Boston Celtics: história, títulos, melhores momentos e elenco

O Boston Celtics é a franquia com mais títulos na história da NBA, com 17 conquistas. Essa honraria é dividida com o seu maior rival, o Los Angeles Lakers que também conquistou o título da NBA por 17 vezes.

boston celtics basquete

Os Celtics são uma das únicas duas equipes presentes desde a criação da NBA em 1949 que nunca mudaram de cidade, junto com o New York Knicks, e uma das franquias que mais apresentaram nomes históricos à Liga.

Além disso, fez história por em uma era de segregação e racismo ter sido pioneira e selecionado o primeiro jogador negro para a NBA, o lendário Chuck Cooper.

Conheça sobre a história do Boston Celtics

Segundo dados divulgados pelo censo norte-americano 10,4% da população do país disse ter ascendência irlandesa. Para termos ideia da grandeza desse número ele é sete vezes maior do que a própria população da Irlanda, de apenas 4,6 milhões de habitantes.

boston basquete

A cidade dos Estados Unidos com mais descendentes de irlandeses é Boston, capital do estado de Massachusetts. Portanto, nada mais justo do que homenagear essa população quando o time de basquete da cidade foi criado em 1946.

O Boston Celtics foi fundado por Walter A. Brown em 1946, que era então presidente da Boston Garden-Arena Corporation.

Em um primeiro momento os Celtics se filiaram à BAA, a Basketball Association of America. Com a fusão da BAA com a National Basketball League, NBL, foi criada a NBA, com o time de Boston se juntando à nova liga no outono de 1949.

Arena do Boston Celtics

O Boston Celtics foi criado para jogar no Boston Garden, que foi projetado pelo promotor de boxe Tex Rickard e inaugurado em 17 de novembro de 1928. Primeiramente, era a casa do Boston Bruins da NHL até a criação dos Celtics em 1946.

arena garden celtics

Além de eventos esportivos o Boston Garden também foi palco de shows de rock e até mesmo de comícios políticos, sendo o palco do histórico discurso do então senador eleito por Massachusetts e candidato à presidência John F. Kennedy.

Em 1985 a Delaware North, proprietária do Boston Garden, recebeu os direitos de construção de uma nova arena pelo prefeito da cidade. Porém, por problemas financeiros essa obra começou apenas em 1993.

A construção do “novo Garden” demorou 27 meses e sofreu atrasos por conta das fortes nevascas que atingiram a cidade na época.

Atualmente o Boston Celtics manda seus jogos nesse novo Garden, chamado por conta de contratos de patrocínio de TD Garden. O Boston Celtics fez a sua primeira partida no novo ginásio em 3 de novembro de 1995, perdendo para o Milwaukee Bucks por 101-100.

Em 1998, pouco tempo depois da abertura do TD Garden (conhecido na época também por patrocínios como FleetCenter) o antigo Boston Garden acabou sendo demolido.

O TD Garden passou por obras de modernização em 2006, 2014, 2015 e 2018 e atualmente conta com a capacidade de 19.156 pessoas para jogos de basquete.

Boston Celtics na NBA: quantos títulos eles têm?

O Boston Celtics teve anos complicados depois de sua fundação, mas a chegada do treinador Red Auerbach e de jogadores históricos da franquia mudou essa história.

O Boston Celtics foi o dono de uma das maiores dinastias da história das grandes ligas esportivas norte-americanas e entre os anos de 1957 e 1969 conseguiu nada menos do que 11 títulos do total de 13 possíveis.

Nos anos 80 a equipe também foi bastante dominante, embora durante essa época tenha encontrado grandes rivais, como o Los Angeles Lakers de Magic Johnson.

O Boston Celtics é atualmente a equipe com mais títulos na história da NBA junto com os Lakers. Cada uma das franquias tem 17 títulos. Ambos são os maiores campeões da NBA.

O time vive um jejum incomum de títulos nos últimos anos, tendo conquistado o seu último título no já distante ano de 2008. Atualmente a equipe vive tempos de recuperação e chegou até a final da NBA na temporada 2021-22, tendo sido derrotado pelo Golden State Warriors.

