Como apostar na Fórmula 1? Dicas e estratégias para jogar

A Fórmula 1 é uma verdadeira paixão nacional, conquistando fãs em território brasileiro nas mais variadas idades. O público nacional já nasceu com gasolina nas veias!

apostar formula online
apostar formula online

Então, chegou a hora de aprender a apostar na Fórmula 1 e aumentar a emoção do campeonato e de cada Grande Prêmio da principal categoria do automobilismo mundial.

Por que apostar na Fórmula 1?

Esportes motorizados são práticas que muitos brasileiros encontram como forma de diversão e é tão acompanhada pelo público quanto a paixão nacional: o futebol!

Entre as modalidades de competições uma se destaca por reunir os maiores nomes entre os profissionais. É também a mais esperada por qualquer fã do automobilismo, tendo inclusive data marcada no calendário mundial. Esta é a Fórmula 1!

Como todo esporte, a F1 tem suas regras próprias, e colocar as rodas nessa pista não é para qualquer piloto. Isso porque só poderá correr quem possuir uma licença concedida pela Federação Internacional de Automobilismo.

Mais conhecida como Superlicença, esta licença avalia um corredor de base como apto ou não a competir, a partir de critérios bem definidos. Daí você já pode ter a noção da importância de estar na disputa.

Atualmente, a maioria das tecnologias inventadas para um melhor desempenho dos carros são consolidadas na Fórmula 1, afinal, é preciso que os melhores possam ter as melhores ferramentas.

Tudo isso constitui a grande relevância que a F1 tem para o setor. Não é à toa que muitas marcas de automóveis comandam as equipes, como Ferrari, Mercedes, McLaren, Renault e muitas outras.

Tudo isso constitui uma competição que não tem comparação, desejada por todos os pilotos e assistida por todas as televisões brasileiras aos domingos. Apostar na Fórmula 1 é, na certa, parada obrigatória de todos os torcedores dos esportes motorizados.

Todos os Grandes Prêmios de F1

O Mundial de Fórmula 1 em 2023 será disputado em um total de 22 Grandes Prêmios, disputados nas mais variadas cidades e países ao redor do mundo.

formula 1 aposta

E o grande destaque dessa temporada fica por parte dos Estados Unidos, que receberão nada menos do que 3 finais de semana de corridas em cidades diferentes. Confira abaixo todo o calendário da Fórmula 1 em 2023.

Grande PrêmioLocalData
GP do BahreinCircuito Internacional do Bahrein, Sakhir5 de março
GP da Arábia SauditaCircuito Corniche de Gidá, Gidá19 de março
GP da AustráliaCircuito de Albert Park, Melbourne2 de abril
GP do AzerbaijãoCircuito Urbano de Baku, Baku30 de abril
GP de MiamiAutódromo Internacional, Miami7 de maio
GP de MonacoCircuito de Monaco, Monte Carlo28 de maio
GP da EspanhaCircuito da Catalunha, Barcelona4 de junho
GP do CanadáCircuito Gilles Villeneuve, Montreal18 de junho
GP da ÁustriaRed Bull Ring, Spielberg2 de julho
GP da Grã-BretanhaCircuito de Silverstone, Silverstone9 de julho
GP da HungriaHungaroring, Mogyoród23 de julho
GP da BélgicaCircuito de Spa-Francorchamps, Stavelot30 de julho
GP da HolandaCircuito de Zandvoort, Zandvoort27 de agosto
GP da ItáliaAutódromo Nacional de Monza, Monza3 de setembro
GP de SingapuraCircuito de Marina Bay, Singapura17 de setembro
GP do JapãoCircuito de Suzuka, Suzuka24 de setembro
GP do QatarCircuito Internacional de Losail, Lusail8 de outubro
GP dos Estados UnidosCircuito das Américas, Austin22 de outubro
GP da Cidade do MéxicoAutódromo Hermanos Rodríguez, Cid do México29 de outubro
GP de São PauloAutódromo de Interlagos, São Paulo5 de novembro
GP de Las VegasCircuito Urbano de Las Vegas, Las Vegas18 de novembro
GP de Abu DhabiCircuito de Yas Marina, Abu Dhabi26 de novembro

Equipes de corrida de F1: história e principais pilotos

A temporada de 2023 terá as mesmas equipes que estavam na disputa no ano de 2022. As maiores diferenças ficam por conta dos pilotos, que nos proporcionaram uma verdadeira dança das cadeiras nessa temporada.

red bull formula

Confira abaixo um pequeno resumo de como estará o grid na temporada 2023 da principal categoria do automobilismo mundial.

