Tudo para apostar no Australian Open 2024

O Australian Open é o torneio que abre a temporada do tênis internacional, quando o assunto é o Grand Slam. Disputado anualmente nas quadras do Melbourne Park na Austrália, este torneio é uma excelente oportunidade para quem costuma apostar em tênis. Para o ano de 2024, não será diferente!

australian open 2024

Os principais tenistas do tênis masculino e do feminino entrarão em quadra para a disputa do primeiro grande torneio de uma temporada especial para o esporte, que terá, ainda, a disputa dos Jogos Olímpicos, em Paris. É a chance perfeita de abrir o ano em grande estilo, com os seus palpites no esporte da bolinha amarela, um dos favoritos do público brasileiro!

O que é o Australian Open?

Também chamado de “Aberto da Austrália”, no Brasil, o Australian Open é um dos quatro principais torneios de tênis do mundo, os chamados Grand Slam. Fazem companhia para ele o torneio de Roland Garros na França, Wimbledon na Inglaterra e o US Open nos Estados Unidos.

O Australian Open é disputado desde 1905 e já passou por seis cidades diferentes, tendo Melbourne como casa desde o ano de 1972. O torneio é disputado em quadras duras e rápidas, mais rápidas até mesmo do que o piso do US Open.

O torneio australiano conta anualmente com 128 tenistas em sua chave do torneio masculino, 128 no torneio feminino, além de mais 64 duplas de cada gênero e 32 duplas mistas.

Por ser um torneio Grand Slam, o Australian Open é aquele que dá o maior número de pontos ao campeão, tanto no ranking da ATP quanto no ranking da WTA, com o campeão somando 2.000 pontos.

Quando será disputado o Aberto da Austrália de 2024?

O Australian Open de 2024 será novamente disputado no Melbourne Park, um dos grandes templos do esporte no mundo. Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre a edição de 2024 do Aberto da Austrália:

EventoAustralian Open
QuandoDe 14 a 28 de janeiro de 2024
OndeMelbourne Park, Austrália
TransmissãoESPN e Star+

Histórico do Australian Open

Em 2023, o Australian Open teve Novak Djokovic como o grande campeão, um dos tenistas com mais partidas disputadas, entre os que ainda estão em atividade. Esse foi o décimo título do sérvio no Aberto da Austrália, onde ele é o maior campeão de toda a história.

novak djokovic tenista

Na segunda colocação do ranking aparece o herói local, Roy Emerson, e o suíço Roger Federer, cada um com seis títulos em seu histórico.

Entre as mulheres, a maior campeã da história é a australiana Margaret Court, que conquistou 11 títulos. Na segunda colocação aparece a lenda Serena Williams, com 7 títulos no total.

Premiação do Australian Open

Para o ano de 2023, os prêmios para o Australian Open foram 3,4% maiores em relação ao torneio de 2022. E a grande notícia é que esses prêmios ficaram ainda maiores para a edição de 2024, chegando a USD $59 milhões.

E, assim como já é tradição, no Australian Open, tenistas do masculino e do feminino receberão os mesmos valores em prêmios na edição de 2024.

Simples

Para os torneios de simples, masculinos e femininos, o prêmio é o mesmo para o campeão: USD $2.130 milhões, ou o equivalente a mais de R$10.440 milhões, conforme a cotação atual. Os prêmios anunciados, embora mais altos, mantém o Aberto da Austrália no lugar de Grand Slam que paga menos aos campeões.

Duplas

Para as duplas, tanto masculinas quanto femininas, o prêmio a ser pago aos campeões será de USD $497 mil. O prêmio deve ser dividido entre os dois membros da dupla.

Duplas Mistas

Os jogadores que recebem os menores prêmios como campeões são os integrantes das duplas mistas. Estes deverão dividir um prêmio de USD $112 mil em 2023. Esse prêmio é menor do que o que é pago a um tenista eliminado na quarta rodada da chave de simples.

Vencedores do Australian Open 2023

O Australian Open em sua chave masculina não traz uma grande variedade de campeões neste século. Se analisarmos os campeões desde o ano 2000, temos o tenista com mais títulos no Grand Slam,  Roger Federer, com 6 prêmios, e Novak Djokovic, com 10 conquistas.

