Bélgica e Alemanha poderiam se enfrentar na Copa do Mundo do Catar 2022

Bélgica x Alemanha é uma das partidas mais interessantes que as oitavas de final poderiam nos oferecer para apostar na Copa do Mundo do Catar 2022. Duas seleções de alto nível, que chegam ao Catar com a aspiração de conquistar o título de campeão.
Belgica Alemania Copa del Mundo 2022 1

Para que esta partida aconteça, a Bélgica deve se classificar em primeiro lugar em seu grupo e a Alemanha em segundo no seu, ou vice-versa. Ambas as equipes têm um rival muito forte em seus grupos: os belgas têm a Croácia e os alemães a Espanha.

Dados sobre o possível confronto entre Alemanha e Bélgica em Catar 2022

A partida acontecerá caso a Bélgica vença o Grupo F e a Alemanha fique em segundo lugar no Grupo E.

Data e horário6 de dezembro, às 12:00
EstádioEducation City
Grupo y FaseOitavas de final

É um confronto muito possível, já que a Espanha chega muito bem ao torneio e pode perfeitamente ficar acima dos alemães na fase de grupos.

Que dia e onde seria o jogo de Bélgica x Alemanha?

A partida seria na terça-feira, 6 de dezembro, no Estádio Qatar Foundation. Este estádio está localizado em Al-Rayyan e tem capacidade para 40.000 espectadores.

A que horas seria o jogo Bélgica x Alemanha?

Esta partida das oitavas de final está marcada para as 12:00. Seria a primeira das duas partidas pelas oitavas de final desse dia.

Em que fase ocorreria o jogo entre Bélgica e Alemanha?

O encontro aconteceria nas oitavas de final da Copa do Mundo. Seria o penúltimo jogo desta fase do torneio.

Encontros anteriores entre Bélgica e Alemanha

As seleções belga e alemã se enfrentaram 25 vezes ao longo da história. Este histórico tem uma grande predominância dos alemães, que conseguiram vencer 20 vezes, enquanto os belgas conseguiram apenas quatro vitórias, além de um empate.

De todos esses encontros, apenas dois aconteceram no âmbito da Copa do Mundo: nas edições de Itália 1934 e Estados Unidos 1994. Ambos os jogos resultaram em vitória alemã, 5 a 2 no primeiro e 3 a 2 no segundo.

belgica alemania banderas

A última partida disputada entre as duas equipes foi pelas eliminatórias europeias, em outubro de 2011. Foi vitória para a Alemanha, que venceu com gols de Mesut Özil, André Schürrle e Mario Gómez. O gol belga foi marcado por Marouane Fellaini no final do jogo.

Como chega a Bélgica para o jogo contra a Alemanha?

A seleção de Bélgica é  candidata a alcançar o primeiro lugar do Grupo F. Chega a Catar 2022 como uma das favoritas à conquista da taça e tem equipe para isso.

Em seu grupo, a Bélgica enfrentará Croácia, Marrocos e Canadá. A seleção croata parece ser o rival mais forte da primeira fase.

Esta Copa do Mundo pode ser a última de uma geração especial do futebol belga. É por isso que eles vão com tudo para alcançar a glória. Eles chegam à competição depois de se classificarem invictos.

Análise da Bélgica em outras copas do mundo

A seleção belga já participou de 13 edições da Copa do Mundo, portanto, em Catar 2022 fará sua 14ª participação. Uma seleção que participou da primeira Copa do Mundo e que também esteve na última.

A melhor participação belga em uma Copa do Mundo foi justamente na última edição, quando obteve o terceiro lugar. Chegaram às semifinais com grande futebol e vencendo todas as partidas, mas não conseguiram passar da França, perdendo por 1 a 0.

Participações em Copas do Mundo13
Vitórias em Copas do Mundo0

A segunda melhor participação da Bélgica em copas do mundo foi em México 1986, onde terminou em quarto lugar. Nas semifinais, a seleção belga foi derrotada pela Argentina de Diego Armando Maradona, que depois se sagrou campeã.

Futura estrutura do jogo

A Bélgica tem a melhor geração de jogadores de sua história em campo. Figuras mundiais como o goleiro Thibaut Courtois, os meio-campistas Kevin De Bruyne e Eden Hazard e o atacante Romelu Lukaku são peças-chave nesta equipe. Este grupo de jogadores terá uma oportunidade única de fazer história.

Por sua vez, dentro da equipe encontramos também futebolistas de alto nível, e jovens com grande futuro. É o caso, por exemplo, do meia Charles De Ketelaere, uma contratação recente do Milan da Itália. O jogador, que pode atuar em qualquer posição do meio-campo para frente, já fez sua estreia pela seleção e deverá estar em Catar 2022.

chalres deketelaere belgica

A equipe belga vem com um longo processo liderado pelo técnico Ricardo Martínez, que está no comando desde 2016. O treinador aposta num futebol rápido, e procura muito o jogo pelas laterais do campo. Ele costuma montar um esquema inicial de 3-4-3, com alas que atuam ofensivamente.

Uma possível escalação da seleção da Bélgica é a seguinte: Courtois; Vertonghen, Anderweirdel, Dendoncer; Carrasco, Witsel, Tielemans, Castagne; Hazard, Lukaku, De Bruyne.

Copas obtidas pela seleção da Bélgica

A seleção belga nunca ganhou uma Copa do Mundo, e o mais próximo disso foi na última edição, quando foi eliminada nas semifinais. Também nunca conseguiu vencer uma Eurocopa, o torneio mais importante para as seleções europeias.