Red Bull Racing

A austríaca Red Bull é uma das equipes mais vitoriosas do século 21 na Fórmula 1, tendo conquistado 5 títulos por equipe e feito seis campeões mundiais desde que entrou na categoria, em 2005. É a atual campeã do Mundial de Construtores e terá em seu cockpit:

  • Max Verstappen: Piloto holandês de apenas 25 anos, é o atual bicampeão do mundo.
  • Sergio Pérez: Mexicano de 33 anos, está na escuderia desde 2021.

Ferrari

A Scuderia Ferrari é a equipe mais tradicional da Fórmula 1 e a mais antiga ainda em atividade. A escuderia italiana tem quase todos os recordes da categoria, incluindo 15 títulos do mundial de pilotos e 16 do mundial de construtores. Não vence o Mundial desde 2008, e para mudar isso conta com:

  • Charles Leclerc: Piloto monegasco 25 anos que está na equipe desde 2019. 
  • Carlos Sainz: Piloto espanhol de 25 anos, está na Ferrari desde 2022 e tem uma vitória na carreira.

Mercedes

As flechas de prata da Mercedes estão em sua segunda passagem pela Fórmula 1, deixando a categoria em 1955 e voltando em 2010. E desde então conquistou diversos títulos, tanto de construtores quanto de pilotos.

É a equipe com mais títulos na última década, e tenta recuperar a hegemonia com:

  • Lewis Hamilton: Inglês de 38 anos, é o maior campeão da história da Fórmula 1 empatado com Michael Schumacher, com 7 títulos cada, e o piloto com mais vitórias na carreira.
  • George Russell: Inglês de 25 anos, é o primeiro piloto da academia da Mercedes a chegar ao cockpit da equipe na Fórmula 1. Tem uma vitória na carreira.

Alpine

A Alpine é uma das equipes mais tradicionais da Fórmula 1, tendo conquistado diversos títulos enquanto ainda respondia por outros nomes. Como Toleman, por exemplo, foi responsável pela estreia de Ayrton Senna na F1. Como Benetton, foi a casa de Schumacher em seus primeiros títulos. Os pilotos em 2023 serão:

  • Pierre Gasly: Francês de 27 anos, faz a sua estreia na equipe nesta temporada substituindo Fernando Alonso.
  • Esteban Ocon: Francês de 26 anos, tem uma vitória na carreira e corre pela Alpine desde 2021.

McLaren

Equipe mais popular no Brasil por ter sido a casa dos títulos de Ayrton Senna. Já conquistou 12 títulos do Mundial de Pilotos, mas vive um longo jejum que já dura desde o título de Hamilton em 2008.

mclaren formula 1

Em 2023 a equipe terá:

  • Lando Norris: Inglês de apenas 23 anos, corre pela equipe inglesa desde o ano de 2019.
  • Oscar Piastri: Francês de 22 anos, faz a sua estreia na Fórmula 1 e é o piloto mais promissor da geração.

Alfa Romeo

A Alfa Romeo é famosa por ser a equipe dos dois primeiros campeões da história da Fórmula 1, em 1950 e 1951. Durante a história deixou e voltou para a categoria por algumas vezes, estando ativa sem intervalos dessa vez desde 2015. Terá como pilotos em 2023:

  • Guanyu Zhou: Chinês de 24 anos, vai para o seu segundo ano na equipe.
  • Valtteri Bottas: Finlandês de 33 anos, tem 10 vitórias e tem como melhor resultado um vice-campeonato quando ainda corria pela Mercedes. Vai para o segundo ano na Alfa Romeo.

Aston Martin

Competiu na Fórmula 1 entre 1959 e 1960, voltando como equipe apenas no ano de 2021. Traz como grande destaque para o Brasil o piloto Felipe Drugovich, piloto de testes da escuderia na temporada de 2023. Entre os titulares estão:

  • Fernando Alonso: Espanhol de 41 anos, é bicampeão do mundo e faz a estreia na Aston Martin;
  • Lance Stroll: Canadense de 24 anos, está na equipe desde 2019, quando ainda se chamava Racing Point, e é filho do dono atual da equipe, o bilionário Lawrence Stroll.

