Brasileiros na NBA: história e destaques

Não há a menor dúvida de que a NBA é, há muitos anos, o principal campeonato de basquete do mundo, quando se tem excelência técnica, tática e inclusive administrativa no esporte da bola ao cesto. A NBA é a primeira colocada em tudo.

nba brasil jogadores

Por essa razão, jogar na liga de basquete estadunidense é o grande sonho de qualquer jogador. Conviver com grandes astros. Jogar nas modernas quadras e poder vestir e brilhar com a camisa de alguma grande franquia da NBA. Alguns brasileiros tiveram essa honra e vamos mostrar alguns deles. Se você quiser acompanhar mais e, talvez, apostar na NBA, basta ir ao site do Bodog.

A história do basquete brasileiro na NBA

A lista de brasileiros que já jogaram pelo menos uma partida na NBA, infelizmente, parou de crescer. No total, 22 brasileiros já foram escolhidos por alguma franquia da NBA na história, mas apenas 18 deles entraram em quadra pelo menos uma vez.

Essa lista crescia ano a ano, mas infelizmente desde a temporada 2019-20 não temos nenhum brasileiro fazendo a estreia com a camisa de uma das 30 franquias da NBA.

Os primeiros brasileiros na NBA

Embora Rolando Ferreira tenha sido o primeiro jogador brasileiro a disputar uma partida desde a origem da NBA, na temporada 1988/1989, ele não foi o primeiro brasileiro a ser escolhido por uma franquia da liga estadunidense.

Essa honra é carregada por Marquinhos Abdalla, que foi eleito em 1976 pela equipe do Portland Trail Blazers para compor o plantel do time. Entretanto, naquela época, o basquete nacional não era profissionalizado como a NBA.

marquinhos abdalla nba

De modo que, se Marquinhos decidisse jogar pelo time dos EUA, ele não poderia mais jogar pela seleção brasileira. Diante deste dilema, o jogador brasileiro declinou do convite e preferiu seguir vestindo a camisa de seu país.

Outros jogadores voltaram a repetir a atitude de Marquinhos, dentre eles o melhor jogador brasileiro de basquete da história, Oscar Schmidt.

Então, no draft de 1988, Rolando Ferreira foi um dos escolhidos pelo Portland Trail Blazers. Rolando jogou apenas uma temporada na NBA, sem muito êxito, sendo logo dispensado pela franquia.

O primeiro título de um brasileiro na NBA veio somente na temporada 2013/2014 com o pivô Tiago Splitter, atuando pelo San Antonio Spurs. Leandrinho e Anderson Varejão, ambos pelo Golden State Warriors, são os outros dois brasileiros campeões, nas temporadas 2014/2015 e 2015/2016 respectivamente.

Os jogadores brasileiros mais importantes que atuaram na NBA

Entre todos os nomes do país que já entraram em quadra, alguns merecem destaque. Abaixo, mencionamos esses jogadores e contaremos um pouco da sua história no basquete mundial.

Oscar Schmidt

Tudo bem, precisamos começar essa lista com uma licença poética. Maior jogador de basquete da história do Brasil, Oscar Schmidt foi draftado pelo New Jersey Nets, atual Brooklyn Nets. Porém, pelo mesmo motivo de Marquinhos Abdalla acabou recusando o convite.

oscar schmidt nba

Oscar é o maior cestinha da história do basquete mundial e foi introduzido ao Hall da Fama da FIBA em 2010 e ao Basketball Hall of Fame em 2013.

Em 2017, quase 15 anos depois da aposentadoria, foi convidado para realizar o jogo que faltou em sua carreira, entrou em quadra no All Star Game e converteu os dois arremessos que tentou, deixando a NBA com 100% de aproveitamento. Uma lenda!

Nenê Hilário

Nenê Hilário era jogador do Vasco da Gama em 2002 quando se inscreveu no draft da NBA e foi a sétima escolha geral, sendo draftado pelo New York Knicks e envolvido em uma troca com o Denver Nuggets.

nene hilario nba

O jogador teve vida longa no atual campeão da NBA, passando nada menos do que dez anos no time do Colorado.  O pivô, depois, ainda passou por Washington Wizards e Houston Rockets, antes de encerrar uma carreira de 17 temporadas na NBA.

