O que é Chip Dumping e por que é ilegal no poker?

Onde tem lei, tem quem tenta evadi-la. Infelizmente, o nosso querido poker não é diferente. Entre algumas das tentativas de trapaças mais populares do poker, achamos o chamado Chip Dumping.

Mas, como é que funciona exatamente o chip dumping, e que medidas são tomadas para evitá-lo? Leia mais para saber tudo sobre como é abordada esta situação no poker online!

O que é chip dumping no poker?

Para começar, iremos definir exatamente o que é chip dumping. No poker, o chip dumping é a ação de perder de propósito um pote disputado com um jogador com quem se coordenou previamente essa situação. Muitas vezes o chip dumping é acordado entre mais de dois jogadores.

all in poker

E qual benefício pode ter presentear o oponente com todas suas fichas? Bom, o acordo prévio entre os jogadores envolvidos na infração, inclui a divisão do prêmio roubado em partes iguais para todos os participantes, no final da partida.

Isto é mais normal acontecer no poker online, já que há muitos mais meios para comunicar-se com os outros jogadores sem ser visto no momento. E as identidades estão protegidas. Também, quem persegue a forma fácil de fazer dinheiro no poker, com pouco respeito pela nossa querida disciplina, costuma aproveitar os bônus de boas-vindas, e desse jeito, roubar prêmios, praticamente sem investir nada. 

Tem vários aspectos ilegais envolvidos nessa prática, e vamos ver quais são. Porém, cada vez fica mais impossível para alguém mal intencionado conseguir levar a cabo seu engano.

Por que o chip dumping é ilegal no poker?

É certo que o objetivo final no poker é ganhar o pote, e nos torneios, chegar até o final e levar o prêmio maior.

É certo, também, que existem estratégias que incluem mentiras (os blefes) que são consideradas legais dentro do jogo.

Em ocasiões, podem até existir acordos entre jogadores para dividir o prêmio final entre eles, de forma completamente legítima. Como por exemplo, no heads up, ou às vezes em outras situações entre mais jogadores de uma mesa final, é possível acordar repartir o prêmio em partes iguais, independentemente do lugar que cada um acabe ocupando no pódio. Isto pode ser bem ou mal visto, mas não é ilegal, já que consta de um pacto entre cavaleiros que já estão nos prêmios e chegaram lá pelas vias certas.

as manga poker

Porém o caso do chip dumping é diferente. O chip dumping é indiscutivelmente ilegal. O acordo entre os jogadores para dividir o pote não é aos olhos de todos, de forma legal. E também há o engano para com os outros jogadores da mesa que não estão envolvidos no acordo. Não faria sentido algum repartir o pote em partes iguais entre todos.  Afinal o poker é uma disciplina competitiva. Então aqueles que fazem o acordo por trás de cena, estão enganando os outros jogadores, que querem curtir o jogo legalmente.

O chip dumping não requer habilidade na partida, como seria por exemplo, um caso do blefe, que pode chegar a ser revelado, levando ao jogador a sofrer as consequências da mentira dentro do mesmo jogo. O Chip dumping é um engano completo, que busca tirar proveito dos outros jogadores e dos organizadores dos eventos de forma ilegal. 

E por isso, existem medidas tomadas, para evitar este tipo de atividade e garantir a segurança dos seus verdadeiros jogadores. Afinal, são muitos anos de luta para que o poker ganhe o respeito que merece como esporte mental, para que fique manchado por uns poucos.

Que medidas são tomadas para evitar o chip dumping no poker online?

O mais importante a saber para poder controlar o chip dumping no poker online, é conhecer em que momento ele acontece, e fazer um seguimento dos jogadores.

O Chip dumping costuma acontecer nas primeiras partidas de um jogador novo na sala que acorda com outro que tem um pouco mais de trajetória. Em geral, o movimento específico acontece, inclusive, antes do flop, onde o jogador novo faz uma aposta, o jogador cúmplice coloca todas as fichas no centro, numa situação bem agressiva, o novo faz o papel de assustado e abandona a partida, e o cúmplice fica com tudo.

hacker computador icongnito

Isto costuma ser mais uma trapaça para com a sala que para com os contricantes, em geral, estes novos jogadores ainda não conseguem tirar o bônus, mas sim podem usá-lo para jogar. Daí que buscam “roubar” o bônus.

Porém, sempre há agentes que vigiam esse tipo de ações, para poder investigar e penalizar até com ações legais aos infratores.

Rolar para cima