Apostar no Campeonato Paulista 2024

A partir de janeiro, você poderá apostar no Campeonato Paulista, um dos campeonatos estaduais mais importantes e competitivos do Brasil. Para começar a temporada de 2024 com força total, podemos esperar que a edição de número 135 do Paulistão seja uma das mais importantes dos últimos anos.

campeonato paulistao 2024

Sabendo-se de sua trajetória, pode-se entender a importância que o torneio tem e o motivo pelo qual é acompanhado por quem costuma apostar em futebol, inclusive de outras partes do Brasil. O campeonato estadual paulista é um dos mais expressivos do país e dá a chance de alguns times garantirem participação em outras competições, como a Copa do Brasil e a Série D do Campeonato Brasileiro, conforme sua colocação no torneio.

Quais são as origens do Paulistão?

Assim que o esportista Charles Miller voltou da Inglaterra, foi a São Paulo e fez questão de propagar algo que descobriu em sua viagem: o futebol! Sendo assim, em 1901, foi criada a Liga Paulista de Foot-ball.

A Liga começou a ser disputada já no ano seguinte, por cinco times, Internacional, Mackenzie, Germânia, Paulistano e São Paulo Athletic, sendo este último que viria a ser consagrado como o primeiro campeão do torneio.

O tempo foi passando, a popularidade do esporte foi crescendo e, em poucos anos, tornou-se uma paixão nacional. Em 1930, “o negócio ficou sério” e os times e jogadores começaram a se profissionalizar.

Desde a iniciativa de Charles Miller, nascem grandes e importantes times que protagonizaram a história não só do Paulistão, mas em todo todo país, no qual não faltam opções para apostar em nosso site.

Como ficou a tabela do Campeonato Paulista 2023?

Após cada equipe enfrentar os adversários de outros grupos na primeira fase, em partidas só de ida, as duas primeiras colocadas de cada chave foram para as quartas de final: Corinthians e Ituano, São Paulo e Água Santa, Palmeiras e São Bernardo e Bragantino e Botafogo-SP.

Pela regra, o primeiro e o segundo lugares classificados em seus grupos se enfrentam na primeira fase de mata-mata, sendo que a equipe de melhor campanha na primeira fase tem o direito de decidir seus jogos dentro de casa.

torneo apulistao 2024

Dessa forma, Ituano, Água Santa, Bragantino e Palmeiras avançaram às semifinais, das quais seguiram para as partidas finais o surpreendente Água Santa, contra o gigante Palmeiras. Na partida de ida, o clube situado em Diadema venceu pelo placar de 2 a 1, mas na partida de volta, o Palmeiras o goleou por 4 a 0 e sagrou-se o campeão de 2023.

Subiram para a série A do Paulistão as equipes da Ponte Preta e do Novorizontino. Já São Bento e Ferroviária caíram para a série B. Por sua vez, a Taça do Interior foi vencida pelo São Bernardo nos pênaltis, após empate em 0 a 0 no tempo normal contra o Mirassol.

Entre elencos milionários, trocas de técnicos, contratações estrangeiras e crises financeiras, as equipes paulistas disputam para ver quem será o grande campeão de 2024. Tudo muito bem monitorado pelos árbitros de vídeo, auxílio usado pelo quinto ano consecutivo pela Federação Paulista de Futebol.

Detalhes sobre o Paulistão 2024

Nas últimas temporadas, quem decidiu fazer sua aposta na zebra, teve sucesso no Paulistão, já que desde 2019 não vemos os quatro grandes da capital chegarem juntos às semifinais, fato que explica o crescimento da competitividade no torneio.

Diante deste fato, acompanhar o Paulistão se torna cada vez mais interessante. Pensando nisso, preparamos para você, informações relevantes para você apostar na edição 2024. Confira o que dizem os números.

TemporadaGolsMédia de gols por jogoVitórias do  mandanteVitórias do visitanteEmpatesMédia cartões amarelos por jogoMédia cartões vermelhos por jogo
20232352,1644%30%26%4,640,28
20222592,3848%24%28%3,820,22
20212432,2542%31%28%3,50,22

Que dia começa o Campeonato Paulista 2024?

A edição de número 135 do torneio, terá início no dia 21 de janeiro, encerrando-se no dia 7 de abril. As rodadas regulares serão disputadas até 10 de março.

Já as quartas de final acontecerão no fim de semana de 17 de março. As semi ocorrerão dez dias depois, em 27 de março e, por fim, a grande final será realizada nos dias 31 de março e 7 de abril.

Como conferir a classificação do Campeonato Paulista?

A classificação do Paulistão 2024 pode ser encontrada no próprio site oficial da Federação Paulista, além de portais esportivos, como o Globo Esporte, ESPN, Futebol Interior e aplicativos, como Sofascore ou Flashscore, entre outros.

Federação paulista de futebol: formação de grupos após o sorteio

No dia 07/12, a Federação Paulista realizou o sorteio das chaves do torneio. Os 16 clubes participantes estão divididos em quatro grupos, que este ano estão distribuídos da seguinte maneira.

Grupo AGrupo BGrupo CGrupo D
PortuguesaPonte PretaInter de LimeiraBotafogo-SP
Santo AndréÁgua SantaMirassolNovorizontino
ItuanoGuaraniRB BragantinoSão Bernardo
SantosPalmeirasCorinthiansSão Paulo

Embora os times do interior devam ser sempre muito respeitados pela possibilidade de surpreender ao disputar os mata-matas, os últimos anos são prova de que o título tem maior tendência de ficar com uma das quatro equipes integrantes da elite do futebol nacional, que lideram cada um dos grupos.