Anderson Varejão

Anderson Varejão foi draftado pelo Orlando Magic em 2004, mas logo foi trocado com o Cleveland Cavaliers, onde virou um grande ídolo. Em algumas partidas da temporada, os torcedores usavam perucas com o seu penteado em sua homenagem.

anderson varejao nba

Apesar de toda a idolatria, Varejão conseguiu conquistar o título da NBA em sua passagem pelo grande rival dos Cavaliers nos últimos anos, o Golden State Warriors.

Tiago Splitter

Tiago Splitter já tinha uma carreira consolidada no basquete europeu quando chegou à NBA, draftado pelo San Antonio Spurs em 2010. E foi na equipe do Texas que se tornou o primeiro brasileiro campeão da história, em 2014.

tiago splitter nba

Atualmente, Splitter é auxiliar técnico do Houston Rockets e logo pode fazer bonito novamente, podendo se tornar o primeiro brasileiro técnico de uma equipe da NBA.

Leandrinho Barbosa

Leandrinho Barbosa é um dos três brasileiros que já conquistaram o título da NBA, mas escreveu o seu nome na história por outro motivo: é o único brasileiro a já ter conquistado um prêmio individual na liga.

leandrinho barbosa nba
leandrinho barbosa nba

Na temporada 2005-06, foi eleito o melhor sexto homem da temporada, enquanto ainda jogava pelo Phoenix Suns.

Brasileiros na NBA nos últimos anos

O número de brasileiros jogando na NBA tem diminuindo a cada temporada. Em um passado não muito distante, o país chegou a ter quase uma dezena de jogadores em quadra simultaneamente.

Hoje, temos apenas um representante, que ainda não tem contrato garantido para a temporada 2023-24.

Temporadas com mais brasileiros

A partir de 1988, o número de brasileiros na NBA só aumentou, chegando ao ápice de nove jogadores nas temporadas 2015/2016 e 2016/2017.

Estavam nesta lista: Nenê Hilário, Leandrinho, Anderson Varejão, Tiago Splitter, Lucas Nogueira, Tiago Caboclo, Cristiano Felício, Raulzinho e Marcelinho Huertas. Dessa lista, apenas Raulzinho ainda segue na NBA.

Quanto ganham os brasileiros na NBA?

Atualmente, há apenas um brasileiro com contrato garantido na NBA, o armador Raulzinho Neto, que disputou a temporada 2022-23 com a camisa do Cleveland Cavaliers depois de passagens por Utah Jazz, Philadelphia 76ers e Washington Wizards.

raulzinho neto nba

Raulzinho assinou pela equipe com o salário mínimo de um veterano da NBA, pouco mais de USD $2 milhões por temporada.

Jogadores brasileiros com mais tempo na NBA

A lista de brasileiros que jogaram pelo menos uma partida da NBA é grande, mas a lista de jogadores que conseguiram uma carreira longa na maior liga de basquete do mundo é muito menor.

O brasileiro que jogou mais tempo na NBA foi Nenê Hilário, que por 10 anos defendeu o Denver Nuggets, passando também por Washington Wizards e Houston Rockets antes de completar 17 anos de NBA.

O segundo lugar da lista fica por conta de Leandrinho Barbosa, que em 14 anos de NBA foi campeão pelo Golden State Warriors e ainda passou por diversas outras equipes, como Phoenix Suns, Toronto Raptors, Indiana Pacers e Boston Celtics.

Expectativas para jogadores brasileiros na NBA no futuro

O Brasil teve dois jogadores inscritos para o Draft de 2023: o ala-pivô Márcio Santos, do Franca Basquete, e Vinicius da Silva, que joga no Sant Antoni da Espanha. Porém, nenhum dos dois jogadores foi escolhido por uma das equipes da NBA.

Com isso, caso os jogadores não consigam se inscrever em algum training camp ou na g-League e não conquistem um contrato com uma das equipes da liga, a maior esperança do Brasil na NBA continua sendo Gui Santos.

gui santos nba

O brasileiro foi draftado pelo Golden State Warriors, mas até agora não teve nenhuma chance na equipe. Aos 20 anos, Gui continua sendo preparado para o futuro na G-League com a camisa do Santa Cruz Warriors, equipe do time da Califórnia na liga de desenvolvimento.

O Brasil e a NBA

A NBA continua fazendo grande sucesso entre o público brasileiro, tanto com quem gosta de assistir a bons jogos quanto para quem é fã de apostar em basquete. Nosso país não conta com muitos representantes na NBA na atualidade, mas o desenvolvimento do nosso campeonato nacional, o NBB, pode dar frutos em breve e mandar jovens brasileiros para a maior liga de basquete do mundo.

Rolar para cima