As favoritas da WNBA: Mulheres fazendo história

A Woman National Basketball Association (WNBA) é a liga feminina de basquete profissional dos EUA. A WNBA existe desde 22 de abril de 1996 e seu primeiro campeonato foi realizado em 1997.

logotipo wnba

Quer conhecer um pouco desta história e da história das mulheres que a compõem? Leia este post que fizemos especialmente para apresentar as principais curiosidades acerca do campeonato, seja por interesse em como apostar no basquete ou por curiosidade apenas. Venha conosco!

Basquete feminino: o que são jogos da WNBA?

Os jogos de basquete da liga feminina WNBA se organizam em temporadas anuais, ou seja, cada ano representa uma nova temporada; neste ano foi jogada a vigésima-sexta edição do WNBA. A fase classificatória da temporada regular da WNBA 2022 aconteceu do dia 6 de maio ao dia 14 de agosto e teve a participação de 12 equipes.

Desse total de equipes, as 8 primeiras colocadas na classificação, jogaram os play-offs. Foram elas, respectivamente: Las Vegas Aces, Chicago Sky, Connecticut Sun, Seattle Storm, Washington Mystics, Dallas Wings, New York Liberty e Phoenix Mercury.

basquete femino chicago

As partidas correspondentes aos play-offs, com as 8 equipes mencionadas, foram jogadas nos dias 11, 13, 15 e 18 de setembro, e a grande final foi entre Las Vegas Aces x Connecticut Sun, da qual a equipe Las Vegas Aces saiu campeã com o placar de 3×1.

Melhores jogadoras de NBA feminino

Para que você conheça um pouco mais detalhadamente sobre quem construiu o histórico desta liga e identifique os nomes das melhores jogadoras da liga feminina da NBA, apresentaremos abaixo algumas dessas atletas.

Becky Hammon

Rebecca Lynn Hammon, também conhecida como Becky Hammon é ex-atleta de basquete, estadunidense, com naturalização russa, que atualmente trabalha como treinadora da equipe do Las Vegas Aces, atual campeã da liga WNBA.

No início de sua carreira como jogadora nos EUA, defendeu as camisas das equipes New York Liberty e San Antonio Stars. Foi uma das primeiras atletas norte-americanas a ir jogar na Europa, onde conquistou o público com seu estilo de jogo. Foi incluída no Top 15 melhores jogadoras de todos os tempos da WNBA.

A fim de realizar seu sonho Olímpico, e vendo que não teria oportunidade na seleção estadunidense, em 2008 se naturalizou russa após receber um convite para jogar na seleção daquele país em Beijing, quando a seleção russa levou o bronze.

becky hammon

Em 2013, de volta a equipe de San Antonio sofreu uma grave lesão no joelho, que a afastou das quadras como jogadora e terminou dando-lhe espaço como treinadora da equipe dos Spurs. Em 2021 assumiu o Las Vegas Aces e acabou iniciando sua história de campeã também como treinadora.

Breanna Stewart

Breanna Stewart é uma jogadora profissional de basquete, estadunidense, que atualmente tem 28 anos e joga na equipe do Seattle Storm de WNBA, equipe com a qual ganhou os títulos das temporadas de 2018 e 2020.

Breanna também foi campeã com a seleção estadunidense de basquete nos mundiais de 2014 e 2018 e nas Olimpíadas de 2016. Foi 4 vezes campeã com a equipe do Connecticut, 4 vezes campeã da NCAA, foi considerada 4 vezes a melhor jogadora na Final Four e 3 vezes a melhor jogadora do torneio da NCAA.

Candace Parker

Candace Nicole Parker é uma jogadora profissional de basquete, estadunidense, que atualmente tem 36 anos, joga pela equipe do Chicago Sky e é considerada a melhor jogadora atual da WNBA. Começou sua trajetória no esporte muito cedo, desde o colegial, quando já se percebia a sua aptidão esportiva, que a fez dedicar-se já na infância e na adolescência ao basquete.

Competiu na NCAA, com a equipe Lady Vols, que venceu os campeonatos de 2007 e 2008. Também fez história com o Los Angeles Sparks e em 2008 foi a primeira jogadora (e única até o momento) a receber o prêmio MVP da temporada de WNBA sendo, ainda, naquele momento, uma jogadora novata, prêmio que voltou a ganhar em 2013.

Com a seleção nacional estadunidense de basquete, obteve medalha de Bronze no Campeonato Mundial de 2006, no Brasil, medalha de ouro no Campeonato das Américas de 2007, no Chile, e medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 e de Londres em 2012.

Tamika Catchings

Ex-jogadora de basquete estadunidense, Tamika Devonne Catchings, é filha do também ex-jogador de basquete Harvey Catchings, disputou 14 temporadas com a equipe Indiana Fever na WNBA. Atualmente, trabalha como executiva do Indiana Fever e desde 2020 foi incluída no Hall da Fama de Basquete. 

Em 2011, a jogadora foi eleita a MVP da temporada da WNBA e selecionada como integrante do Top 15 de jogadoras da liga. Atualmente, também é presidenta da associação de jogadoras da WNBA.

Dawn Staley

A ex-jogadora de basquete estadunidense é, atualmente e desde 2008, treinadora da equipe South Carolina Gamecocks Women ‘s Basketball. Tem em seu histórico de atleta o importante número de 6 medalhas de ouro como jogadora da seleção estadunidense, incluindo mundiais e jogos olímpicos.

Além de treinar a equipe da South Carolina, Dawn Staley também é a treinadora principal da seleção dos EUA e tem muito respeito no meio esportivo, tanto por seu trabalho como ex-jogadora e treinadora como por seu posicionamento antirracista no mundo esportivo.

Érika de Souza

Érika Cristina de Souza Machado é uma jogadora de basquete, brasileira, que fez parte da seleção brasileira de basquete que ganhou medalha de bronze nos jogos Pan Americanos de 2011, no México, e medalhas de ouro nos Campeonatos Sul-Americanos na Colômbia, em 2005, e no Paraguai, em 2006.

Além disso, esteve entre as jogadoras selecionadas para os Jogos Olímpicos de 2004, 2012 e 2016. Jogou, também, na Liga Feminina de Basquete da Espanha, entre 2004 e 2012, e na Euroliga Feminina entre 2010 e 2011.

Conclusão

Este post foi pensado para quem tinha curiosidades sobre a liga feminina de basquete WNBA, porque além de um esporte muito atrativo, a liga é também uma ótima opção para apostar no basquete. Esperamos que você tenha gostado e desfrutado da leitura e que logo possa usar seus conhecimentos iniciais para apostar e lucrar muito no esporte.

Rolar para cima