Canastra online: Aprenda a jogar buraco aberto

Quem nunca viu uma cena de amigos e família reunidos em volta da mesa, jogando por horas o famoso buraco? O buraco aberto, também conhecido como canastra, é um dos mais antigos e famosos jogos de mesa, tendo sido criado no Uruguai na década de 40. Aprenda agora mesmo as regras e outras curiosidades sobre este delicioso jogo de cartas!

jogador buraco aberto

O que é canastra?

Canastra, que significa cesto em castelhano, é um dos mais populares jogos de baralho do nosso país. Ele, que já foi chamado de Argentine Rummy, surgiu no Uruguai e com o tempo foi tendo suas regras alteradas e refinadas, sendo disseminado primeiramente no Chile, Argentina, Peru e Brasil, e posteriormente, nos Estados Unidos.

O jogo consiste em montar uma sequência de cartas do mesmo naipe para ser vencedor.

Apesar das muitas variações do jogo, ele comumente é jogado com 4 jogadores divididos em 2 duplas e com 2 baralhos tradicionais, que somam 108 cartas e 4 curingas.

A distribuição é de 11 cartas para cada participante, e o objetivo é fazer mais pontos que o adversário. A regra afirma que a dupla que atingir 4.000 pontos é a vencedora.

Chamamos de canastra o jogo baixado na mesa, que é formado por 7 cartas sequenciais.

Buraco e canastra: qual é a diferença?

O buraco e a canastra aberta são a mesmo jogo, apenas com nomes diferentes; mas há outros tipos de jogo de canastra que possuem diferenciação nas regras, e é sobre isso que vamos falar agora.

Como jogar buraco: principais regras da canastra

Esquerda deve separar o “morto”, também com 11 cartas, que é o montante que o primeiro a “bater” (quando as cartas da mão se acaba) vai pegar.

O restante das cartas se tornará o “monte”, e ficarão com a face para baixo para que os jogadores possam comprá-las.

Somente o jogador que está à direita de quem distribuiu as cartas pode fazer uma compra do monte na primeira rodada. Se ele não quiser a carta que comprou, ele deverá descartá-la no “lixo”, que é uma nova pilha de cartas que se formará ao lado do monte.

Após o descarte, ele poderá comprar outra.

Somente quando chegar a sua vez você poderá comprar uma carta e descartar outra (com a face virada para cima). E na sua vez, você também poderá baixar seu jogo, que deve ser no mínimo um trio sequencial, do mesmo naipe.

O próximo jogador poderá comprar uma carta do monte ou pegar uma do lixo, e poderá também baixar seu jogo.

E as rodadas se repetem assim.

Tipos de canastra

Veja agora as variações existentes do jogo e conheça suas principais regras. Lembrando que os curingas são os jokers (chamados de curingão) e as cartas de número 2 (chamadas de curinguinha), e elas podem substituir qualquer carta na sequência.

tipos canasta

●Canastra limpa — sem curinga

A canastra limpa é uma sequência de 7 cartas ou mais, do mesmo naipe, sem a utilização do curinga. Também é considerada uma canastra limpa a sequência de 7 Ás, sem o curingão. A compra de cartas não precisa ser justificada e o lixo (refugo das cartas) é aberto, ou seja, com as cartas viradas para cima.

●Canastra suja — com curinga

É a sequência de 7 cartas ou mais, do mesmo naipe, utilizando o curinga. Da mesma forma acontece com uma sequência de Ás que inclui o curinguinha.

●Canastra de Quinhentos — de Ás a 2, sem curinga

Este tipo de canastra é uma formação sequencial de Ás a K (rei), sem a utilização do curinga.

●Canastra Real (mil pontos) — de Ás a Ás, sem curinga

Uma canastra real é a sequência de Ás a Ás, sem usar o curinga, e que concede ao jogador a maior pontuação possível na partida.

Pontuação do jogo de buraco

Aqui está a pontuação das cartas e das jogadas em ordem crescente. É desta forma que você (comumente) encontrará nos casinos online:

  • 3 a 7: 5 pontos
  • 8 a K e o curinguinha (carta número 2): 10 pontos
  • Ás: 15 pontos
  • Curinga na combinação: 50 pontos
  • Jogador que primeiro bater (finalizar): 100 pontos
  • Canastra suja: 100 ou 150 pontos
  • Canastra limpa: 100 ou 300 pontos
  • Meia canastra real (limpa, sem curinga do Ás ao K): 500 pontos
  • Canastra real (limpa, de Ás a Ás): 1.000 pontos

puntacao buraco aberto

Estratégias para ganhar no jogo de canastra online

Aqui estão algumas dicas que poderão tornar seu jogo potencialmente lucrativo:

  • Em um jogo que permita a utilização de curingas, evite desperdiçá-los no começo da partida. A tendência é que, ao decorrer do jogo, surjam momentos estratégicos e que você precisará deles;
  • Evite pegar cartas desnecessariamente. Lembre-se que, quando alguém bater, as cartas que estão em suas mãos serão descontadas da sua pontuação;
  • Treine com os amigos, treine através da internet, mas treine!

E para finalizar nosso assunto sobre os jogos de canastra…

Eu sei que você ficou com vontade de jogar! A canastra é um jogo fácil, apesar da necessidade de decorar algumas regras.

jogo facil buraco aberto

Mas não deixe que isso atrapalhe você! Anote as regras e pontuações em um pedaço de papel e vá praticar! Você pode fazer isso sem sair de casa, através de plataformas de jogos online.

Aproveite seu bônus de boas-vindas e vá ser feliz se divertindo com este jogo que sempre reserva uma surpresa!

Rolar para cima