Cold Call no poker: o que é e quando fazer?

Você que curte o jogo do poker, com certeza já ouviu falar em um “call”, esse tipo de aposta que se faz para igualar a aposta de outro jogador.

coldcall poker aposta

Mas o “cold call” é um tipo de call específico que implica mais ações numa jogada de poker. Vamos explorar um pouco mais este conceito, de que se trata, quando é bom fazê-lo e que tipo de estratégias envolve…

O que é Cold Call no poker?

Para que exista um Cold Call é necessário que tenha antes como mínimo uma aposta inicial (bet) e um outro jogador aumentando essa aposta (raise). Então, se um terceiro jogador, que ainda não tem dinheiro investido no pote,  paga esse raise, está fazendo o que se conhece como um Cold Call.

Em variáveis como Texas Holdem ou Omaha,  por exemplo, o big blind (aposta inicial obrigatória) já é considerado um bet.  Mas, será que é bom fazer um cold all ou não? Há quem acredite que fazer um call cold dá ao jogador uma imagem de fraqueza, e uma ideia de jogada loose demais antes do flop.

Vejamos mais em detalhe quando é o melhor ou pior momento da partida para realizar um cold call.

Quando fazer cold call no poker?

Como todas as ações em um jogo de poker, sempre que estiverem dentro das regras, de início não são boas ou más. Tudo vai depender do momento e da situação particular de cada jogador. É por isso que o poker é tão interessante: de repente uma ação que pode ser considerada um erro fatal em um momento, resulta uma estratégia muito inteligente em outra situação. No caso do Cold Call, existem dois momentos que são particularmente bons para fazê-lo.

O primeiro é antes do flop, quando você está no big blind. Neste caso, você já foi obrigado a fazer uma aposta inicial “alta”, e se suas cartas tiverem chances de resultar em boas mãos de poker, você precisa avançar na jogada. No entanto, fazer um cold call não revela necessariamente o potencial de suas cartas. Se considerarmos  que você já tem boa parte do seu dinheiro investido no pote, sua ação pode ser vista como um risco calculado para poder ver o flop.

O outro momento ideal para fazer um cold call é quando o jogador se encontra perto do botão, nas últimas posições, e sua mão é muito boa. Nesse caso, fazer um re-raise poderia espantar muita gente e assim diminuir o pote final. Porém um cold call nessa posição pode parecer uma mera especulação, e até atrair alguém com uma mão que ache boa o suficiente para fazer um all-in que aumente o tamanho da recompensa final.

O que um Cold Call diz sobre o jogador de poker?

Na hora de jogar poker online numa mesa anônima, como as da Bodog, por exemplo, sua identidade está protegida. Ninguém tem como saber se você é um jogador muito experimentado ou alguém que está entrando numa mesa pela primeira vez.

Do mesmo jeito, você também não sabe se está jogando contra um profissional ou um iniciante. Claro que o tipo de jogo e o limite estabelecido na mesa cash ou torneio em questão pode nos dar alguma ideia, mas o certo é que só observando o comportamento do jogo do outro é que obteremos a informação mais útil.

pokeronline fichas cartas

Assim, quem aciona com um cold call, pode demonstrar ser um jogador que faz bom uso de todas as ferramentas que tem ao alcance. Especialmente se ele estiver em alguma das posições mais favoráveis. Já se ele abusar do call cold em qualquer posição pode ser um sinal de forte desconhecimento do jogo, falta de leitura das possibilidades reais de sua mão, e até dificuldade para acompanhar a dinâmica da partida.

Quando observar o jogo dos outros é bom ficar atento a este tipo de detalhes, e manter em mente que o outro também está prestando atenção a seus movimentos.

Rolar para cima