Melhores jogadores da história do Boston Celtics

O Boston Celtics foi o lar de algumas das figuras mais importantes da NBA durante toda a história da liga. Porém, a chegada desses grandes nomes e a história vencedora do time passa principalmente pelo nome de Arnold Jacob Auerbach, o Red Auerbach.

O treinador tem a sua história intimamente ligada aos Celtics, tendo sido o treinador da equipe entre 1950 e1966, General Manager entre 1966 e 1984 e Presidente ou Vice-presidente entre os anos de 1984 e 2006.

Os principais nomes da história dos Celtics passaram pelas mãos de Auerbach de alguma maneira.

Bill Russell

É impossível pensar no Boston Celtics e não lembrar automaticamente da figura de Bill Russell. O pivô chegou ao time em 1956 depois de ser draftado pelo então St. Louis Hawks em uma troca que envolveu Ed Macauley e Cliff Hagan.

bill russell

Russell com o passar dos anos se tornou o rosto de uma das maiores dinastias da história do esporte e é o jogador com mais títulos da história da NBA, com 11 no total. Além disso, foi eleito o MVP da liga por cinco vezes, mesmo número de Michael Jordan.

Bill Russell foi o primeiro jogador negro a atingir o status de super astro na NBA, usando a sua fama também para liderar importantes lutas contra o racismo dentro e fora de quadra.

Foi seguidor de Martin Luther King e recebeu do então presidente Barack Obama em 2011 a Medalha Presidencial da Liberdade, maior condecoração civil do país. A medalha foi dada em honra às suas lutas contra a discriminação racial.

Depois de se aposentar como jogador em 1966 substituiu Red Auerbach no comando da equipe, entrando para a história por se tornar o primeiro treinador negro da história da NBA.

Larry Bird

Se Bill Russell pode ser considerado como o maior jogador da história do Boston Celtics, Larry Bird vem logo na sequência. Não teve a honra de ser treinado por Auerbach, mas foi o protagonista do maior feito de Red como General Manager.

Larry Bird foi escolhido pelo Boston Celtics com a sexta escolha no draft de 1978 e na época se tornou o novato mais bem pago da história dos Celtics com um contrato de US$ 650 mil por ano.

A escolha se mostrou mais do que acertada e Bird defendeu a franquia por 13 temporadas, sendo tricampeão da NBA e MVP da liga por três anos consecutivos, entre 1984 e 1986.

Larry Bird fez parte do Dream Team dos Estados Unidos que encantou ao mundo nas olimpíadas de Barcelona em 1992 e a sua rivalidade com Magic Johnson é apontada por muitos como o motivo da NBA ter obtido crescimento recorde nos anos 80.

Dave Cowens

Antes da escolha de Larry Bird no draft de 1978, Auerbach já havia acertado ao escolher Dave Cowens no draft de 1970 com a quarta escolha geral. Cowens, apesar dos seus 2,06m de altura, era considerado baixo por muitos para a posição de pivô.

Dave Cowens foi campeão da NBA duas vezes com a camisa do Boston Celtics em 1974 e 1976, nas duas oportunidades sendo treinado por Bill Russell.

Chegou a treinar os Celtics por um breve período na temporada de 1968-69, mas logo voltou ao posto de jogador antes de se aposentar em 1980.

Cowens forma parte do Hall da Fama do basquete desde 1991.

John Havlicek

John Havlicek era um atleta tão completo que foi selecionado tanto no draft da NBA pelo Boston Celtics quanto no draft da NFL, para ser wide receiver do Cleveland Browns. Até pensou em seguir carreira no futebol americano, mas foi no basquete onde se tornou uma lenda.

Havlicek entrou para o time dos Celtics em 1962 e nas oito finais que disputou com a camisa da equipe conquistou 8 títulos, sendo completamente imbatível em decisões. Em número de conquistas fica atrás apenas de seus companheiros Bill Russell e Sam Jones.

O Ala-Armador jogou no Boston Celtics entre 1962 e 1977 e é até hoje creditado como o jogador que revolucionou a função do sexto homem em um time da NBA.

Bob Cousy

Bob Cousy era filho de imigrantes franceses e cresceu em Nova York durante o período da grande depressão. Uma curiosidade sobre sua vida é que até os 5 anos de idade o garoto falava apenas francês, aprendendo o inglês apenas depois de entrar na escola fundamenta.