Haas

Equipe norte-americana da Fórmula 1, fez a sua estreia em 2016 e nunca conquistou vitórias ou pódios. Tentando mudar isso, trocou completamente a sua dupla de pilotos para 2023, trocando juventude por experiência:

  • Kevin Magnussen: Dinamarquês de 30 anos, correu por diversas temporadas na Haas antes de ser demitido em 2020. Em 2022 voltou no lugar de Nikita Mazepin, russo demitido da escuderia.
  • Nico Hulkenberg: Alemão de 35 anos, é o piloto com mais Grandes Prêmios da história da Fórmula 1 a nunca ter conseguido subir ao pódio.

Alpha Tauri

Apesar de ser uma equipe que também pertence à Red Bull, a Alpha Tauri é uma equipe italiana. Antes chamada de Toro Rosso, assumiu o atual nome em 2020 e inclusive já tem uma vitória, com Pierre Gasly no GP da Itália de 2020. Em 2023 terá:

alpha tauri formula
  • Nick de Vries: Holandês de 28 anos, é campeão da Fórmula 2 e da Fórmula E. Não tem vitórias ou pontos na Fórmula 1. 
  • Yuki Tsunoda: Japonês de 23 anos, está na equipe desde a temporada de 2021.

Williams

Equipe que já teve vários brasileiros em sua história, inclusive sendo o carro do título de Nelson Piquet em 1987. Vive um longo jejum de títulos, não fazendo um campeão desde Jacques Villeneuve em 1997.

Em 2023 terá:

  • Logan Sargeant: Norte-americano de 22 anos, faz a sua estreia na Fórmula 1.
  • Alexander Albon: Tailandês de 27 anos, faz a sua estreia na Williams em 2023.

Regulamentos básicos da Fórmula 1: O que devo saber?

O primeiro ponto essencial é saber que as regras mudam o tempo todo. Afinal, assim como os carros, o avanço em novas estratégias e equipamentos voa nas pistas. Isso faz com que uma nova regulamentação seja proposta. Assim, a competição pode ficar mais equilibrada e dinâmica.

Em 2023 contamos com uma estrutura já conhecida, em que os competidores buscam não somente o primeiro lugar, mas sim a melhor pontuação geral. Isso faz com que o melhor do mundo não seja o que ganhou uma corrida específica, mas sim aquele que tenha a melhor campanha, parecido com o que ocorre no futebol.

Sem falar que somente 10 equipes com 2 corredores cada estarão na linha de largada durante toda a competição. No total, seriam disputadas 23 etapas, mas as fortes chuvas causaram o cancelamento do GP da Emilia-Romagna, na Itália.

Com isso, o Mundial de Fórmula 1 contará com 22 Grandes Prêmios, incluindo o GP de São Paulo aqui no Brasil, a famosa corrida de Interlagos.

Quais são as categorias do campeonato de Fórmula 1?

Você sabia que não é só o piloto que ganha a Fórmula 1? Exatamente. Um fato a ser levado em conta é que há duas competições simultâneas acontecendo. Uma é o corredor com maior pontuação depois da última corrida.

online aposta formula

Já a outra competição fica para a escuderia que tiver a maior soma de pontos de seus dois pilotos que concorreram nas disputas. Obviamente, é muito comum que a vitória seja concedida à equipe do piloto campeão.

Porém, sempre é bom ter em mente que as disputas são diferentes e sempre pode acontecer uma reviravolta no placar. Por isso, vejamos as diferentes categorias de pilotos na competição:

Aqueles que ganham títulos

O primeiro tipo seria aquele que subiu ao pódio e pode comemorar com um champanhe para cima dos adversários. Este sempre será aquele que tiver a pontuação geral maior nos pontos somados. São os melhores da F1.

Aqueles que ganham corridas

Uma categoria que não pode ficar de fora são os ganhadores de corridas. Seriam os competidores que vencem um dos 23 Grandes Prêmios. Porém, não necessariamente acabam entre os primeiros colocados do campeonato, mesmo com esse feito.

