Facebook
Instagram
Youtube
Spotify
Bodog

Os brasileiros na história da NBA

Não há a menor dúvida que a NBA é, há muitos anos, o principal campeonato de basquete do mundo. Ao se falar em excelência técnica, tática. Inclusive, administrativa no esporte da bola ao cesto, a NBA é o primeiro colocado em tudo. Por essa razão, jogar na liga de basquete estadunidense é o grande sonho de qualquer jogador.

basquete

Conviver com grandes astros. Jogar nas modernas quadras e poder vestir e brilhar com a camisa de alguma grande franquia da NBA. Alguns brasileiros tiveram essa honra e vamos mostrar alguns deles. Se você quiser acompanhar mais sobre a NBA e, talvez, arriscar uma aposta, basta ir ao site do Bodog.

Na história do basquetebol brasileiro

Até junho de 2019, antes do início da temporada atual, o Brasil já havia colocado 18 jogadores nas quadras da NBA. Para o campeonato da NBA 2020. Quatro brasileiros serão responsáveis por marcar a presença de nosso país: Nenê Hilário pelo Houston Rockets;

Raulzinho no Utah Jazz; Cristiano Felício, Chicago Bulls e Bruno Caboclo no Memphis Grizzlies. Grandes jogadores de basquete do Brasil na NBA.

Os primeiros brasileiros na NBA

Embora Rolando Ferreira tenha sido o primeiro jogador brasileiro a disputar uma partida da NBA, na temporada 1988/1989, ele não foi o primeiro brasileiro a ser escolhido por uma franquia da liga estadunidense. Essa honra é de Marquinhos Abdalla, quando em 1976 a equipe do Portland Trail Blazers elegeu o jogador brasileiro para compor o plantel do time. Entretanto, naquela época, o basquete nacional não era profissionalizado como a NBA.

nba jogadores

De modo que se Marquinhos decidisse jogar pelo time dos EUA ele não poderia mais jogar pela seleção brasileira. Diante deste dilema. O jogador brasileiro declinou do convite e preferiu seguir vestindo a camisa de seu país. Outros jogadores voltaram a repetir a atitude de Marquinhos, dentre eles o melhor jogador brasileiro de basquete da história, Oscar Schmidt.

Então, no draft de 1988, Rolando Ferreira foi um dos escolhidos pelo Portland Trail Blazers. Rolando jogou apenas uma temporada na NBA, sem muito êxito, logo sendo dispensado pela franquia.

Porém, o primeiro título de um brasileiro na NBA veio somente na temporada 2013/2014 com o pivô Tiago Splitter, atuando pelo San Antonio Spurs. Leandrinho e Anderson Varejão, ambos pelo Golden State Warriors. São os outros dois brasileiros campeões, nas temporadas 2014/2015 e 2015/2016 respectivamente.

Temporadas com mais brasileiros

A partir de 1988, o número de brasileiros na NBA só aumentou, chegando ao ápice de nove jogadores nas temporadas 2015/2016 e 2016/2017.

bola nba basquete

Estavam nesta lista: Nenê Hilário, Leandrinho, Anderson Varejão, Tiago Splitter, Lucas Nogueira, Tiago Caboclo, Cristiano Felício, Raulzinho e Marcelinho Huertas. Apenas quatro destes ainda seguem na NBA.

Jogadores brasileiros a mais tempo na NBA

Além de serem os jogadores brasileiros mais bem-sucedidos na NBA, Nenê Hilário, Leandrinho e Anderson Varejão também são os que mais temporadas jogaram. Nenê Hilário é o primeiro deste ranking com 18 temporadas.

bellator bjorn rebney

Dentre os três, ele é ainda o único que segue jogando na liga estadunidense. Anderson Varejão esteve presente em 14 temporadas e Leandrinho, em 13. O desempenho dos brasileiros tornou-se bom ou muito bom em quase todos os esportes…

Alguma vez vemos um brasileiro nas ATP Finals ou em uma final de Wrestling? Eu acho que é possível.