Brasil e Portugal podem se enfrentar na Copa do Mundo do Catar 2022 Brasil e Portugal podem se enfrentar na Copa do Mundo do Catar 2022
Facebook
Instagram
Youtube
Bodog

Brasil e Portugal podem se enfrentar na Copa do Mundo do Catar 2022

Já podemos começar a prever as partidas das oitavas de final da Copa do Mundo do Catar 2022, como Brasil e Portugal, dois candidatos ao título e que podem ficar frente a frente em uma grande partida nesse torneio.

Brasil Portugal Copa del Mundo 2022

Sem dúvida, seria uma das partidas mais impressionantes para apostar na Copa do Mundo, já que teríamos dois craques em campo, como Cristiano Ronaldo e Neymar. Fique ligado!

Dados sobre o possível confronto entre Brasil e Portugal na Copa do Mundo de 2022

É possível Brasil e Portugal se enfrentarem nas oitavas de final da Copa do Mundo se ambos passarem de fase. Os sul-americanos estão no Grupo G, junto com Sérvia, Suíça e Camarões.

Data e horário5 de dezembro, às 16:00
EstádioRas Abu Aboud (974)
Grupo y FaseOitavas de final

Os europeus estão no Grupo H, com Gana, Uruguai e Coreia do Sul.

Onde e quando aconteceria a partida entre Brasil e Portugal?

Brasil e Portugal se enfrentariam no Estádio Ras Abu Aboud de Doha, conhecido atualmente como Estádio 974, na segunda-feira, dia 5 de dezembro.

A que horas seria o jogo de Brasil x Portugal?

O confronto entre as seleções brasileira e portuguesa começaria às 16:00 (22:00 no Catar).

Fase da partida entre Brasil e Portugal

O duelo sería pelas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar 2022.

Histórico de partidas entre Brasil e Portugal

O histórico entre Brasil e Portugal mostra uma clara supremacia dos pentacampeões mundiais. No entanto, há uma boa notícia para os portugueses, que lhes dá esperança para o duelo.

No total, as duas seleções já disputaram 20 partidas, onde o Brasil ganhou 13, Portugal somente 4 e houve 3 empates. Brasil e Portugal jogaram duas vezes em uma Copa do Mundo.

brasil jugador mundial

A última vez foi em África do Sul 2010, pelo Grupo G, onde empataram sem gols. Em Inglaterra 1966, Portugal foi o carrasco do Brasil ao vencer a segunda rodada por 3 a 1, com um gol de António Simões e dois de Eusébio.

O último duelo entre as duas seleções aconteceu em 11 de setembro de 2013, nos Estados Unidos, e o Brasil venceu por 3 a 1 em um amistoso com gols de Thiago Silva, Neymar e Jô.

Como chegaria o Brasil ao jogo contra Portugal?

O Brasil chega como um dos principais candidatos ao título em Catar 2022. A seleção sul-americana liderou as Eliminatórias da Conmebol e terminou invicta, com 45 pontos (14 vitórias e 3 empates).

Além disso, a equipe dirigida por Tite não perdeu nenhum jogo da temporada até o momento e, nos últimos amistosos, conseguiu vencer a Coreia do Sul (5 a 1) e o Japão (1 a 0) em uma turnê pela Ásia.

dt brasil mundial

Outro dado que marca o grande desempenho do Brasil é que nos últimos três jogos das Eliminatórias Sul-Americanas a seleção goleou Paraguai, Chile e Bolívia por 4 a 0, marcando 12 gols e não sofrendo nenhum. O confronto marcado contra a Argentina foi suspenso por decisão da FIFA.

A seleção brasileira foi vice-campeã da Copa América 2021, organizada no Brasil, perdendo a final contra a Argentina no estádio do Maracanã.

Análise do Brasil em outras copas do mundo

O Brasil é a seleção que ganhou mais vezes a Copa do Mundo, com cinco conquistas. Além disso, nunca deixou de participar de nenhuma edição (22 participações).

A seleção é a número 1 no ranking em campeonatos mundiais; de 109 jogos disputados, ganhou 73 (67% de aproveitamento), empatou 18 e perdeu 18. Seu saldo de gols em copas do mundo assusta qualquer adversário: +124, com 229 a favor e 105 contra.

Participações em Copas do Mundo22
Vitórias em Copas do Mundo5 (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002)

Em sua última participação, em Rússia 2018, terminou em sexto lugar, perdendo nas quartas de final para a Bélgica, e a última Copa do Mundo conquistada foi a de Coreia – Japão 2002.

Possível escalação e esquema tático do Brasil

O Brasil conta com excelentes jogadores em todas as posições e tem a vantagem de ter o técnico Tite há 5 anos, portanto a equipe joja praticamente de memória.

O treinador escolhe diversos esquemas táticos, como 4-3-3, 4-2-3-1 e 4-1-4-1, o que deixa claro a variedade de qualidade da equipe brasileira e de seus jogadores. Então, um provável escalação para a Copa do Mundo do Catar 2022 seria: Alisson Becker; Danilo, Éder Militão, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Fred, Paquetá; Vinícius, Raphinha, Neymar.

neymar brasil mundial 1

Com Neymar novamente como líder, além do goleiro Alisson, um meio-campo de marcação como Casemiro e um ataque veloz com Vinicius Júnior, além do promissor atacante do Real Madrid Rodrygo Goes (21 anos), o Brasil aparece como um dos rivais mais difíceis de serem vencidos, assim como a França.

Outro fato que fala da experiência brasileira: Neymar e Thiago Silva já disputaram mais de 100 jogos com a Canarinho. 