Aqueles que ganham pontos

Os melhores posicionados são aqueles que recebem a pontuação. No final das contas, muitos podem virar o jogo somente por ter um rendimento estável e algumas vitórias. Isso acontece para balancear a disputa e tornar tudo mais interessante.

No total, os 10 primeiros a cruzarem a linha de chegada somam ao seu saldo geral de vinte cinco pontos até um ponto. Variando de acordo com o posicionamento no fim da partida.

Aqueles que só participam

Às vezes o importante é competir, e muitos acabam não fazendo grandes movimentos para somar pontos. Temos o tipo de corredor que acaba somente fazendo o papel básico de chegar ao fim. Estes são os que não pontuam e não ganham, mas chegam ao final entre a posição 11 e 20.

Categorias abaixo da Fórmula 1

Falando em categoria, é bom ficar de olho em outros tipos de competições automobilísticas que estão fora da Fórmula 1. Afinal não existe somente uma, mas várias oportunidades de curtir outros carros na pista.

Sem contar que são a base para chegar até a Fórmula 1, e um novo competidor pode estar surgindo desde uma destas. Fique de olho nas principais:

Categoria FIA 2: preparem os motores

O Campeonato de Fórmula 2 está logo abaixo do Fórmula 1, porém somente foi criado em 2017. Estas são vertentes de competição voltadas para a formação de jovens pilotos, como uma preparação para chegar a tão sonhada classificação e direito à Superlicença.

fia formula 2

Nessa categoria os pilotos não terão a mesma potência da número 1, oferecendo pneus, cavalos de potência e até velocidades abaixo do que pode chegar um profissional.

 Outra coisa que cai no processo é o investimento para competir, o número de corridas e até a abrangência de pistas. Enquanto a Fórmula 1 está presente em quase todos os continentes, a Fórmula 2 está concentrada nas pistas europeias.

Categoria FIA 3

Essa disputa foi inaugurada para dar acesso a Fórmula 2, assim como a 2 leva a Fórmula 1. Até 2019, muito recentemente, foram oferecidas 2 competições: A Fórmula 3 Europeia e o GP3 Series. No entanto, a Fórmula 3 chega para substituir essas duas e somar suas características.

 Assim como a sua superior, possui uma característica de acesso e é muito mais formativa do que profissional. Em resumo, a maioria dos processos e finalidades são os mesmos, com a diferença de ter pilotos ainda mais inexperientes do que a próxima.

Aposte nos principais mercados de apostas na F1!

Agora que você tem uma visão mais centralizada do que é a Fórmula 1, vamos aos mercados que estão disponíveis. Vale dar uma paradinha e estudar bem, porque quem aposta no Futebol pode ter outra visão do que acontece na F1.

campeao formula 1 1

Justamente porque o sistema de pontos é parecido, pode ser confuso. No entanto, é até mais simples.

Uma coisa é que o sistema de avanço até o final está todo nas pistas, não há gols, nem cestas e tampouco vitórias por sets. Por isso, as formas de vitória são únicas: chegar ao final e somar mais pontos.

Porém, não precisa se preocupar, porque os principais mercados são mantidos, igual a qualquer outro esporte. Vejamos quais:

Piloto campeão ou equipe campeã

Assim como em qualquer esporte, esse é o palpite mais escolhido para começar. Logicamente, isso acontece porque quem ainda está pegando o jeito das apostas quer uma análise mais simples e o caminho deve ser esse mesmo.

Apostas no campeão ou na equipe para vencer são as jogadas que se fazem antes do início de qualquer competição e indicam quem é o mais provável de terminar no pódio final.

Piloto vs piloto

Um mercado que é mais rentável do que o tradicional e que é diferente de outros esportes é o Piloto vs Piloto. Por exemplo: o piloto Pietro Fittipaldi vs o piloto Lewis Hamilton. O primeiro passo é decidir qual piloto você quer apostar, porque esse palpite está voltado para uma disputa interna de quem dos dois será o melhor.

Vencedor de uma corrida

Assim como competições mais extensas como o Brasileirão ou as ligas europeias, o mercado se abre tanto para uma partida como para o conjunto de desempenho geral. O mesmo ocorre na Fórmula 1, pois o apostador pode investir também em quem será o vencedor de um Grande Prêmio.