Na escola começou a jogar baseball, se apaixonando completamente pelo basquete aos 13 anos.

Se candidatou para o draft de 1950 e pode ser considerado talvez como o maior erro da carreira do treinador Red Auerbach, que não o escolheu. Sobre a não escolha, Auerbach deu a polêmica declaração: “devo vencer ou devo agradar aos caipiras locais?”.

Com isso Bob Cousy foi draftado pelo então Tri-Cities Blackhawks, o atual Atlanta Hawks. Se recusou a assinar com a equipe, foi parar no Chicago Stags e com a falência da equipe finalmente assinou com os Celtics.

Com a camisa verde Bob Cousy fez história entre os anos de 1950 e 1963, sendo campeão por 8 temporadas consecutivas e sendo eleito para o All Star Games em todas as suas 13 temporadas como jogador profissional.

Maiores momentos do Boston Celtics

O Boston Celtics é a franquia mais vencedora da história da NBA, e isso acontece muito por conta de duas eras bastante vencedoras para a franquia. Ambas capitaneadas por Red Auerbach, primeiro como treinador e depois como General Manager.

O costume de Auerbach de acender um charuto quando a vitória estava garantida foi, inclusive, eternizado em uma estátua pela franquia.

red auerbach

A primeira delas é a chamada “Era Russell” entre 1957 e 1969. Durante essas 13 temporadas disputadas o time de Boston conquistou 11 títulos, perdendo apenas para o St. Louis Hawks em 1958 e em 1967 não chegou até a decisão, que foi vencida pelo Philadelphia 76ers contra o San Francisco Warriors.

Até hoje a sequência de 8 títulos consecutivos entre 1959 e 1966 é a maior dinastia de toda a história das grandes ligas esportivas dos Estados Unidos.

Outra era bastante vitoriosa da história do Boston Celtics foi a chamada “Era Larry Bird” entre os anos de 1979 e 1992. Durante esse período os Celtics viveram intensa rivalidade contra os Lakers de Magic Johnson e conquistaram 3 títulos.

Elenco do Boston Celtics

O elenco atual do Boston Celtics é resultado de uma política de reestruturação da franquia, que tenta construir em volta de nomes como Jayson Tatum, Marcus Smart e Al Harford.

A reestruturação da equipe passava pela contratação de um novo treinador para isso, e o nome escolhido em consenso pela franquia foi de Ime Udoka. A decisão se mostrou acertada, e em apenas uma temporada Udoka levou o time até as finais da NBA.

Porém, um escândalo pessoal envolvendo o treinador e uma funcionária da fraquinha acabou afastando Ime Udoka do comando da equipe, com o treinador sendo suspenso por uma temporada.

Na temporada atual da NBA o time vem sendo treinado por Joe Mazzulla de maneira interina.

O Boston Celtics nas últimas temporadas

O Boston Celtics vive um incômodo jejum de títulos na NBA, já que não conquista uma temporada desde 2008. Durante esse período viu o leste ser dominado pelo Miami Heat e pelo Cleveland Cavaliers, em ambos os casos por conta do fator LeBron James em quadra.

Durante esse período os Celtics chegaram às finais da NBA em duas oportunidades. A primeira delas foi na temporada 2009-10, quando foi derrotado pelo seu grande rival Los Angeles Lakers em uma série emocionante de sete jogos.

A última temporada foi bastante animadora para o time, já que sem grandes expectativas para quem gosta de apostar em basquete foi o grande campeão do Leste e chegou até a decisão, sendo derrotado pelo Golden State Warriors.

Resta saber se os escândalos envolvendo o treinador terão impacto nessa importante reestruturação da franquia.

Conclusão

Quando pensamos no Boston Celtics estamos diante de uma das marcas mais valiosas do esporte norte-americano. A franquia conta com nomes lendários na história do esporte e é a maior campeã da história da NBA.

O Boston Celtics vive um incômodo jejum de títulos, mas os resultados recentes mostram que parece ser apenas questão de tempo para que o gigante acorde e volte a ter um grande período de conquistas.

Rolar para cima