O que é Add-On no poker e como usá-lo?

No poker temos um amplo glossário de termos, que aos poucos vamos adquirindo de forma natural. No início, alguns deles podem ser mal interpretados ou até confundidos com outros.

termo poker add on

Por isso hoje vamos definir exatamente o que é o add-on no poker, o que não é, em que situações temos a possibilidade de adquiri-lo e como usá-lo adequadamente. Vamos lá!

O que é Add-on no poker?

O primeiro que devemos saber sobre o add-on é que é um termo que aparecerá quando estivermos jogando torneios. Ele não será oferecido em mesas cash e logo em seguida você entenderá como ele é usado.

Add-on é um termo do inglês que significa “complemento”. No poker, é a possibilidade que alguns torneios oferecem de adquirir mais fichas, o que poderíamos entender como um stack complementar.

dicionario poker addon

Nem todos os torneios permitem a opção do add-on. Ele nunca é obrigatório, até porque em algumas ocasiões não é conveniente adquiri-lo.

De modo geral, a possibilidade de adquirir um add-on é feita durante o primeiro ou segundo break do torneio, e é o  próprio crupiê quem oferece a opção de compra. A maioria das vezes será possível adquirir apenas um add-on por jogador.

O Add-on sempre é pago e costuma ser do mesmo valor que a inscrição ao torneio. É muito comum confundir Add-on com Rebuy, porém são dois conceitos bem diferentes.

Qual é a diferença entre Add-on e Rebuy no poker?

Como já explicamos, o Add-on é um complemento em fichas. Já o rebuy que alguns torneios oferecem,  é a opção de comprar fichas novamente uma vez que você já perdeu as suas originais.

O rebuy também costuma ter o mesmo custo da inscrição e é oferecido pelo crupiê, mas só poderá ser adquirido por quem já perdeu todas suas fichas originais. Já o Add-on, pode ser adquirido por qualquer jogador, na hora assinalada, sem importar quantas fichas tenha em seu haver. 

De modo geral esses dois conceitos vem relacionados porque o add-on costuma oferecer-se após a fase de recompras (re-buys).  Isto é, os torneios que oferecem um, oferecem também o outro.

Como usar o add-on no poker?

Tanto na hora de jogar poker online como nos torneios presenciais, se houver opção de add-on devemos analisar com cuidado se é conveniente ou não adquiri-lo.

É importante entender que cada vez que você faz uma compra de fichas está investindo dinheiro.  Por tal motivo, não se trata apenas de analisar a questão desde a perspectiva do jogador de poker que de repente terá um stack maior para poder agir, mas como um homem de negócios. Será que vale a pena mesmo o investimento?

Há vários fatores que podem influenciar nesta decisão. Podemos considerar fatores mais subjetivos como a performance do tipo de jogador de poker em questão, se ele irá fazer valer esse investimento, ou se nem precisa dele, por exemplo.

jogar poker add on

E também podemos, e devemos, considerar as matemáticas. O questionamento sempre estará orientado à relação custo-benefício.

Vamos supor um exemplo onde você ficou sem fichas e fez uma recompra para continuar no torneio. De repente você se deu bem e aumentou seu stack em dez vezes ou mais em algumas poucas mãos. Chega a hora de add-on, e agora não parece mais um investimento muito apelativo. Já que dado seu novo cenário, o complemento em fichas ficou “caro”.

Sem lugar a dúvidas a análise deve ser feita no momento, de acordo com as circunstâncias particulares de cada partida. Apenas mantenha em mente, que não é obrigado a comprar tudo o que lhe oferecerem!

Rolar para cima