Facebook
Instagram
Youtube
Spotify
Bodog

ATP Finals 2020: conheça os oito melhores tenistas do ano

Saiba quem são os oito melhores tenistas da temporada que disputarão o título de melhor tenista do ano no ATP Finals 2020. A edição deste ano já começou, mas você ainda pode acompanhá-la. A data da grande final do torneio é 22 de novembro, na O2 Arena, em Londres, Inglaterra. Neste artigo, você entenderá tudo sobre este importante torneio de Tênis.

o2 arena atp finals

Os melhores tenistas do ano no ATP Finals 2020

Como em todos os torneios esportivos, você também pode fazer a sua aposta no ATP Finals 2020. Aproveite para conhecer a plataforma de aposta online da Bodog, uma das mais conhecidas e seguras da internet. Lá, você encontra dezenas de esportes, campeonatos e jogos para arriscar o seu palpite. Acesse agora mesmo e faça o seu cadastro gratuitamente.

História e organização do ATP Finals

O ATP Finals é um tradicional torneio de tênis de fim de ano que reúne os oito melhores tenistas da temporada segundo a classificação no ranking anual da ATP (Associação de Tenistas Profissionais). Veja um pouco da história deste campeonato.

História do torneio

Esse evento do tênis mundial é a quarta evolução de um torneio que começou nos anos de 1970. A sua primeira edição foi conhecida como Masters Grand Prix, formando parte do Grand Prix Tennis Circuit e era organizado pela ITF (International Lawn Tennis Federation).

Em 1990, a ATP assumiu o controle do evento e o substituiu pelo ATP Tour World Championship. Ao contrário do torneio anterior, esta nova versão passou a fornecer aos vencedores pontos para o ranking mundial. Ao mesmo tempo, a responsável pela gestão dos Grand Slams, criou um evento anual denominado Grand Slam Cup, disputado pelos 16 jogadores com as melhores pontuações.

atp finals logo

Já no final da década de 1990, ambas as organizações decidiram cancelar os dois eventos e criar, em parceria, um novo torneio chamado Tennis Masters Cup. Eventualmente, a competição mudou seu nome para ATP World Tour Finals em 2009. Em 2017, mudou de nome mais uma vez e foi estabelecido como o conhecemos hoje: ATP Finals.

Organização do torneio

Como já dissemos no início, este torneio reúne os oito melhores tenistas da temporada. A seleção dos atletas que participarão do evento segue um ranking geral que mostra a soma das pontuações de cada tenista durante o ano, levando em consideração todas as competições realizadas no período. Aqueles que figuraram como os oito melhores da lista, garantem presença no ATP Finals.

Após a divulgação dos tenistas classificados, os jogadores são divididos em dois grupos de quatro, onde todos jogam contra todos. Os dois de cada divisão que tiverem o melhor resultado vão para as semifinais, que, claro, definirá os grandes finalistas. O sistema funciona da mesma maneira tanto para a categoria individual quanto para as duplas.

Os maiores vencedores do ATP Finals

Conheça os maiores vencedores do ATP Finals desde 1970.

Roger Federer

Além de ser considerado o maior tenista da história, o suíço também é o maior vencedor do ATP Finals. Federer é o maior campeão com seis conquistas: 2003, 2004, 2006, 2007, 2010 e 2011.

roger federer

Novak Djokovic

Atual líder do ranking da ATP, o sérvio consagrou-se campeão cinco vezes: 2008, 2012, 2013, 2014 e 2015.

Ivan Lendl e Pete Sampras

Empatados com o Djokovic, estão os ex-tenistas Ivan Lendl, da República Tcheca, e o estadunidense Pete Sampras. Ambos conquistaram cinco títulos do ATP Finals entre os anos de 1980 e 1990.

Resumo da temporada

O ano de 2020 foi um ano bastante atípico devido à grave pandemia de coronavírus a que fomos acometidos. Por essa razão, alguns dos principais torneios foram cancelados ou tiveram que remarcar as datas, como foi o caso de Wimbledon, que foi cancelado. Veja como foi o geral das competições.

Grand Slam

Embora o torneio de Wimbledon não tenha acontecido este ano, os outros três Grand Slams não foram afetados severamente. A diferença foi que, neste ano, o público não pode estar presente. No entanto, a disputa foi intensa e muito emocionante, como é de costume.

No Australian Open, o sérvio Novak Djokovic conquistou mais um título para sua carreira. Já em Roland Garros, o Grand Slam francês, o espanhol Rafael Nadal conquistou seu 13.° título do certame. E, finalmente, no US Open, o troféu foi para as mãos do austríaco Dominic Thiem.

ATP Tours Masters 1000

Composto por oito torneios (Indian Wells, Miami Open, Madrid Open, Itália Open, Canadian Open, Cincinnati Masters, Shanghai Masters e Paris Masters), os ATP Tours Masters 1000 são competições organizadas diretamente pela Associação dos Tenistas Profissionais. Estas foram as competições mais afetadas pela pandemia, apenas três delas foram disputadas.

O sérvio Novak Djokovic venceu dois torneios, Madrid Open e Itália Open. Finalmente, o russo Daniil Medvédev venceu o Paris Masters.

Os melhores da temporadaa

Veja quem são os oito melhores tenistas da temporada a participar do ATP Finals 2020.

Novak Djokovic

Vencedor do Grand Slam Australian Open e mais dois títulos do ATP Tours Masters 1000 (Madrid Open e Itália Open), além de outros resultados, o sérvio conquistou 6455 pontos alcançando a liderança no ranking anual da ATP.

novak djokovic

Dominic Thiem

Na segunda colocação, somando 3815 pontos, está o austríaco Dominic Thiem, que venceu o Grand Slam US Open, foi finalista no Australian Open e chegou às semifinais do Paris Open.

Rafael Nadal

Vencedor do Grand Slam de Roland Garros e semifinalista do Paris Open, o espanhol Rafael Nadal somou 3650 pontos, classificando-se na terceira colocação.

Alexander Zverev

O alemão Alexander Zverev foi finalista do US Open e semifinalista do Australian Open, com isso, ademais de outros resultados, ele somou 3255 pontos.

Andrey Rublev

Com excelentes conquistas em torneios menores, o russo Andrey Rublev conseguiu conquistar 3135 pontos, alcançando a quinta posição.

Daniil Medvédev

Campeão do Paris Open e semifinalista do Grand Slam US Open, o russo Daniil Medvédev somou 2525 pontos.

Stefanos Tsitsipas

Atual vencedor do ATP Finals de 2019, o grego Stefanos Tsitsipas foi semifinalista nos torneios de Roland Garros e Cincinnati Masters, com isso conseguiu 2295 pontos.

tsitsipas atp finals 2019

Diego Schwartzman

Único não-europeu entre os oito melhores do ano, o argentino Diego Schwartzman foi finalista do Itália Open e semifinalista em Roland Garros, somando assim 2220 pontos.

Para os aficionados no esporte, esta é uma boa oportunidade de se divertir e ainda ganhar dinheiro. Confira quem são os favoritos em nosso site e dê o seu palpite sobre quem será o campeão. Cadastre-se, faça o seu 1.º depósito e receba o bônus de Boas-Vindas, onde você ganha até R$ 200 para se divertir apostando nos seus esportes favoritos.