Facebook
Instagram
Youtube
Spotify
Bodog

Como treina um jogador de eSports?

jogador esports moba treino

Conhecendo o mundo dos jogadores

Ficar jogando o dia inteiro e ainda ser pago para isso. Parece uma maneira de ganhar dinheiro fácil, mas não é bem assim que funciona. Podemos até dizer que os jogadores profissionais de eSports, ou melhor, pro players conseguiram encontrar um jeito de unir o útil ao agradável, mas a verdade é que a rotina de preparação deles é bem exigente e é sobre isso que vamos falar neste artigo.

O segredo para ser um bom jogador de eSports: treinar, treinar e treinar

Aquele(a) que quer se profissionalizar e ser um(a) jogador(a) de destaque vai ter que sair da sua casa (às vezes, da sua cidade e até do seu estado) e viver em um centro de treinamento ou, como é conhecido no meio, em uma Gaming House. Lá, ele(a) fará parte de uma equipe e se preparará para participar de grandes competições, nacionais e internacionais, com acompanhamento de preparador físico, nutricionista, psicólogo esportivo e cozinheiro.

Os integrantes chegam a praticar por 12, 13 horas diariamente. Mesmo nas horas vagas, muitos se veem “treinando mais um pouquinho” para tentar chegar o mais perto possível da sonhada perfeição. Por isso, se quisermos saber quais são os pontos fortes desses jogadores, podemos dizer: disciplina, foco e persistência. 

vencedor jogo online profissional

Mesmo com essa introdução, você pode estar em dúvida ainda sobre o que é, de fato, considerado um eSport. Bem, de acordo com a Confederação Brasileira de eSports (CBeS), são “games que ocorrem em uma plataforma digital, envolvendo dois ou mais competidores (sejam indivíduos ou equipes), em partidas online ou presenciais sincrônicas e montadas de forma a permitir o acompanhamento de uma audiência”.

Mesmo com essa introdução, você pode estar em dúvida ainda sobre o que é, de fato, considerado um eSport. Bem, de acordo com a Confederação Brasileira de eSports (CBeS), são “games que ocorrem em uma plataforma digital, envolvendo dois ou mais competidores (sejam indivíduos ou equipes), em partidas online ou presenciais sincrônicas e montadas de forma a permitir o acompanhamento de uma audiência”.

Cuidado físico dos jogadores de eSports

Se os jogos são realizados em plataformas digitais, uma coisa é certa: os jogadores vão precisar se preparar fisicamente, tomando um cuidado especial com articulações e coluna. Afinal de contas, as mãos e os punhos se movimentam 100% do tempo, o corpo fica em posição sentada por horas e os olhos estão sempre com atenção máxima. Por isso, é importante realizar atividades físicas diárias que trabalhem alongamento, fortalecimento muscular, coordenação motora, desempenho cognitivo e sistema cardiorrespiratório.

Lembra quando dissemos que as exigências são diferentes para cada jogo? Um exemplo prático é comparar um jogador especializado em FIFA e outro em LoL ou CS. O primeiro tende a ficar com as duas mãos no controle/joystick, repetindo movimentos muito similares. O segundo fica com uma mão no mouse e outra no teclado, fazendo comandos distintos. É bem provável que, com o tempo, ambos tenham lesões nos membros superiores, porém não do mesmo tipo.

Nutrição de um jogador de eSports

Assim como qualquer outro atleta, os pro players também devem manter uma alimentação saudável e equilibrada, até porque, isso influencia diretamente no rendimento. Por exemplo: alimentos ultraprocessados, geralmente, são fontes de gordura, açúcar e sódio, que, além de péssimos para a saúde, deixam os jogadores improdutivos e menos dispostos e focados.

Uma dica boa que nutricionistas costumam dar é apostar no consumo de fibras, pois agem para o bom funcionamento do intestino, que, por sua vez, influencia positivamente o cérebro. Isso quer dizer que, um cardápio com a presença de cereais, frutas, legumes, leguminosas, proteínas e verduras está de bom tamanho e dá conta do recado!

Acompanhamento psicológico para o jogador de videogames

Podemos dizer que há uma tríplice de preparação para os jogadores de eSports. Já falamos de atividades físicas de um jogador de eSports e alimentação, e o último item que completa essa lista é o cuidado mental. 

equipe esports partida psicologico

É claro que essa questão é importante para qualquer ser humano de qualquer profissão, mas aqueles que decidem seguir essa vida de player precisam estar ainda mais com o psicológico fortalecido. É preciso dar a devida atenção a esse tema, uma vez que o nervosismo, a ansiedade e descontrole emocional podem não só fazer o jogador perder partidas, campeonatos, bolsas e patrocínios como também acabar com a sua carreira.

Descanso é também parte do treinamento

Falando tudo isso, pode parecer que, quanto mais tempo treinar, melhor será o rendimento. Mas as pausas são extremamente importante para permitir que o corpo e a mente possam se “regenerar” de todo o esforço e a tensão do dia.

Agora que você já está por dentro desse universo dos jogos online e digitais, que tal acompanhar as maiores ligas de eSports no Bodog?