Como jogar golfe: os 5 conceitos-chave

O golfe é uma modalidade esportiva que tem como objetivo embocar a bola com o mínimo de tacadas possíveis em 18 buracos, distribuídos em um percurso gramado, com obstáculos. Conheça os conceitos-chave do golfe: o hobby predileto das celebridades!

bola taco golfe

Mundialmente famoso, existindo desde o período medieval, o golfe é um jogo de pessoas de sucesso e considerada uma atividade de prestígio. Vem com a gente aprender mais sobre esse esporte que exercita corpo, mente e bolso!

Modalidades

O golfe pode ser jogado individual ou coletivamente, em diferentes modalidades de competição. As mais utilizadas são o jogo por tacadas e o jogo por buracos.

Jogo por tacadas (Stroke play)

Esta modalidade tem como vencedor aquele jogador com menor número de tacadas na somatória dos 18 buracos do percurso.

Jogo por buracos (Match play)

Nesta modalidade, a pontuação é dada por cada buraco a quem o acertou com o menor número de tacadas. Vence aquele que tem o maior número de vitórias entre todos os buracos.

O campo de golfe

O campo de golfe pode ter qualquer topografia e textura, desde que haja uma manutenção de qualidade que mantenha a consistência e características próprias, tanto em seus percursos, como em seus obstáculos naturais e artificiais. É imprescindível que o golfista saiba ler o campo.

campo golfe praia

O percurso do buraco

Com um percurso de aproximadamente 6 km, a partida dura em média 4 horas e, por isso, é um ótimo meio de se fazer amigos e fechar grandes negócios. São as partes do percurso:

  • O tee, local de saída da bola e onde se encontra um mapa do percurso;
  • O fairway, compreende o centro do percurso, onde a grama é baixa;
  • O rough, que define as bordas do campo, com grama alta; e
  • O green, de grama aparada, onde deve-se embocar a bola. Nele consta uma bandeira com o número do par do buraco (número de tacadas médias para se ir do tee ao green).

Pontuação

Com pontuação que vai de zero a 24 pontos para homens e 0 a 30 pontos para mulheres, no golfe, quanto menor a pontuação, mais experiente é o golfista. Assim, a pontuação 0 é indicativo de um jogador profissional.

No início, no jogo de golfe eram separados os profissionais dos amadores. No seu desenvolvimento como um esporte social, e com seu sistema de pontuação denominado handicap, jogadores mais e menos experientes podem participar da mesma disputa. Esse sistema bonifica os novatos com descontos na pontuação final.

Equipamentos

Para a prática do golfe, são necessários estes equipamentos:

  • Uma taqueira com no máximo 14 tacos;
  • Uma bola, no formato de uma esfera perfeita, contendo cavidades que auxiliam a mantê-la no ar;
  • Sapato com solado de pequenas travas que não danificam o campo e mantém a estabilidade do jogador na grama molhada;
  • Traje apropriado, seguindo as normas de vestimenta que variam de acordo com cada campo de golfe;
  • E luvas, que aumentam a aderência da mão, dando maior eficácia à tacada.

equipamento golfe

Toda prática de atividade esportiva traz benefícios ao corpo e à mente. O golfe também auxilia na melhora de relações interpessoais e pode melhorar os índices financeiros de seus participantes.

Gostou de conhecer um pouco mais dos conceitos-chave do golfe? Que tal, agora, fazer uma aposta nos próximos eventos deste esporte emocionante? Entre agora mesmo no site do Bodog.com, registre-se de forma gratuita e faça parte desse universo!

Rolar para cima