O que é a “bolha” no pôquer e como jogar nela?

Se você já participou de um torneio de pôquer on-line como o Sit & Go ou MMT (também conhecido como multimesa), então já deve ter ouvido falar que estar na “bolha” é o pesadelo da maioria dos jogadores.
la burbuja en poker

O que é isso? É possível sair da bolha? Explicaremos isso e muito mais a seguir.

O que é “bolha” no pôquer?

Um jogador “está na bolha” quando consegue uma colocação em um torneio de pôquer sem pagamento garantido devido à sua posição. Para entender um pouco melhor, você precisa saber que, quando um torneio de pôquer começa, ele tem uma certa quantidade de inscrições permitidas, depois as inscrições tardias são abertas e então as rodadas começam nas diferentes mesas.

Vamos supor que, dos 250 participantes, apenas 50 voltarão para casa com um prêmio (sendo a posição mais baixa com o prêmio mais baixo, e a posição mais alta com o prêmio mais alto). Ou seja, se você terminar em 51º lugar (depois de derrotar 200 oponentes), não ganha nenhum prêmio.

Por razões óbvias, seja um jogador iniciante ou experiente, quando entra em um torneio de pôquer, você quer ganhar ou levar um prêmio, já que essa é a graça do jogo. É por isso que, quando estiver na bolha, você joga de uma maneira muito particular para “sobreviver” o maior tempo possível a fim de chegar à posição 50, a área de prêmios.

Agora confira algumas dicas para jogar na bolha sem medo até chegar aos prêmios são e salvo.

Dicas para jogar na bolha

Uma das primeiras táticas que os jogadores iniciantes de pôquer precisam aprender é que seu comportamento na bolha estará muito ligado ao tamanho do stack que tiverem. Isso facilitará tudo e permitirá que joguem mais despreocupados ou, pelo contrário, os tornará muito conservadores para não arriscar suas fichas desnecessariamente antes de conseguir sair da bolha.

Confira a seguir, três dicas para se ter em mente na hora de jogar na bolha, tanto para que você consiga sair dela, quanto para chegar à rodada final e sair vitorioso.

Estruture sua posição a partir de seu stack

Como já mencionamos, é importante que esteja bem ciente disso, pois o valor que você tiver para apostar (o stack) junto à sua cautela determinam se pode ou não sair da bolha com o restante para continuar jogando e ganhar um generoso prêmio.

Com “estruturar sua posição” queremos dizer as jogadas que você decidir fazer com base nas cartas que surgirem. Ou seja, se tiver um stack muito grande, você pode ser mais agressivo e jogar com mais naturalidade, independentemente de ter mãos boas ou ruins e, se tiver um stack pequeno, adota uma forma de jogo mais conservadora e só decide jogar quando tiver mãos fortes.

Enfrente jogadores com stack pequeno e evite jogadores com stacks grandes

Precisamente por causa do que mencionamos anteriormente, é muito provável que jogadores com grandes stacks joguem de forma mais agressiva, roubem blinds e tirem vantagem de sua posição.

las ciegas poker

Por isso, se você tiver um stack médio ou pequeno, é melhor analisar o jogo de seus oponentes e enfrentar aqueles contra os quais a vitória é garantida.

Seja agressivo para cuidar de seus blinds

Parta do pressuposto que, assim como você, o restante dos jogadores na bolha querem cuidar das fichas deles e roubar o máximo de blinds possível para aumentar o próprio stack e estar em melhor colocação quando a bolha estourar. É por isso que, em alguns casos, é melhor ser um pouco agressivo no início para intimidar o restante dos jogadores e evitar ser roubado por eles.

Obviamente, como em qualquer jogo de estratégia, você precisa de prática, tempo e paciência para desenvolver seu próprio estilo em cada partida. Em nosso site temos várias versões de teste para que você vá perdendo o medo, tanto de jogos de pôquer ao vivo quanto de pôquer on-line. Lembre-se de que, perdendo ou vencendo, você ganhará uma experiência que lhe será útil no futuro.

Conclusão

Para concluir, jogar na bolha não é necessariamente a pior coisa que pode acontecer com você em um torneio de pôquer. É uma fase especial em que você tem que saber ler as jogadas dos outros jogadores e criar uma estratégia inteligente para sair da bolha sem perder todo o seu dinheiro.

Rolar para cima