Arte inspirada em jogos de cartas

Para provar que os jogos de cartas estão presentes no cotidiano da humanidade desde muito tempo, selecionamos algumas obras de arte dos pintores mais célebres do mundo que foram inspiradas em jogos de cartas.

cardsharps jogos cartas
Em tempos de jogos de tabuleiro online, pode até ser difícil conceber que nos anos 1500 o pintor Caravaggio retratou uma imensa trapaça em uma de suas obras… Agora vamos ao que interessa?!

The Cardsharps, de Caravaggio (1594)

O renomado pintor italiano Caravaggio pintou em sua obra The Cardsharps três homens em volta de uma mesa onde acontece um jogo de cartas. Um deles esconde uma carta atrás de si, enquanto outro, posicionado atrás do jogador, revela as cartas deste para o trapaceiro.

Pois é, meu amigo — e aqui fica a pergunta: as falcatruas são tão antigas quanto as cartas, ou as cartas são tão antigas quanto as falcatruas?

The Card Players, de Cézanne (1890)

Esta lendária tela pintada à óleo está exposta no Museu de Orsay, em Paris, e retrata dois camponeses jogando cartas sobre uma mesa que parece ser de uma taberna. Podemos ver uma garrafa ao fundo, e um dos homens fuma um cachimbo.

jogadores cartas

Uma versão desta obra foi vendida em 2011 para a família real do Qatar. Estima-se que o valor pago tenha sido de, pasme, 250 milhões de dólares!

Dogs Playing Poker, de Cassius Marcellus Coolidge (1910)

As obras da série “Cães jogando poker”, do pintor norte-americano Cassius Marcellus Coolidge, são conhecidas no mundo todo e até hoje inspiram reencenações que aparecem em filmes, teatros e várias outras formas de produção artística.

cachorros jogando poker

A série retrata cães jogando cartas tal qual muitos humanos fazem — bebendo, fumando e conversando. De tão popular, tais obras de Coolidge chegaram a ser chamadas de “decoração brega”.

Soldiers Playing Cards, de Fernand Léger (1917)

Léger foi um pintor cubista francês, muito influenciado pelas artes de Cézanne e Picasso.

Nesta obra o autor expressa a mecanização após a Primeira Guerra Mundial através de soldados robôs, ao melhor estilo cubista, jogando cartas de baralho. A estética industrial também é muito presente na pintura.

soldados jogando cartas

A obra foi feita enquanto Léger estava hospitalizado, se recuperando da participação na batalha de Verdun.

As artes e as cartas

A expressão de jogos de cartas em pinturas é bastante fácil de ser encontrada, assim como o contrário também: hoje temos diversos baralhos pintados por artistas mais modernos e, embora eles não sejam muito famosos, podemos reconhecer muito talento em suas ilustrações.

arte jogos cartas

Se esta sequência de artes fez bater em você aquela vontade de jogar uma partida de poker, de blackjack ou de qualquer outro jogo de cassino, você pode acessar agora mesmo o Bodog, onde você encontrará muitas opções de jogos de cartas, em um ambiente virtual muito amigável e seguro.

Rolar para cima