Como fazer o movimento Check-Raise no poker

Hoje vamos ver um pouquinho de estratégia, nosso protagonista será o Check-Raise. Está preparado para aprender quando sim e quando não implementar esse movimento na mesa de poker? Vamos lá!

O que é Check-Raise no poker?

Para começar, devemos definir os dois conceitos que fazem parte deste movimento: Check e Raise. Para depois poder ver como combiná-los nesta jogada que é uma das mais efetivas do poker, quando bem usada, claro.

como fazer movimento check raise poker

No poker chamamos de check, ao movimento de passar de uma aposta, para ver como avança a ação. Por exemplo, uma vez visto o flop, você é o primeiro em agir, porém, em lugar de fazer uma aposta, faz um check para ver como segue a ação na mesa.

Se alguém fizer uma aposta, a ação voltará com você para ver se paga ou aumenta para ver a seguinte carta, ou se decide desistir de sua mão. Se nada acontecer, o resultado será a revelação da seguinte carta de graça para todos os envolvidos.

O raise é uma jogada mais agressiva, em lugar de pagar uma aposta, ou passar da ação, você sobe a aposta. Este movimento pode ter várias interpretações possíveis, você quer espantar os outros do pote, ou talvez está buscando aumentá-lo para levar mais fichas ao final da jogada.

O Check-Raise então, é a combinação de ambos os dois movimentos mencionados acima: consiste em fazer primeiro um check, e quando a ação volta a você não apenas pagar a aposta de mais alguém, mas fazer um aumento.

Nesse caso, o objetivo de sua jogada começa a cobrar outro corpo, parece mais uma ação realizada em busca de convidar muitos jogadores no pote para engrossá-lo, e depois uma manifestação agressiva para botar pressão nos outros jogadores, e ficar com todas as fichas ali mesmo.

Porém, como e quando fazer esse movimento para tirar o maior proveito desta tática?

Como jogar com o movimento Check-Raise no poker?

Como visto, o Check-Raise irá acontecer principalmente após o flop, ou o turn. Quando o jogador com iniciativa decide passar em lugar de apostar, e esperar que outro participante faça uma aposta para poder fazer um raise.

jogar check raise poker online

Porém, para poder tirar o maior proveito desta estratégia, é preciso entender qual é a utilidade que esta combinação de jogadas têm.

Quando você faz um check, e deixa rolar a ação, pode perseguir três objetivos diferentes: tentar ver mais uma carta sem ter que por fichas no pote, coletar informações sobre os movimentos dos oponentes, e aumentar o pote.

Com um check, a ideia que se dá aos oponentes é que você tem uma mão fraca, ou intermédia. Por isso, muitos podem se sentir no impulso de participar do pote, ou até de fazer uma aposta com o fim de espantar você e sua suposta mão fraca, da disputa. Sobretudo se houver contrincantes agressivos na mesa, que irão apostar sempre que puderem.

Se sua mão é forte, um check-raise pode ser uma boa estratégia para engrossar o pote. E uma vez que este está de bom tamanho, seu raise irá assustar os jogadores que não se sintam tão bem sobre suas odds.

Claro que este movimento pode ser uma forma de blefe, se sua mão não tiver melhorado após a revelação da carta comunitária em questão. Desse jeito, dependendo do seus oponentes, você terá a chance em mais de uma ocasião, de ficar com o pote sem ter que revelar sua mentira. Mas, e se for pego mentindo?

Quando não fazer um Check-Raise no poker e por quê?

Tanto no poker online quanto ao vivo, esta estratégia só será efetiva se você souber quando usá-la.

Nós temos discutido sobre outras estratégias no blog da Bodog, como o movimento straight draw por exemplo. E por isso sabemos, que o mais importante antes de aplicar qualquer tática, é fazer uma boa leitura da partida e dos oponentes.

Vimos que este movimento, quando ele surte o efeito desejado, é uma das jogadas mais efetivas do poker. Um check-raise bem sucedido e otimizado poderá lhe dar a vitória imediata, sem ter que mostrar suas cartas, e oferecendo por recompensa um pote suculento.

poker check raise movimento

Porém, é preciso ter cuidado para não abusar do recurso. Se os contrincantes perceberem que você é viciado em check-raise, sua estratégia perderá efetividade.

Também é preciso tomar cuidado na hora de usar um check-raise para blefar. Se você perseguir um jogador conservador com um check-raise, o mais provável é que a aposta que você precisa para completar sua estratégia nunca aconteça, e você termine presenteando o oponente com uma carta gratuita.

Se perseguir alguém muito mais agressivo que você, e sua mão não respaldar suas ações, pode ser ver metido num severo problema!  Por isso, o melhor é treinar muito poker, para poder fazer uma boa leitura dos oponentes e aplicar as melhores táticas, nos momentos precisos.

Rolar para cima