A única conquista do futebol belga foi a dos Jogos Olímpicos de 1920. Esse é todo o histórico desta seleção europeia.

Como chega a Alemanha ao jogo contra a Bélgica?

A seleção alemã é uma das mais destacadas da Copa do Mundo, e sempre que sua camisa aparece em campo, a mística é sentida. Os alemães chegam a este torneio renovados, com muitos jogadores que se juntaram à equipe nos últimos anos. Mas também contam com jogadores emblemáticos que já sabem o que significa ser campeão do mundo, como Manuel Neuer e Thomas Müller.

Eles terão que começar o torneio participando do Grupo E, junto com Espanha, Japão e Costa Rica. Os espanhóis, em princípio, são os rivais diretos na busca pelo primeiro lugar do grupo.

A seleção alemã chega ao Catar depois de vencer seu grupo das Eliminatórias da UEFA, onde também estavam Macedônia, Romênia, Armênia, Islândia e Liechtenstein. Na Liga das Nações começou com altos e baixos.

Análise da Alemanha em outras edições da Copa do Mundo

O desempenho da seleção alemã na história da Copa do Mundo é espetacular. Foi campeã quatro vezes, mas não só isso, pois jogou oito finais e esteve entre as quatro primeiras 12 vezes. Sem dúvida, um dos grandes atrativos desta competição.

alemania campeon mundial

As edições em que a Alemanha foi coroada campeã mundial foram as seguintes: Suíça 1954, Alemanha 1974, Itália 1990 e Brasil 2014. As três primeiras conquistas aconteceram sob o nome de Alemanha Ocidental.

Participações em Copas do Mundo19
Vitórias em Copas do Mundo4

A seleção alemã esteve presente em 19 edições da Copa do Mundo. Só esteve ausente em Uruguai 1930 e Brasil 1950, quando foi excluída pelo papel do país na Segunda Guerra Mundial.

Escalação e tática de jogo da seleção alemã

Após o longo processo sob o comando de Joachim Löw, em 2021 Hans-Dieter Flick, ex-técnico do Bayern de Munique, assumiu a equipe. Sua ideia vai de mãos dadas com o que o time tem mostrado historicamente: muita força física e jogo ofensivo.

A equipe tem jogadores renomados em todas as posições. Desde o gol com o histórico Manuel Neuer, na defesa com jogadores como Antonio Rudiger e no meio-campo com peças como Ilkay Gündogan e Joshua Kimmich.

No ataque são muitas as possibilidades. Serge Gnabry, Kai Havertz e Leroy Sané são jogadores com um grande momento e que podem gerar desequilíbrio permanentemente no ataque. E, claro, a figura de Thomas Müller é sempre importante na seleção alemã, seja como titular ou saindo do banco de reservas.

kimmich muller alemania

Uma provável equipe da Alemanha para as fases eliminatórias do torneio é o seguinte: Manuel Neuer; Jonas Hofmann, Niklas Sule, Antonio Rudiger, Thilo Kehrer; Joshua Kimmich, Ilkay Gündogan; Serge Gnabry, Kai Havertz, Leroy Sané; Thomas Müller.

Conquistas obtidas pela seleção alemã

A Alemanha é a segunda seleção mais vencedora na história da Copa do Mundo, atrás apenas da brasileira. Foi campeã em quatro edições: Suíça 1954, Alemanha 1974, Itália 1990 e Brasil 2014.

Em termos de destaques individuais, vários jogadores alemães ficaram na história da Copa do Mundo. Gerd Müller foi o artilheiro em México 1970, com dez gols, enquanto Thomas Müller foi um dos artilheiros em África do Sul 2010, com cinco gols.

Da mesma forma, Miroslav Klose é o maior artilheiro da história da competição, com 16 gols. Parece muito difícil para qualquer um igualá-lo.

Previsões do possível duelo Bélgica x Alemanha

Especula-se que esta partida possa ter um equilíbrio muito grande. São duas grandes seleções com jogadores de alto nível em todas as suas linhas. Apesar da Bélgica começar com um leve favoritismo, a seleção alemã tem um peso que a belga não tem; e isso também é um fator importante.

São duas seleções ofensivas, com jogadores muito verticais. Portanto, é provável que seja um jogo aberto, com muitas situações de gol para ambos os lados.

Outros confrontos importantes da Copa do Mundo de 2022

Algumas das partidas mais esperadas da Copa do Mundo e que a primeira fase oferecerá são Países Baixos x Equador pelo Grupo A e Portugal x Uruguai pelo Grupo G. Duas seleções europeias e duas seleções sul-americanas que certamente darão uma boa luta no campeonato.

Possível confronto das oitavas de final: Canadá x Espanha

Canada Espana Copa del Mundo 2022

Canadá x Espanha no Estádio Qatar Foundation é uma das partidas que podem acontecer pelas oitavas de final da Copa do Mundo. A partida será disputada no dia 6 de dezembro, às 12:00, caso o Canadá fique em primeiro lugar no seu grupo e a Espanha em segundo no seu.

Possível confronto das oitavas de final: Uruguai x Brasil

Uruguay Brasil Copa del Mundo 2022

Uruguai x Brasil no Estádio de Lusail é um dos confrontos mais interessantes que podem acontecer nas oitavas de final. A partida será no dia 6 de dezembro, às 16:00, se o Uruguai for o primeiro do Grupo G e o Brasil o segundo do Grupo H.

Rolar para cima