Começa o Indian Wells, o primeiro Masters 1000 de tênis da temporada

Os circuitos de tênis ATP e WTA terão seu primeiro Masters 1000 da temporada em Indian Wells, o tradicional torneio sediado na Califórnia, Estados Unidos, que terá início no dia 7 de março e culminará com a final no dia 20.

O Masters 1000 de Indian Wells conta com um quadro de 96 tenistas, entre homens e mulheres, é jogado em quadra dura (cimento) e oferece mais de 8 milhões de dólares em prêmios.

É também o primeiro grande torneio depois do Aberto da Austrália, garantindo a presença dos melhores jogadores do circuito. É uma boa oportunidade para apostar no tênis, em um Masters 1000 de Indian Wells que promete ser muito atraente para o espectador.

indian wells masters1000

Indian Wells: a história de um Masters 1000 muito esperado no tênis

No calendário do tênis, o Masters 1000 de Indian Wells é um dos torneios ATP e WTA que gera mais expectativas entre os fãs do esporte, conforme os grandes candidatos da temporada começam a surgir.

Indian Wells teve seu primeiro torneio oficial masculino em 1974, com o australiano John Newcombe se tornando o primeiro campeão ao derrotar o americano Arthur Ashe por 6-3 e 7-6 na final.

As mulheres, por outro lado, tiveram que esperar até 1989 para jogar pela primeira vez em Indian Wells. A campeã foi a búlgara Manuela Maleeva, que não repetiria sua façanha em solo californiano.

O fato curioso do Masters de Indian Wells ocorreu em 1980, quando a final masculina teve que ser suspensa devido à chuva e o título foi mantido aberto. Em 2020, devido à pandemia da COVID-19, o torneio foi cancelado pela primeira vez na história.

Indian Wells: quem são os maiores vencedores?

Entre os homens, o sérvio Novak Djokovic e o suíço Roger Federer (ambos ainda ativos) são os jogadores de maior sucesso no Masters de Indian Wells, com cinco títulos cada um.

Há também uma forte presença de estadunidenses entre os jogadores de maior sucesso, como Jimmy Connors e Michael Chang, três vezes campeões, assim como o espanhol Rafael Nadal.

Entre as mulheres, há uma gama mais ampla de campeãs. São nove jogadoras com dois títulos: Martina Navratilova, Stefi Graff, Lindsay Davenport, Serena Williams, Mary Joe Fernández, Kim Clijsters, Daniela Hantuchova, María Sharapova e Victoria Azarenka.  

rafael nadal

Indian Wells: os favoritos para ganhar o título em 2022

Para esta nova edição do Masters de Indian Wells é importante rever os competidores e assim desenvolver uma boa estratégia para apostar no tênis. Um dos pontos-chave é conferir os rankings ATP e WTA para descobrir os favoritos a erguer o troféu.

Novak Djokovic

O sérvio acaba de ser eliminado nas quartas de final do ATP 500 em Dubai e perdeu a primeira colocação no ranking para o russo Daniil Medvedev. No entanto, ele ainda é um forte candidato a vencer em Indian Wells por causa de sua experiência e porque ele é quem venceu mais vezes ali.

Não será fácil para Djokovic (2º), pois tanto Medvedev (1º) quanto os jovens Alexander Zverev (3º) e Stefanos Tsitsipas (4º) estão à espreita e querem mostrar que são a nova geração do tênis.

djokovic zverev tenis

Rafael Nadal

Aos 35 anos de idade, Rafa Nadal ainda mantém intactas as qualidades de um jogador número um. O espanhol, maior vencedor de Roland Garros, tornou-se recentemente na Austrália o maior vencedor de Grand Slams da história, e também venceu o ATP de Acapulco, tornando-se favorito nas apostas.

Os fãs de tênis esperam por um confronto entre Nadal e Djokovic nas quadras da Califórnia, mas terão que esperar até as etapas decisivas para ver os dois gigantes se encontrarem.

Ashleigh Barty

A australiana lidera o ranking WTA e, após ficar de fora da última edição, estará presente em Indian Wells como uma das candidatas, já que também venceu o Aberto da Austrália.

Enquanto isso, a espanhola Paula Badosa, sexta no ranking mundial, vai defender o título em Indian Wells que conquistou em 2021 contra a bielorrussa Victoria Azarenka, bicampeã do torneio.

Outras candidatas a seguir no WTA 1000 em Indian Wells são a bielorrussa Aryna Sabalenka (2ª) e as tchecas Barbora Krejcikova (3ª) e Karolina Pliskova (4ª).

Além disso, haverá dois convidados especiais: o britânico Andy Murray e a japonesa Naomi Osaka receberam Wild Cards para jogar no torneio.              

ashleigh barty

Rolar para cima