo, nós vamos falar sobre as mais importantes competições de ciclismo do mundo, e ainda vamos provar que é possível se divertir e ganhar dinheiro com isso, sem ser ciclista.

As 3 principais competições profissionais de ciclismo

Dentro do ciclismo podemos enumerar pelo menos 10 grandes competições mundiais, mas nós vamos falar de apenas 3 das mais conhecidas provas deste esporte no planeta: Tour de France, Paris-Roubaix e Tour de Flandres. 

Mas antes, saiba que você pode tirar muito proveito disso, sem ser atleta. Como? Fazendo apostas no ciclismo nas competições mais importantes do mundo e, além da possibilidade de obter lucros altos, a diversão e a emoção são garantidas.

Conheça agora 3 das provas mais almejadas do ciclismo profissional mundial…

1.Tour de France

A famosíssima Tour de France é uma competição de ciclismo de estrada e é realizada em etapas. A edição é anual e acontece desde 1903, tendo sido suspensa apenas durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.

Tradicionalmente a corrida é realizada no mês de julho e possui 3 semanas de duração.

A competição percorre 3.200 km pela França, abrangendo pequenas partes de países vizinhos.

Normalmente participam 20 equipes com 9 ciclistas cada, que devem concluir 21 etapas diárias, passando por áreas montanhosas e irregulares.

Todas as fases do percurso são cronometradas e, após cada etapa percorrida, o tempo dos ciclistas é somado ao tempo das etapas anteriores. O ciclista com o menor tempo ao final do trajeto é o grande campeão.

2.Paris-Roubaix

Esta prova, uma das mais antigas do ciclismo, dura apenas 1 dia; a largada acontece em Compiègne, a 60km do centro de Paris, e termina na cidade de Roubaix, na Bélgica.

paris roubaix ciclismo

A corrida, que também é chamada de “L’enfer du Nord, ou “Inferno do Norte”, costuma deixar seus participantes cobertos de areia e lama. As estradas onde acontece o percurso eram utilizadas para a extração de carvão, e são pavimentadas com paralelepípedos, exigindo bicicletas com quadros e rodas especialmente desenvolvidos para a prova.

A corrida inaugural aconteceu em 1896, e desde sempre segue uma rota sinuosa até Roubaix.

Conforme as estradas são modificadas com uma pavimentação mais moderna, seus organizadores mudam a rota buscando outras estradas de paralelepípedos para manter a tradição da competição.

3.Tour de Flandres

Também chamada de “Volta à Flandres”, foi criada em 1913 e é disputada na região de Flandres, na Bélgica. A prova foi interrompida apenas durante a Primeira Guerra Mundial, sendo a única competição clássica do ciclismo a ser realizada em território alemão durante a Segunda Guerra Mundial.

A prova possui um total de 260 km de estradas alternando entre trechos íngremes e trechos planos, contando com paralelepípedos em parte do caminho; porém, não chega a ter o nível de dificuldade da Paris-Roubaix.

tour flandres ciclismo

A prova acontece em 1 só dia e, embora curta, o Tour de Flandres conta com trechos de 22% de inclinação, o que pode ser considerado um fator decisivo na prova, porque exige muita técnica e preparo físico dos atletas.

Como não amar o mundo das bikes?

Mesmo que você não seja nem ciclista profissional e nem amador, as competições de ciclismo são eventos épicos porque levam os competidores ao limite de seus esforços físicos.

Acompanhar as provas significa, inevitavelmente, torcer e vibrar a cada curva e se contorcer em cada queda. E nada melhor que unir esta emoção à possibilidade de lucrar com as competições… Pode acreditar e apostar!

Rolar para cima