Além destes, pode-se apontar como fortes candidatos a passar para a próxima fase o Red Bull Bragantino (Grupo C); o Guarani (Grupo B); o Ituano (Grupo A); e o Botafogo (Grupo D).

Jogos importantes da primeira fase do Paulistão 2024

A primeira rodada do Paulistão 2024 acontecerá no dia 21 de janeiro. As oito partidas serão realizadas no domingo, a partir das 16h. Confira quais serão os duelos da primeira rodada do torneio.

Domingo, 21 de janeiro

● Novorizontino x Palmeiras – 16h

● Corinthians x Guarani – 20h

● São Paulo x Santo André – 18h

● Botafogo RP x Santos – 18h

botafogo vs santos

● Ponte Preta x Mirassol – 20h15

● Red Bull Bragantino x Água Santa – 17h15

● São Bernardo x Ituano – 16h

● Inter de Limeira x Portuguesa – 18h

Estas serão as primeiras partidas deste emocionante campeonato e as expectativas já são muitas, porque cada equipe tem procurado se aperfeiçoar, a fim de fazer um dos campeonatos mais equilibrados da história.

Estatísticas do Campeonato Paulista

Apesar de o campeonato ainda estar por acontecer, existe uma expectativa prévia favorável à equipe do Palmeiras, já que é o bicampeão do torneio e tem sido uma das equipes que mais investem em seu futebol profissional e de base. Além dele, devemos destacar o São Paulo, que fez uma excelente temporada de 2023, com Dorival Jr. no comando.

Qual é o atual campeão paulista?

O atual campeão paulista é o Palmeiras, que venceu o improvável finalista Água Santa na edição do ano passado. A equipe do Palestra, também levantou o caneco em 2022 e anteriormente em 2020.

Que time é favorito a ganhar o Paulistão 2024?

A temporada está em aberto e, teoricamente, qualquer clube tem chance de conquistar o cobiçado troféu. Porém, é fato que em poucas ocasiões vimos o troféu ir para mãos diferentes de São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Santos.

A última equipe do interior a vencer o torneio foi o Ituano, em 2014, o que faz com que apostar em um dos quatro maiores times como campeão seja uma aposta relativamente segura.

Com exceção a este seleto grupo, e pensando em uma aposta mais ousada, podemos confiar em um título inédito do RB Bragantino, clube que vem em grande crescente no cenário nacional e estadual.

rb bragantino equipe

Entre os times que estão quase sempre no topo da tabela, podemos citar os cinco mais expressivos na história e dar uma breve visão geral de cada um para este ano.

Corinthians

Maior campeão paulista, o Corinthians vive um jejum de quatro anos sem vencer o estadual e com a chegada de um novo presidente, busca uma renovação no elenco a fim de fazer uma boa temporada em 2024.

Vale acompanhar o Timão, observar seu novo modelo de jogo, bem como suas contratações para este ano e considerar que essa equipe facilmente se enquadre entre os possíveis campeões.

São Paulo

O São Paulo teve um 2023 mágico, com a primeira conquista da Copa do Brasil, e em 2024 quer manter a rotina de títulos, começando com o Campeonato Paulista.

Para este ano, o clube já anunciou um total de três reforços na temporada, sendo eles: o volante Luiz Gustavo (ex-Al Nassr), o ponta-direita Erick (ex-Ceará) e o volante Damián Bobadilla (ex-Cerro Porteño).

Palmeiras

Mesmo sem grandes movimentações no mercado, o Palmeiras continua sendo o grande favorito ao título, mantendo o português Abel Ferreira como seu treinador.

Com o grande crescimento de Endrick, destaque no ataque alviverde, o clube conta com a mescla de jogadores jovens e experientes para, novamente, levantar o troféu, pela terceira vez consecutiva.

Santos

A equipe da Vila Belmiro vive a pior fase do clube, após ser rebaixado no campeonato brasileiro do ano passado pela primeira vez em sua história.

Mesmo não duvidando da tradição do alvinegro praiano, a expectativa é que, nesta temporada, o time tenha maiores dificuldades, já que sofreu baixas em diversos setores do elenco pelo descenso nacional.

Botafogo-SP

Correndo por fora na disputa pelo título, o Botafogo anunciou como grande novidade para a disputa do Paulistão o técnico português Paulo Gomes, de 48 anos, que em sua carreira, soma passagens por clubes de Portugal e da Arábia Saudita.

Maiores campeões do campeonato paulista

O último campeão regional foi o Palmeiras em 2023, que levantou a taça ao bater o Água Santa na grande final, mas você sabe realmente quem são os maiores vencedores do Paulistão?

corinthians equipe futebol

Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo são os maiores campeões do Paulistão. O Timão tem a maior quantidade de títulos, somando 30 estaduais. O Palmeiras tem 25 taças e o São Paulo  e Santos dividem o posto de terceiro maior vencedor com 22 conquistas cada.

Prepare-se para apostar no Paulistão!

Agora que você já conhece a fundo o Campeonato Paulista, qual é o seu palpite para o grande vencedor do campeonato de 2024? Aposte no seu time favorito, ganhe dinheiro e sinta toda a emoção de apostar no Paulistão, aqui conosco! Acesse nosso site e aproveite as melhores odds.

Rolar para cima