O décimo título de Djokovic foi conquistado justamente na última edição do torneio, em 2023. Completam a lista de campeões, desde o ano 2000, André Agassi, Thomas Johansson, Marat Safin, Rafael Nadal e Stan Wawrinka.

roger federer tenista

Já entre as mulheres, a grande campeã em 2023 foi a bielorrussa Aryna Sabalenka, que derrotou Elena Rybakina na grande decisão. O domínio histórico é de Serena Williams, que venceu o torneio em 7 ocasiões.

Quem será o campeão do Australian Open 2024 pelas previsões esportivas?

Para o ano de 2024, assim como na grande maioria dos anos da última década, Novak Djokovic entra em ação como o grande favorito para ficar com o título. Rafael Nadal, o grande campeão em sua ausência, ainda não está entre os grandes desafios atualmente.

Entre as mulheres, quem larga como a grande favorita é Iga Swiatek, embora o tênis feminino tenha visto diversas zebras nos últimos anos.

Participantes favoritos do Australian Open 2024

Apesar de termos favoritos claros para o ano de 2024, a verdade é que o Australian Open ainda pode ter várias surpresas dentro de quadra. E os jogadores abaixo podem ser os maiores candidatos a protagonizar as partidas mais divertidas do torneio.

Melhores jogadores do Australian Open masculino

Entre os homens, o maior favorito a desbancar Djokovic é Carlos Alcaraz. O jovem espanhol não disputou o torneio no ano passado, por conta de uma lesão, mas voltará à quadra, desta vez em busca do título.

Nomes como o italiano Jannik Sinner e o russo Daniil Medvedev também podem surpreender. Além destes, Rafael Nadal também estará em quadra, nesta que provavelmente será a última temporada de sua carreira.

Melhores jogadoras do Australian Open feminino

Entre as mulheres, a principal candidata a tentar conquistar o título e desbancar a favorita  Iga Swiatek é justamente Aryna Sabalenka, a atual campeã do Aberto da Austrália. Coco Gauff e a atual vice-campeã Elena Rybakina também podem surpreender.

A nossa torcida, entre as candidatas de “grande surpresa”, também fica com Luisa Stefani e Bia Haddad Maia, a brasileira que fez grande campanha na temporada de 2023 da WTA e promete voos ainda maiores em 2024.

Quais são os próximos eventos de tênis no ano?

O ano de 2024, como já é tradição, terá no Australian Open o seu primeiro grande evento de um calendário que promete nada menos do que 63 torneios, disputado em 29 países diferentes.

Depois do Aberto da Austrália, que termina no dia 24 de janeiro, o próximo desafio do mundo do tênis será o ATP 250 de Montpellier, na França, que terá início no dia 29 de janeiro.

Considerando-se apenas os melhores torneios do tênis mundial, cabe mencionar ainda que em março acontecem os ATP Masters 1000, de Indian Wells e Miami. O próximo torneio do  Grand Slam é o Roland Garros, o Aberto da França, realizado tradicionalmente no final de maio.

Dicas para apostar em tênis

Quem aposta em tênis, assim como na grande maioria dos esportes, está sujeito às zebras a aos resultados inesperados. Porém, eles acontecem com menos frequência do que em outras modalidades, como o futebol.

Dessa maneira, ao apostar em tênis é muito importante conhecer bem os jogadores e seus estilos, assim como ficar atento ao histórico de confrontos diretos entre os dois tenistas envolvidos. Outro fator importante é como cada um se comporta em cada tipo de piso.

Por fim, lembre-se de observar também como está o desempenho desse jogador e a sua situação física, já que uma lesão inesperada pode tirar o jogador de quadra e acabar com suas chances no torneio.

Conclusão

O Australian Open é a primeira grande chance de faturar apostando em um torneio de Grand Slam em 2024. É um torneio muito tradicional disputado em quadras duras e rápidas e que marca o início de temporada para diversos atletas.

tenis australian open

Em 2024, esse é o primeiro passo de preparação para uma temporada em que teremos a realização dos Jogos Olímpicos. O torneio da Austrália deste ano tem favoritos claros para conquistar o título, tanto em sua versão masculina quanto em sua versão feminina, mas traz grandes desafiantes e a expectativa de excelentes e emocionantes jogos nas quadras do Melbourne Park, fique atento a todas essas informações para apostar no Australian Open.

Rolar para cima