Prêmios conquistados pela seleção brasileira de futebol

O Brasil venceu a Copa do Mundo da FIFA cinco vezes (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002) e também foi campeão da Copa América nove vezes.

Completa sua estante de títulos com quatro conquistas da Copa das Confederações (1997, 2005, 2009 e 2013).

Se falamos de lendas do futebol brasileiro, não podemos nos esquecer de Pelé, um dos melhores jogadores da história. Também se destacam os ganhadores do prêmio Bola de Ouro: Rivaldo, Ronaldo, Kaká e Ronaldinho. Outros jogadores como Roberto Carlos e Neymar estiveram próximos do prêmio em quantidade de votos.

Como chegaria Portugal à partida contra o Brasil?

Não foi fácil para Portugal se classificar para a Copa do Mundo do Catar de 2022, pois a equipe liderada por Fernando Santos teve que passar pela repescagem das eliminatórias europeias depois de terminar no último lugar do Grupo A, atrás da Sérvia.

Os portugueses venceram posteriormente a Turquia (3 a 1) e a Macedónia (2 a 0) para garantir a vaga na Copa do Mundo. Sua campanha não foi ruim, pois venceu 7 jogos, empatou 2 e perdeu apenas um, justamente contra a Sérvia na última rodada.

cristiano ronaldo portugal

Quanto à Liga das Nações da UEFA, é o segundo em seu grupo, com 7 pontos, atrás da Espanha (8). Destacam-se as vitórias diante da República Tcheca (2 a 0) e da Suíça (4 a 0). 

Análise de Portugal em outras copas do mundo

Portugal disputou oito copas do mundo e se classificou nas últimas cinco edições. Seu melhor desempenho foi em Inglaterra 1966, onde perdeu nas semifinais contra a anfitriã e conseguiu ficar em terceiro lugar da competição após derrotar a União Soviética por 2 a 1.

Participações em Copas do Mundo8
Vitórias em Copas do Mundo0 (3° lugar em Inglaterra 1966)

Nessa Copa do Mundo brilhou Eusébio, mais conhecido como “Pantera Negra”, sendo o artilheiro com 9 gols.

Em sua história, Portugal disputou 30 jogos mundialistas, com 14 vitórias, 6 empates e 10 derrotas. Em sua última participação, em Rússia 2018 caiu nas oitavas de final contra o Uruguai, e em Alemanha 2006 alcançou um merecido quarto lugar após perder para a equipe da casa.

Futura escalação e estrutura de jogo de Portugal

A seleção de Portugal gira em torno de sua estrela, Cristiano Ronaldo. O atacante de 37 anos jogará sua quinta Copa do Mundo no Catar e está a dois gols de superar Pantera Eusébio (9) e se tornar o maior artilheiro de seleção portuguesa em Copas do Mundo.

Fernando Santos costuma usar o clássico esquema 4-4-2, e a aposta principal é armar uma defesa sólida, já que Portugal tem jogadores capazes de marcar gols no meio-campo, graças à experiência e juventude.

dt portugal mundial

Além de Ronaldo (capitão, artilheiro e jogador com mais jogos disputados), Portugal tem jogadores de grande destaque como Bernardo Silva, Diogo Jota, o zagueiro Pepe, o goleiro Rui Patrício, o volante João Moutinho e o jovem atacante João Félix (22 anos) do Atlético de Madrid.

Provável escalação para a Copa do Mundo: Rui Patricio ou Diego Costa; João Cancelo, Pepe, Danilo, Nuno Mendes; William, João Moutinho; Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Diogo Jota; Cristiano Ronaldo.

Copas conquistadas pela seleção de Portugal

A seleção lusitana nunca conquistou uma Copa do Mundo, mas pode orgulhar-se de ter conquistado a Eurocopa em França 2016 e a Liga das Nações da UEFA em 2019. Além disso, foi vice-campeã da Eurocopa 2004.

Entre as suas maiores lendas encontramos Eusébio da Silva, vencedor da Bola de Ouro em 1965, Luís Figo, premiado em 2000, e Cristiano Ronaldo (cinco vezes melhor jogador do mundo). Outra grande estrela é Deco, campeão com o Barcelona.

Previsões para o possível confronto entre Brasil e Portugal

O Brasil é o favorito para ficar com o primeiro lugar no Grupo G e é a seleção que todos querem vencer. Os jogadores dirigidos por Tite jogam juntos há bastante tempo e querem mostrar todo o seu potencial em campo. Eles sabem como jogar nessa fase e, historicamente, têm se destacado contra Portugal.

Não podemos descartar uma vitória de Portugal, que tentará chegar o mais longe possível na última Copa do Mundo de Cristiano Ronaldo.

Outros confrontos importantes da Copa do Mundo de 2022

Não só Brasil e Portugal estarão frente a frente na Copa do Mundo do Catar 2022. Haverá outras partidas interessantes nas oitavas de final, como Dinamarca x México ou Alemanha x Croácia. Confira os detalhes.

Possível confronto das oitavas de final: Dinamarca x México

Dinamarca Mexico Copa del Mundo 2022

Dinamarca e México podem se enfrentar no estádio Al-Thumama em Doha, no domingo, 4 de novembro, se os astecas terminarem segundos no Grupo C e os dinamarqueses no primeiro lugar do seu grupo.

Possível confronto das oitavas de final: Alemanha x Croácia

Alemania Croacia Copa del Mundo 2022

Duas potências podem se enfrentar nas oitavas de final da Copa do Mundo: a tetracampeã Alemanha contra a atual vice-campeã Croácia.

A possível partida de Alemanha x Croácia, seria disputada no Estádio Al Janoub, em Al Wakrah, ou no estádio Education City, dependendo das posições finais em cada grupo.