Al Bayt o estádio no Catar 2022 que se assemelha a um lar

Jogar futebol como se estivesse em casa. Essa é a grande missão do estádio Al Bayt, um impressionante local com tecnologia de ponta que será um dos oito locais da Copa do Mundo do Catar 2022, que será disputada entre 20 de novembro e 18 de dezembro.

Landing Estadios AL BAYT FOTO 1

O Al Bayt é uma das construções mais espetaculares desta Copa do Mundo, pois tem um hotel dentro de suas instalações, um sistema de refrigeração único para suportar o forte calor da região, bem como outras características únicas e de primeira categoria para um estádio de futebol.

Quer saber tudo o que Al Bayt tem a oferecer? Neste artigo, contamos os segredos espetaculares deste local para a Copa do Mundo.

Um estádio que lembra a hospitalidade do Catar para realizar a abertura da Copa do Mundo

O estádio Al Bayt fica em Al Khor, uma cidade costeira de 31.547 habitantes no norte do país, localizada a 46 quilômetros da capital, Doha. Atualmente é a sede do Al-Khor Sports Club, um clube de futebol da mesma cidade, fundado em 1961 e que joga na Liga do Catar.

Tem uma superfície de grama natural e capacidade para 60 mil espectadores, além de mil assentos para a imprensa. Envolveu um investimento estimado em 674 milhões de dólares.

Landing Estadios AL BAYT ESTADIO

Foi projetado por Albert Speer Jr., o falecido arquiteto alemão, que foi inspirado por uma tenda beduína. As barracas de beduínos são usadas pelos nômades árabes para sobreviver à severidade do deserto. Elas também são usadas como símbolo da hospitalidade local.

A construção começou em 2015 após a demolição do antigo estádio no local e foi concluída em dezembro de 2020. Foi inaugurado em 30 de novembro de 2021 com uma partida entre Catar e Bahrein.

 Al Bayt: uma construção completa para dentro e fora do estádio

O estádio Al Bayt foi construído com materiais ecológicos e as mais novas tecnologias disponíveis para economizar energia e água. De fato, ele minimizará o consumo de energia necessário para que os espectadores não passem calor, pois os toldos da estrutura e o sistema de teto retrátil fornecerão sombra para complementar o sistema de ar condicionado.

Uma característica especial é que há um hotel dentro de suas instalações, no qual cada quarto é uma caixa com uma vista direta para o campo. Além disso, tem:

  • conexão com o metrô de Doha
  • um estacionamento para 6 mil carros e 350 ônibus
  • espaço de trânsito para 150 ônibus e mil táxis terrestres e aquáticos.

Além disso, o projeto do estádio teve impacto sobre a área ao redor. Parques e vegetação foram tomados como parte integrante do plano de projeto, criando um pulmão verde para a cidade.

O tamanho da área do parque ao redor do estádio é equivalente a mais de 30 campos de futebol e conta com passarelas de pedestres arborizadas que guiam os torcedores até o estádio.

O que será do Al Bayt Stadium depois da Copa do Mundo do Catar 2022?

Após a Copa do Mundo, o estádio será convertido em um hotel 5 estrelas, um centro comercial, um ginásio e um salão polivalente. Além disso, será aberta uma filial do principal serviço de medicina esportiva do país, com instalações para o atletismo, ciclismo e equitação.

Landing Estadios AL BAYT FOTO 2

A parte superior da bancada modular será doada aos países em desenvolvimento que necessitem de infraestrutura esportiva.

Partidas a serem jogadas em Al Bayt

O estádio sediará nove jogos da Copa do Mundo. Além da partida entre o Catar e o Equador, o Al Bayt também receberá cinco outros jogos do grupo, um nas oitavas de final, um nas quartas de final e um nas semifinais.

O time da casa espera uma vitória, enquanto os sul-americanos esperam avançar para a próxima rodada.

A programação apresenta um destaque especial entre a Espanha e a Alemanha, duas das equipes mais fortes do torneio. A partida será disputada em 27 de novembro.

Junto com o icônico Estádio Lusail, é um dos dois estádios onde serão disputadas as semifinais da Copa do Mundo Qatar 2022.

Confira a programação dos jogos a serem disputados em Al Bayt

DataPartidaFase
20 de novembroCatar x EquadorGrupo A
23 de novembroMarrocos x CroáciaGrupo F
25 de novembroInglaterra x EUAGrupo B
27 de novembroEspanha x AlemanhaGrupo E
29 de novembroPaíses Baixos x CatarGrupo A
1 de dezembroCosta Rica x AlemanhaGrupo E
4 de dezembro1º Grupo B x 2º Grupo AOitavas de final
10 de dezembroVencedor partida 51 x Vencedor partida 52Quartas de final
14 de dezembroVencedor partida 59 x Vencedor partida 60Semifinales

O Estádio Al Bayt será sem dúvida uma das maiores atrações da Copa do Mundo. Seu design espetacular, tecnologia moderna e características sustentáveis fazem dele um local diferente e único no mundo.

O melhor de tudo, espectadores e jogadores poderão desfrutar do conforto do Al Bayt e seus arredores. Você já viu um estádio tão incrível como esse?

Rolar para cima