Formação do pódio

Esse palpite fica para aqueles que querem montar o pódio ideal para a corrida. Nesse processo é bom analisar bem para não ir no óbvio.

podio formula 1

Os 3 primeiros colocados formam o lugar de honra e você terá que acertar não somente quem será, mas também em que ordem.

Quais os tipos de apostas na Fórmula 1 que são mais lucrativos?

Além das categorias, ainda é possível mirar em outros tipos de mercados mais lucrativos. Esses são os já indicados para apostadores mais experientes e que tenham uma base geral de como se comporta uma estratégia para apostar.

Apostas Handicap

O handicap é uma forma de equilibrar as chances de vitória, por isso, você concede ou retira pontuações de um participante. Para a Fórmula 1 o handicap é aplicado ao tempo do piloto. Isso porque, o desempenho é medido por duração até a chegada final. Ou seja, a partir da diminuição ou aumento de tempo pode gerar uma outra posição no pódio.

Apostar Over/Under

O under e Over são aplicados para uma estimativa para mais ou para menos. Isso indica que será provável ter uma quantidade maior ou menor do que um número X.  No caso das apostas em Fórmula 1 o ponto chave será na quantidade de carros classificados para o grid de largada.

Apostas Resultado no 1°Tempo

O primeiro tempo na Fórmula 1 é a definição do Grid de largada, ou mais importante, quem será o pole position. Estes são respectivamente a colocação de cada piloto e o que ficará na primeira posição da fila inicial.

 O mesmo é medido de forma prévia com uma volta de cada piloto na pista, aquele que tiver o melhor tempo fica em primeiro. Neste caso as apostas serão direcionadas a um palpite na posição de largada dos competidores.

Conheça as melhores dicas e estratégias para apostar na Fórmula 1!

Agora que passamos por nossa bateria de instruções para como apostar e os mercados, agora é necessário identificar estratégias para decidir os melhores da Fórmula 1.

estrategia formula 1

Não por menos, durante anos os apostadores estão desenvolvendo técnicas para escolher os melhores palpites. Por isso vamos ver algumas das melhores indicações especiais. Veja!

Aprenda e leia sobre previews de corridas

O sistema mais fácil de consultar é um preview, que oferece um compilado de análises prévias feitas para que os jogadores possam ter uma visão mais ampla de como está chegando cada um para a partida ou o campeonato inteiro.

O legal é que eles são atualizados, e você pode ter muitas modificações durante a disputa que são constantemente reagrupadas para que tire outras conclusões. Sempre vale tirar um tempo e ter em conta estes dados, ainda assim, não são informações absolutas e toda variação deve ser incluída em sua análise.

Veja voltas de qualificação

Apesar deste ser um tipo de mercado, também é um aquecimento para o que teremos durante as voltas na pista. É como receber um spoiler, muito bem-vindo, de que o seu palpite pode estar mais certo ou menos certo.

Assistir essa primeira parte é fundamental e pode conceder um novo olhar sobre a competição. Por isso, não pule o processo se quer apostar para valer.

Considere a previsão do tempo

Uma competição pode sofrer alterações, não só por parte de um procedimento técnico como também pelo clima e tempo. Isso porque, alguns pilotos lidam com a chuva melhor que outros.

Assim, aquele que iria ganhar pode patinar direto para colocar os pneus de chuva. Sendo propício para um corredor nato ultrapassar sem nem o outro notar.

Veja as estatísticas de cada faixa

Outro bom aliado são os sites de estatísticas que mostram a trajetória de cada piloto. Nele pode ver o desempenho e o que foi alterado para esta competição. Assim, toda a informação é concentrada em um só lugar para que tenha menos trabalho em organizá-los.

Desempenho recente em torneios anteriores

Por último, mas não menos importantes, estão os dados de um rendimento contínuo. O processo de averiguação de cada corredor em torneios recentes. Isso porque, serão estes os definitivos para processar as estratégias das marcas e do próprio competidor.

Conclusão

Esperamos que com todas essas dicas você se sinta seguro para apostar em automobilismo e nos GPs de Fórmula 1 desta temporada. Como se viu, é um esporte que tem suas complexidades, mas também é extremamente apaixonante e esperamos que você, além de se divertir, possa lucrar muito com ele. Boas apostas!

Rolar para cima